Como é trabalhar na Finnet?

"Aqui é um bom ambiente para se trabalhar"

Prós: Ambiente amistoso; As pessoas se preocupam umas com as outras; A empresa esta sempre trabalhando seus valores (inovação, qualidade, ética, superação e sustentabilidade); A empresa agradece e comemora as conquistas; Benefícios: VR e VA (Sem desconto de percentual em folha), PPR, Seguro de Vida, Auxilio creche, Convênio, Sorvete Rochinha; Existe o acompanhamento do controle de jornada mas o funcionário tem a liberdade acordar com o líder e se ausentar sempre que necessário; A empresa tem o lado cuidar do funcionário; Salário sempre é pago em dia; Aqui as pessoas são convidadas à pensar fora da caixa;

Contras: A empresa tenta disseminar a cultura por toda organização, porém algumas pessoas que estão com as ideias e processos congelados não conseguem com facilidade passar por um processo descongelamento de antigos hábitos e recongelamento do que é novo melhorando com isso o próprio desempenho e o organização, pois empresas de tecnologia passam por processos de mudanças constantes. Acredito que esta atuação com estas pessoas que não estão adequadas a cultura e valores da empresa acabam tardando a evolução que se tanto busca.

Boa para início de carreira

Prós: Salário sempre em dia, bons benefícios e ótima localização. Muitas chances de crescer dentro da empresa se souber se relacionar com as pessoas certas

Contras: Pessoas em cargo de gestão com pouca experiência e sem perfil de liderança, sendo bons profissionais técnicos porém que não conseguem direcionar a equipe.

Empresa ótima, se não fosse algumas pessoas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Pagamento de salário em dia, bons benefícios e projetos motivacionais voltados aos funcionários. Confraternização de fim de ano sensacional, que possibilita comemorar com a família também.

Contras: Gestão fraca, onde pessoas sem competência são colocadas em cargos maiores apenas por ter ligação com o rh. Recursos humanos exigem demais o que nem eles conseguem fazer. Se você fica doente eles te mandam presentes desejando melhoras, porém quando você volta te descartam. Os sócios são pessoas muito humanas, mas a gestão de RH visa apenas o próprio bem-estar. Querem que você faça amizade com a empresa inteira, mas quando vê você se socializando acham ruim, ou seja, querem que você faça amizade com quem eles querem. Se você não pode comparecer a um evento da empresa por ter que ficar com um familiar em estado paliativo no hospital (eventos nos finais de semana não obrigatorios) por exemplo, eles te massacram. Em uma das ausências ouvi de um gerente que eu não havia participado porque meu "macho" não deixou. Enfim, atitudes lamentáveis de uns que acabam com a imagem da empresa que tinha tudo para ser perfeita,

Conselhos para presidência: Programas voltados a motivação dos funcionários, reconhecimentos e valorização são essenciais para que a Finnet seja bem vista, porém é necessário que a presidência faça uma análise REAL sem interferência do RH para entender o que acontece nas entrelinhas dessa organização.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião. É sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.
    Estamos trabalhando constantemente na evolução dos nossos processos e planos de carreira. Há um programa contínuo de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria das competências técnicas e comportamentais vinculadas a gestão de pessoas.
    O RH preza pela total transparência em suas relações. O nosso código de conduta explicita como devemos agir, alinhado a missão, visão e valores. Qualquer tipo de desvio de conduta deve ser comunicado. A empresa possui um canal de ouvidoria e os colaboradores também tem livre acesso a Presidência para dar sugestões, opiniões e/ou críticas.

Ótima na teoria, mas na prática deixa um pouco a desejar

Prós: Possibilidade de boa remuneração para quem sabe negociar. Empresa aparentemente sólida no mercado, com grande potencial. Pagamento sempre em dia e RH atencioso com as questões dos funcionários. Ambiente em constante mudança com intenções de melhorias. Empresa em crescimento visando estar entre as mais competitivas do mercado em que atua.

Contras: Muitas ideias apresentadas demoram muito para serem colocadas em prática ou não são colocadas em prática. A transparência da empresa está mais para fosca do que realmente transparente. Há uma preocupação maior nas aparências do que nas realizações. Não existe planos de carreiras. O ponto mais fraco da empresa como um todo são as gestões, onde em todos os casos existe uma deficiência em relação a falta de experiência no assunto e em alguns casos isolados uma total falta de vocação para a gestão/liderança, onde ocorre uma preocupação grande com o projeto descartando completamente o lado "pessoa". As vezes, visando apenas os resultados, trabalha-se na filosofia: "o fim justifica os meios", importando-se justamente com o resultado e deixando completamente de fora a qualidade do dia a dia e as boas relações com a equipe. A empresa já tomou iniciativa para qualificar os funcionários que ocupam cargos de liderança, mas até o presente momento ainda não houve uma mudança significativa em relação ao assunto.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião e por recomendar a Finnet. É sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que trabalham conosco.
    Não faz parte da politica da Finnet passar a percepção de falta de transparência com o profissional, ou não focar no pilar ‘pessoa’, pois faz parte da nossa missão, visão e valores. Sobre o desenvolvimento dos profissionais, como você vem acompanhado estamos implantando na empresa o Trilha de Carreira, um projeto focado na transparência e crescimento dos nossos colaboradores dentro da organização. Também há um programa contínuo de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria das competências técnicas e comportamentais vinculadas a gestão de pessoas.

Empresa para começar (cargo junior) e sair logo.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Paga salário em dia. Nunca atrasou. O RH tem boa vontade mas infelizmente não é suficiente diante de uma liderança arcaica. As pessoas tentam se ajudar.

Contras: É o tipo de empresa "senta, cala boca e faz". O discurso é que as pessoas são abertas mas a liderança não aceita ser contrariada. Pessoas totalmente desatualizadas e em sua maioria só trabalharam ali e morrem de medo de perder emprego. Enquanto a maioria das empresas tem escritório aberto, ele colocaram todos os gestores em uma sala se afastando da equipe.

Conselhos para presidência: Reveja a liderança (urgente) ou a empresa será engolida pelo mercado em alguns anos.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Realizamos anualmente a pesquisa de clima organizacional, na qual são identificadas as oportunidades de melhorias nos processos da empresa. Além disso, analisamos os feedback das entrevistas de desligamento e as avaliações da empresa e liderança, e com base nestes dados, elaboramos os planos de ação.
    Também realizamos anualmente o nosso programa de desenvolvimento para a liderança, focado na melhoria no trabalho com os liderados.
    As separações dos colaboradores são planejadas e realizadas conforme necessidade da dinâmica de trabalho.

Em crescimento

Analista Pleno

Prós: Empresa apresenta oportunidades de crescimento e valorização dos profissionais mais dedicados, ambiente de trabalho amigável e descontraído. Todos os perfis são aceitos e respeitados entre os profissionais da empresa, dos com mais tempo de casa aos mais novos. Empresa estimula uma visão sustentável do mundo e das soluções que a mesma provê

Contras: Empresa nova e em crescimento, precisa estruturar melhor os processos internos para um crescimento melhor estruturado e com bases sólidas no mercado. Novas ideias as vezes são recebidas com desconfiança entre áreas diferentes.

Conselhos para presidência: Continuar inovando e apostando nas pessoas, porém se atentar um pouco mais as metodologias usadas no mercado em relação aos processos entre áreas

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Estamos trabalhando constantemente na evolução dos nossos processos. Utilizando os resultados da pesquisa de clima, que contem sugestões dos nossos colaboradores, buscamos alinhar a cultura da empresa e necessidades de mudança para tornar a Finnet, cada dia mais, um local de trabalho ideal para todos os colaboradores.

Em desenvolvimento

Prós: Visão e preocupação humanizada, reconhecimento meritocrático, novas oportunidades de negócios, muita autonomia aos funcionários, muita possibilidade de ganhar conhecimento, aprendemos muito aqui.

Contras: Falta de alinhamento de processos, problemas de comunicação entre departamentos e gestores, dificuldade de reconhecimento dentro do grupo e pouca habilidade da liderança para fazer gestão, estão mais preocupados com o operacional.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

O sistema de trabalho da Finnet tem o objetivo de promover a integração entre os departamentos. E para reforçar essa proposta, trabalhamos com ações focadas no colaborador, como o nosso evento trimestral: Espiral, que promove uma relação de transparência sobre os principais assuntos e diretrizes da empresa.

Em referencia a gestão, e como resposta a feedbacks semelhantes ao seu, estamos promovendo programas de desenvolvimento de liderança, para que os nossos gestores tenham um alto desempenho na corporação com os seus liderados.

Precisa valorizar mais os bons profissionais....

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa oferece alguns projetos aos colaboradores que são desafiadores e isso agrega conhecimento ao profissional fazendo ele ser mais competitivo.

Contras: A empresa dissemina uma cultura que não pratica fica bem distante do que se prega. Não há plano de carreira, os salários são abaixo do mercado e o colaborador é muito exigido, alguns gestores são autoritários e não há dialogo entre gestor e subordinado é estilo tipo top down mesmo, os benefícios são fracos, não existe comunicação entre os departamentos principalmente os departamentos da área administrativa, a rotatividade demissional é altíssima e as pessoas vivem inseguras. A empresa é desorganizadas e mal gerida. Algumas pessoas são beneficiadas por alguns gestores mesmo não tendo um bom desempenho profissional.

Conselhos para presidência: Reveja seus métodos e as pessoas no confiam qual vocês qual vocês confiam para gerir sua empresa pois estão fazendo a empresa regredir !

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Gostaríamos de esclarecer que a Finnet propõe aos funcionários crescimento profissional de acordo com os critérios estabelecidos, onde é necessário que o colaborador passe por etapas, tendo sempre em evidencia os nossos três pilares: Pessoas, profissionais e resultados.

O sistema de trabalho da Finnet tem o objetivo de promover a integração entre os departamentos. Temos algumas outras ações para reforçar nossa proposta, como o evento trimestral (Espiral), que promove uma relação de transparência com todos os funcionários sobre as principais diretrizes de nossa empresa. Vamos levar em consideração o feedback e reanalisar nossas ações. Consideramos de extrema importância para Finnet que todos os funcionários consigam trabalhar em sinergia, buscando sempre as melhores práticas para uma ótima comunicação.

Semestralmente, a Finnet faz pesquisas comparativas de salários e benefícios, fazendo com que a empresa esteja com propostas compatíveis ao mercado.

Não faz parte da política da Finnet, promover funcionários por relacionamento, nosso sistema de avaliação é constituído por um modelo meritocrático.

A Finnet deseja sucesso em seu novo desafio.

Péssima Gestão e método de avaliações obscuros

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa empresa , pagamento em dia do salario , ambiente com infraestrutura agradável, dayoff para funcionários, politica de segurança conforme novos padrões de mercado.

Contras: Empresa sofre um choque politico de gestão em áreas de projetos e requisitos, recrutando funcionários e tendo que fazer demissões desnecessárias, avaliação de perfil profissional não existe pois avalia perfil pessoal, obtendo uma péssima gestão .

Conselhos para presidência: Alinhar as gerências , ter mais transparência em projetos e propor a retenção de funcionários.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião é sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.

Infelizmente nem todos os profissionais se identificam com o estilo família Finnet, com isso, pode acontecer casos de profissionais com grande potencial em seu perfil, mas que não se adaptam com a proposta da empresa.

De qualquer forma, não faz parte da politica da Finnet passar a percepção de falta de transparência com o profissional, portanto, iremos reavaliar o nosso processo de trabalho para que outros colaboradores não tenham a mesma sensação.

Um bom lugar

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Ambiente agradável. Não competitivo (no sentido ruim). Incentivo à colaboração entre os colaboradores. Incentivo ao constante aprendizado pessoal.

Contras: Base de conhecimento sobre os próprios produtos centralizada em algumas pessoas. Dificuldade de acesso à informação e ambientes envolvidos nas tarefas que nos são passadas.

Conselhos para presidência: É muito bom valorizar o lado pessoal dos colaboradores e, isso realmente faz diferença, mas deve-se prezar também pela qualidade profissional. A empresa está muito inchada com pessoas boas e legais mas que são profissionais medíocres.

Recursos Humanos da Finnet respondeu:

Agradecemos sua opinião e por recomendar a Finnet, é sempre importante recebermos feedbacks de pessoas que passaram pela empresa.

Gostaríamos de esclarecer, que a Finnet tem como foco de trabalho o tripé: Pessoas, Profissionais e Resultados. Acreditando que esses 3 pilares levam a sustentabilidade do negócio da companhia, pois o nosso objetivo é conquistar um padrão de excelência de qualidade em nossos produtos e soluções e elevação no padrão competitivo da empresa. Além disso, a Finnet costuma promover integração em todas as áreas. Infelizmente, em alguns casos, em virtude dos projetos que estão em andamento, não é possível criar um estreitamento entre elas, entretanto, convidamos trimestralmente os nossos colaboradores para um evento chamado: Espiral, que tem como objetivo de passar aos funcionários os acontecimentos da empresa para que todos tenham a ciência do que está acontecendo na companhia, de qualquer forma, vamos reanalisar nossas ações, pois o nosso intuito é que todos funcionários consigam trabalhar com sinergia e boa comunicação

Finnet

Descrição:A Finnet é uma empresa brasileira, provedora de soluções para gestão empresarial.

Atuante no mercado de TI desde 2003, a Finnet desenvolve soluções para facilitar e descomplicar os processos das empresas, tornando-as mais eficientes e produtivas, com redução de custos operacionais e garantia de segurança e agilidade para mais de 25 mil clientes interligados a sua rede.