Como é trabalhar na Finnet?

Empresa para começar (cargo junior) e sair logo.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Paga salário em dia. Nunca atrasou. O RH tem boa vontade mas infelizmente não é suficiente diante de uma liderança arcaica. As pessoas tentam se ajudar.

Contras: É o tipo de empresa "senta, cala boca e faz". O discurso é que as pessoas são abertas mas a liderança não aceita ser contrariada. Pessoas totalmente desatualizadas e em sua maioria só trabalharam ali e morrem de medo de perder emprego. Enquanto a maioria das empresas tem escritório aberto, ele colocaram todos os gestores em uma sala se afastando da equipe.

Conselhos para presidência: Reveja a liderança (urgente) ou a empresa será engolida pelo mercado em alguns anos.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião. É sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.
    Realizamos anualmente a pesquisa de clima organizacional, na qual são identificadas as oportunidades de melhorias nos processos da empresa. Além disso, analisamos os feedback das entrevistas de desligamento e as avaliações da empresa e liderança, e com base nestes dados, elaboramos os planos de ação.
    Também realizamos anualmente o nosso programa de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria no trabalho com os liderados.
    As separações dos colaboradores são planejadas e realizadas conforme necessidade da dinâmica de trabalho.
    A Finnet deseja sucesso em seu novo desafio.

Precisa valorizar mais os bons profissionais....

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa oferece alguns projetos aos colaboradores que são desafiadores e isso agrega conhecimento ao profissional fazendo ele ser mais competitivo.

Contras: A empresa dissemina uma cultura que não pratica fica bem distante do que se prega. Não há plano de carreira, os salários são abaixo do mercado e o colaborador é muito exigido, alguns gestores são autoritários e não há dialogo entre gestor e subordinado é estilo tipo top down mesmo, os benefícios são fracos, não existe comunicação entre os departamentos principalmente os departamentos da área administrativa, a rotatividade demissional é altíssima e as pessoas vivem inseguras. A empresa é desorganizadas e mal gerida. Algumas pessoas são beneficiadas por alguns gestores mesmo não tendo um bom desempenho profissional.

Conselhos para presidência: Reveja seus métodos e as pessoas no confiam qual vocês qual vocês confiam para gerir sua empresa pois estão fazendo a empresa regredir !

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Gostaríamos de esclarecer que a Finnet propõe aos funcionários crescimento profissional de acordo com os critérios estabelecidos, onde é necessário que o colaborador passe por etapas, tendo sempre em evidencia os nossos três pilares: Pessoas, profissionais e resultados.

O sistema de trabalho da Finnet tem o objetivo de promover a integração entre os departamentos. Temos algumas outras ações para reforçar nossa proposta, como o evento trimestral (Espiral), que promove uma relação de transparência com todos os funcionários sobre as principais diretrizes de nossa empresa. Vamos levar em consideração o feedback e reanalisar nossas ações. Consideramos de extrema importância para Finnet que todos os funcionários consigam trabalhar em sinergia, buscando sempre as melhores práticas para uma ótima comunicação.

Semestralmente, a Finnet faz pesquisas comparativas de salários e benefícios, fazendo com que a empresa esteja com propostas compatíveis ao mercado.

Não faz parte da política da Finnet, promover funcionários por relacionamento, nosso sistema de avaliação é constituído por um modelo meritocrático.

A Finnet deseja sucesso em seu novo desafio.

Péssima Gestão e método de avaliações obscuros

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa empresa , pagamento em dia do salario , ambiente com infraestrutura agradável, dayoff para funcionários, politica de segurança conforme novos padrões de mercado.

Contras: Empresa sofre um choque politico de gestão em áreas de projetos e requisitos, recrutando funcionários e tendo que fazer demissões desnecessárias, avaliação de perfil profissional não existe pois avalia perfil pessoal, obtendo uma péssima gestão .

Conselhos para presidência: Alinhar as gerências , ter mais transparência em projetos e propor a retenção de funcionários.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião é sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.

Infelizmente nem todos os profissionais se identificam com o estilo família Finnet, com isso, pode acontecer casos de profissionais com grande potencial em seu perfil, mas que não se adaptam com a proposta da empresa.

De qualquer forma, não faz parte da politica da Finnet passar a percepção de falta de transparência com o profissional, portanto, iremos reavaliar o nosso processo de trabalho para que outros colaboradores não tenham a mesma sensação.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom ambiente benefícios e etc atuação com sistema sap e alguns profissionais dedicados

Contras: Pregam o desenvolvimento profissional do funcionário mas não executam, seus métodos de metas são falhos e suas Desculpas e mentiras desnecessárias

Conselhos para presidência: Mais transparência

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião, é sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.

Gostaríamos de esclarecer que a Finnet propõe aos seus funcionários crescimento profissional dentro de critérios estabelecidos, no qual o colaborador precisar passar por algumas etapas para alcança-la, sempre baseado nos nossos 3 pilares: Pessoas, profissionais e resultados.

Nossas metas têm como objetivos de desafiar o profissional, sendo que todas são traçadas com base no cargo do funcionário e no foco da empresa. Ao longo de nossos 13 anos de experiência, conseguimos conduzir os nossos planos de meta com sucesso, prova disso é que uma boa parcela dos nossos profissionais conseguem atingir 100% ou mais das metas estabelecidas.

Quem já passou pela empresa, deve saber que 2 vezes ao ano são feitas reuniões oficiais de feedback, entre o gestor e o colaborador, essa ação além de visar a evolução do profissional, também é o momento de receber as sugestões do funcionário sobre a empresa, gestão, processos etc. O nosso intuito não é passar a imagem de falta de transparência com o profissional, portanto, iremos reavaliar o nosso processo de trabalho para que outros colaboradores não tenham a mesma sensação.

Peca na gestão

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente algum tempo atrás era bem legal. Diferenciado. Pena que até isso a empresa perdeu.

Contras: Infelizmente a gestão é muito ruim, antiquada.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

A Finnet passa por uma fase de crescimento constante, com isso é natural que mudanças sejam feitas, principalmente em relação as cobranças sobre as metas e desempenho profissional, você deve ter sentido uma diferença no “ambiente” por causa dessas transformações na companhia, porém, vale ressaltar que o profissional sempre foi e sempre será a prioridade da Finnet, é por esse motivo que a empresa faz de forma periódica pesquisa de clima organizacional e cria, executa e investe fortemente em ações visando melhorar os pontos negativos indicados pelos colaboradores da empresa.

Sobre a ótica da gestão, somos uma empresa que visa a valorização do crescimento profissional, isso acaba em alguns casos, promovendo profissionais muito bons, mas com pouca experiência em gerenciar pessoas, visando a oportunidade e o entendimento de que o profissional é capacitado para o desafio, a Finnet investe em treinamento de desenvolvimento e capacitação para os gestores da empresa, tendo como objetivo torná-los excelentes profissionais do segmento.

Empresa Agradável

Analista Pleno

Prós: Ambiente de trabalho, desafios

Contras: Salário, Perspectiva de carreira, falta de profissionalismo

Conselhos para presidência: Melhorar Salários e perspectiva de carreira

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião, gostaríamos de esclarecer que a Finnet semestralmente faz pesquisas comparativas de salários e benefício, por 4 anos consecutivos, nossas propostas estão compatíveis ao mercado.

Em referência à perspectiva de carreira, temos uma politica interna com regras para todos os cargos e departamentos, nesse documento estão todas as etapas que o profissional deve fazer para conseguir alcançar o cargo desejado, além disso, a cada 6 meses todos os colaboradores passam por um processo de avaliação para promoções e/ou bonificações internas. Recomendamos que você converse com o seu gestor no próximo feedback, veja quais são os pontos de desenvolvimento do seu profissional para que você consiga alcançar o seus objetivos conosco.

Poderia ser uma boa empresa, porém...

Analista de Produtos SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente jovem e descontraído. Pagamento realizado em dia. Sustentabilidade.

Contras: Má gestão (principalmente da diretoria). Falta de respeito com o funcionário (promessas falsas, metas irreais, promoção sem mudança na carteira para poder "des-promover" quando achar apropriado). Ausência de plano de carreira. Acumulo do funções.

Conselhos para presidência: Escutem seus funcionários e não os trate como imaturos. Mude a diretoria. Separe corretamente os cargos e funções. Não menospreze o trabalho das pessoas.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Gostaríamos de esclarecer que a Finnet propõe aos seus funcionários crescimento profissionais dentro de critérios estabelecidos, o colaborador só conquista o cargo desejado se alcançar todas as etapas de evolução profissional que a promoção exige.

Nossas metas têm como objetivos de desafiar o profissional, sendo que todas são traçadas com base no cargo do funcionário. Em 12 anos de empresa, conseguimos conduzir os nossos planos de meta com sucesso, prova disso é que uma boa parcela dos funcionários da empresa conseguem atingir 100% ou mais das metas estabelecidas.

Em referência as promoções da empresa, não faz parte da política da Finnet “despromover”, em muitos casos, os profissionais passam por uma fase de teste para conquistar a promoção, sendo que nesse pequeno período o colaborador assume novas atribuições para análise e treinamento do gestor, antes de assumir a nova função.

Como você já passou pela empresa, deve saber que 2 vezes ao ano são feitas reuniões oficiais de feedback, entre o gestor e o colaborador, essa ação além de visar a evolução do profissional, também é o momento de receber as sugestões do funcionário sobre a empresa, gestão, processos etc. O nosso intuito não é passar a imagem de que os colaboradores estão desassistidos, portanto, vamos reanalisar essa ação para que os nossos funcionários não tenham essa mesma sensação.

A Finnet deseja sucesso em seu novo desafio.

Não foi uma boa experiência

Analista de Requisitos JúniorEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Uma empresa com pessoal jovem, descontraído e engajado. Pacote de benefícios muito bom, também tem PLR. O RH é bem estruturado, e de certa forma até que flexível.

Contras: O salário é baixo, a cobrança pra você "vestir a camisa da empresa" não é natural, pelo contrário chega a ser sufocante. Outra coisa, a meritocracia por atingimento de metas e comprometimento no trabalho não é o forte da empresa, aparentemente você só recebe promoção se você for muito "político" com o RH e a alta gestão... e claro ir em todos os eventos da empresa, que são fora do horário de trabalho.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião, É sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.

A Finnet iniciou o processo de reestruturação de salários exatamente no período que você saiu da companhia, hoje todos os nossos funcionários recebem seus salários compatíveis ao mercado, do mesmo modo, a empresa também criou critérios e regras para as promoções.

Realmente somos uma empresa que preza pelos seus valores e cobra dos funcionários as mesmas atitudes, por isso que chamamos a nossa equipe de Família Finnet, vestir a camisa, faz parte dessa cultura, porém, tentamos fazê-la da melhor forma possível, o nosso objetivo não é “sufocar” o funcionário, por essa sua sensação, pedimos desculpas.

Sobre os eventos organizados fora do horário de expediente, a Finnet optou trabalhar dessa forma para que todos os funcionários possam confraternizar juntos, sem que ocorra algum impeditivo no trabalho que o impossibilite, além disso, alguns eventos são promovidos para que a família do colaborador participe, promover esses momentos em ocasiões fora do período de trabalho, permite que todos consigam levar seus parentes. Vale lembrar, que a Finnet não obriga nenhum funcionário a participar desses eventos, o colaborador é que decide se vai ou não.

Empresa ótima, se não fosse algumas pessoas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Pagamento de salário em dia, bons benefícios e projetos motivacionais voltados aos funcionários. Confraternização de fim de ano sensacional, que possibilita comemorar com a família também.

Contras: Gestão fraca, onde pessoas sem competência são colocadas em cargos maiores apenas por ter ligação com o rh. Recursos humanos exigem demais o que nem eles conseguem fazer. Se você fica doente eles te mandam presentes desejando melhoras, porém quando você volta te descartam. Os sócios são pessoas muito humanas, mas a gestão de RH visa apenas o próprio bem-estar. Querem que você faça amizade com a empresa inteira, mas quando vê você se socializando acham ruim, ou seja, querem que você faça amizade com quem eles querem. Se você não pode comparecer a um evento da empresa por ter que ficar com um familiar em estado paliativo no hospital (eventos nos finais de semana não obrigatorios) por exemplo, eles te massacram. Em uma das ausências ouvi de um gerente que eu não havia participado porque meu "macho" não deixou. Enfim, atitudes lamentáveis de uns que acabam com a imagem da empresa que tinha tudo para ser perfeita,

Conselhos para presidência: Programas voltados a motivação dos funcionários, reconhecimentos e valorização são essenciais para que a Finnet seja bem vista, porém é necessário que a presidência faça uma análise REAL sem interferência do RH para entender o que acontece nas entrelinhas dessa organização.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Estamos trabalhando constantemente na evolução dos nossos processos e planos de carreira. Há um programa contínuo de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria das competências técnicas e comportamentais vinculadas a gestão de pessoas.
    O RH preza pela total transparência em suas relações. O nosso código de conduta explicita como devemos agir, alinhado a missão, visão e valores. Qualquer tipo de desvio de conduta deve ser comunicado. A empresa possui um canal de ouvidoria e os colaboradores também tem livre acesso a Presidência para dar sugestões, opiniões e/ou críticas.

Ótima na teoria, mas na prática deixa um pouco a desejar

Prós: Possibilidade de boa remuneração para quem sabe negociar. Empresa aparentemente sólida no mercado, com grande potencial. Pagamento sempre em dia e RH atencioso com as questões dos funcionários. Ambiente em constante mudança com intenções de melhorias. Empresa em crescimento visando estar entre as mais competitivas do mercado em que atua.

Contras: Muitas ideias apresentadas demoram muito para serem colocadas em prática ou não são colocadas em prática. A transparência da empresa está mais para fosca do que realmente transparente. Há uma preocupação maior nas aparências do que nas realizações. Não existe planos de carreiras. O ponto mais fraco da empresa como um todo são as gestões, onde em todos os casos existe uma deficiência em relação a falta de experiência no assunto e em alguns casos isolados uma total falta de vocação para a gestão/liderança, onde ocorre uma preocupação grande com o projeto descartando completamente o lado "pessoa". As vezes, visando apenas os resultados, trabalha-se na filosofia: "o fim justifica os meios", importando-se justamente com o resultado e deixando completamente de fora a qualidade do dia a dia e as boas relações com a equipe. A empresa já tomou iniciativa para qualificar os funcionários que ocupam cargos de liderança, mas até o presente momento ainda não houve uma mudança significativa em relação ao assunto.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião e por recomendar a Finnet. É sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que trabalham conosco.
    Não faz parte da politica da Finnet passar a percepção de falta de transparência com o profissional, ou não focar no pilar ‘pessoa’, pois faz parte da nossa missão, visão e valores. Sobre o desenvolvimento dos profissionais, como você vem acompanhado estamos implantando na empresa o Trilha de Carreira, um projeto focado na transparência e crescimento dos nossos colaboradores dentro da organização. Também há um programa contínuo de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria das competências técnicas e comportamentais vinculadas a gestão de pessoas.

Finnet

Descrição:A Finnet é uma empresa brasileira, provedora de soluções para gestão empresarial.

Atuante no mercado de TI desde 2003, a Finnet desenvolve soluções para facilitar e descomplicar os processos das empresas, tornando-as mais eficientes e produtivas, com redução de custos operacionais e garantia de segurança e agilidade para mais de 25 mil clientes interligados a sua rede.