Como é trabalhar na Finch Soluções?

Ótima empresa, mas precisa amadurecer

Auxiliar Jurídico

Bauru, SP

Prós: Bom ambiente interno, boa estrutura física e em boa localização, ótimos sistemas e servidores, oferece benefícios como vale alimentação e transporte.

Contras: Remuneração abaixo da média local, plano de carreira desorganizado, impontualidade financeira frequente com prestadores de serviços terceirizados.

Conselhos para presidência: Adotar um planejamento financeiro mais eficiente e implementar conceitos de compliance.

Uma empresa que poderia ser referência...Se tivesse os diretores certos.

Bauru, SP

Prós: Muitos colaboradores com bagagem e vivencia em tecnologias diferenciadas, o clima entre os funcionários é muito bom, com isto o compartilhamento de conteúdo novo entre todos gera um grau de crescimento técnico elevado.

Contras: A empresa é diversificada demais, nasceu dentro de um escritório jurídico, se meteu à fazer softwares e cresceu porque pessoas de dentro fizeram um bom trabalho, porém a cabeça dos diretores não consegue se desvincilhar do ramo Jurídico. Os diretores tem a cabeça focada no lucro e apenas isso, não pensam na parte humana como ativo e sim como executores de tarefas. São antes de tudo Advogados, não conseguiram entender que desenvolvedores são diferentes de funcionários do call center do grupo. Tem uma instalação maravilhosa, onde qualquer desenvolvedor vendo de fora adoraria trabalhar, mas infelizmente a realidade é outra. Bloqueiam a utilização do refeitório que fica no 4º andar, para realizarem eventos próprios. Os funcionários que utilizam ficam proibidos de transitar pelo local e o aviso vem apenas 2 dias antes do evento. Hoje vejo uma grande debandada de funcionários, o motivo? Punições. Tiraram a possibilidade de fazer um horário mais flexível, a justificativa foi o E-Social, porem com essa mudança muitos funcionários tiveram problemas ao se ajustar e acabaram com uma quantidade de horas negativa grande, pois no natal e ano novo obrigaram à todos a não trabalharem, porem descontaram as horas no banco de horas. Ou seja, os funcionários foram cada vez mais se afundando com o banco de horas, e recentemente, faltando um dia para fechar o mês, eles avisam que vão fechar o banco de horas, portanto impossibilitando quem devia hora de repor o que devia e assim descontando as horas do salário do funcionário. Isto no minimo é um desrespeito.

Conselhos para presidência: Coloquem alguém que saiba gerenciar uma empresa de tecnologia, pois se continuar da forma que está, não me parece que vai muito longe.

A fachada é bonita, mas falha em ser uma empresa de tecnologia

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2019

Bauru, SP

Prós: Bons profissionais, pessoais carismáticas e amigáveis em sua maioria, o que acaba ajudando a enfrentar as adversidades que a empresa tem e que nos afeta no dia a dia. Flexibilidade de horário

Contras: Apesar de tentar se enquadrar como uma, a Finch está longe de ser uma empresa de tecnologia, não passa de um operacional da empresa de advocacia do mesmo grupo. Os donos parecem não entender o que a empresa faz, mantendo o padrão de empresa de advocacia, regras de batimento de ponto ridículas e injustas, parecendo ser empresa de cobrança. Falta uma metodologia para os setores, falta refinamento de certos produtos, dar valor para os funcionários (Muitos são excelentes e saem por falta de reconhecimento e flata de perspectiva de crescimento), reconhecer quem são os setores que realmente geram o lucro ao invés de visualizar só o setor que vai fazer o "sistema de sonho". Muita burocracia para fazer novos projetos, criatividade e inovação totalmente anulada em todos os níveis. Como desenvolvedor em menos de um ano você não aprende mais nada de útil para sua carreira. O prédio fica sem água as vezes e já chegamos a ser proibidos de usar a área de lazer como "medida punitiva" por utilizarmos em horário de trabalho, algo muito comum em empresas de TI, pois trabalhamos com entrega e prazos, não presença 100% na mesa de trabalho.

Conselhos para presidência: Passar a entender o que é uma empresa de tecnologia, e ver que o rumo que a empresa deles esta tomando é totalmente arcaico e contra a mentalidade da área. Remunerar e oferecer mais perspectiva de crescimento aos funcionários

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2019

Bauru, SP

Prós: São poucos, mas o que merece destaque é a equipe que trabalhei ser bem unida. Com exceção do gerente da área, o restante da equipe é super parceira e tenta fazer o melhor possível para agregar ao produto (apesar de todo eco sistema da empresa ir contra).

Contras: - Vamos começar pelos gerentes da empresa. São pessoas totalmente despreparadas para a área de gerencia de uma empresa de desenvolvimento de software, pararam no tempo utilizando métodos de gerenciamento super antigos, além de não haver qualquer respeito com os funcionários da empresa. Salvam raras exceções, mas no geral são todos péssimos. - Donos da empresa não tem uma visão de onde querem chegar, o que causa uma empresa que atenta atirar para todos os lados e não faz nada direito. Existem vários produtos dentro da empresa que poderiam ser reduzidos em apenas 3 no máximo. Sem contar que existe uma discrepância muito grande de tratamento de equipes dentro do desenvolvimento de forma totalmente desnecessária. - Dependendo do setor que você entrar, pode se preparar para ficar defasado tecnologicamente por uns 10 anos. Tanto em metodologias de trabalho (onde uma empresa de tecnologia usa métodos de estimativa voltadas para desenvolvimento em banco de dados ainda), como e m frameworks das aplicações. A chance de você ficar mais burro do que quando entrou é altíssima, portanto cuidado. - O setor de RH da empresa presta um desserviço para os funcionários, a ponto de não sabermos exatamente o motivo da existência do mesmo.

Conselhos para presidência: Olhem o mercado a volta de vocês, sem dúvida existem milhares de outras empresas para se espelharem e crescerem.

Bom lugar para se desenvolver em início de carreira mas ainda peca na organização

Analista de Suporte

Bauru, SP

Prós: Possui um clima bom, alguns ótimos profissionais e boas pessoas, é um bom lugar para se desenvolver profissionalmente e encarar desafios no início de carreira.

Contras: Desmandos da diretoria/gerência costumam causar uma bola de neve de insatisfação que prejudica bastante a empresa. Com o tempo os bons funcionários acabam procurando sair da empresa.

Conselhos para presidência: É preciso entender que tecnologia é diferente de advocacia. Se os funcionários estiverem insatisfeitos irão procurar oportunidades em outra empresa e levarão com eles todo seu conhecimento.

Uma empresa que vai criar bons desafios

UI/UX Designer Sênior

Bauru, SP

Prós: Uma empresa inovadora, com o espírito de startup, ótimos profissionais fazem parte do time. Sendo pioneira em sua área a empresa está sempre procurando novidades

Contras: Como toda empresa em expansão, ainda está construindo alguns processos e cultura, mas dá a oportunidade de quem está na empresa criar a cultura junto.

Ótimo local para trabalhar

Analista de Sistemas DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2013

Bauru, SP

Prós: Ótimo ambiente, equipe muito boa e disposta a ajudar no crescimento do profissional. Entrei como estagiário e logo fui contrato, posso dizer que foi um excelente aprendizado e ajudou muito na minha carreira.

Contras: Quando saí, a empresa estava em período de mudança, então mudamos alguma vezes. E senti falta de um local maior para a equipe de desenvolvimento que era a que eu trabalhava.

Está melhorando

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Bauru, SP

Prós: Atualmente existem pessoas que querem, e fazem um bom trabalho. O novo prédio é muito bacana com bom espaços e boa infraestrutura. Existe liberdade para aplicar e aprender novas tecnologias para quem é desenvolvedor. Os benefícios e remuneração são compatíveis com o mercado na região. O lugar certo para pessoas que querem ajudar uma empresa que está se desenvolvendo a crescer, e contribuir para mudanças necessárias.

Contras: Trabalhei por quase dois anos aqui e posso constatar muitas (se não todas) das experências negativas de outras avaliações. Fui do caos ao olimpo enquanto estive lá. Ainda existem pontos a melhorar, como o processo de desenvolvimento de software, desde a concepção até a entrega em produção, tais como análises, documentação e teste. Excesso no microgerenciamento de pessoas não é escalavél, principalmente em tecnologia. Punições vindas de todos os lados por "faltas", desde da diretoria quanto ao uso de áreas do prédio desde gestores por ausência log de horas em um sistema pouco prático que não consegue convencer os membros dos times. A melhor forma de mudar processos e pessoas é por incentivos, não punições, principalmente quando não se entende o problema.

Conselhos para presidência: A presidência poderia se empenhar em criar um ambiente puramente tecnologico de verdade, se envolver menos em assuntos que parecem pouco conhecer, tais como no perfil de um engenheiro de software. Ampliar, de forma rápida, os planos de carreira. Criar processos onde as pessoas, todas, estejam 110% ocupadas criando, resolvendo problemas e aprendendo, para não ter tempo em escolher outro lugar para criar. "mimar" mais o seu maior ativo, as pessoas. Puffs são legais, mas com um bom café na mão. Ter formas de incentivo para todos - não só alguns privilegiados - de estudo, como certificação, cursos, palestras, eventos. Transparência nos resultados com cadência pública, dos projetos, de pessoas, do mercado para ela e financeiros, porque à velha "a empresa não tem dinheiro; a crise está forte" é díficil convencer, a maioria do mercado técnologico está super aquecido. O câmbio do dólar está fazendo centenas de empresas voarem, e a maioria delas recompensam seus colaboradores à medida certa. Existem pessoas que se esforçam muito para transformar e criar um lugar diferenciado, dêem apoio e confiança à elas.

Uma grande empresa, com grandes funcionários com potencial para ser líder de mercado

Analista de Sistemas DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Bauru, SP

Prós: Pessoas competentes, flexibilidade de horários, ótima gestão, avaliações sobre nós funcionários e sobre os gestores, clima descontraído e fácil interrelação entre as áreas. Qualquer problema, pessoal ou profissional, era resolvido de forma simples e sem burocracia. Novas tecnologias e sugestões de processos sempre eram recebidas pelo gestor de forma positiva.

Contras: Falta de plano de carreira acredito ser o principal ponto negativo. Utilizava sindicado de outra área de atuação e na época não havia pagamento de PLR

Felicidade

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Bauru, SP

Prós: O pessoal, a liberdade de horários, a forma de trabalho, localização. De forma em geral a empresa te faz sentir como membro da família e te ajuda a crescer dentro dela.

Contras: Na minha época não havia uma sala de descompressão e os horários de trabalho não eram os praticados pelo SINDPD. O vale alimentação também não era compatível com as empresas concorrentes.

Conselhos para presidência: A empresa desde quando eu saí, evoluiu muito. Todos os pontos negativos que citei, hoje em dia fazem parte da empresa, como a sala de descompressão e seguir os horários estipulados pelo SINDPD. Ainda possuo amigos na empresa e sei de todas as mudanças positivas e evolução que a mesma obteve. Espero um dia poder voltar a trabalhar nessa empresa, que por motivos de distancia tive que sair.

Finch Soluções