Como é trabalhar na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)?

Regular

Assistente

Prós: Excelentes benefícios, horário flexível, folgas anuais, incentivo à graduação, PLR*, Plano de Saúde, Retribuição de Serviços odontológicos, entre outros

Contras: salário do Nível Médio muito defasado em relação a outros empresas públicas do mesmo setor. Dificuldade imensa em mudar de departamentos dentro da empresa (praticamente impossível)

Conselhos para presidência: Melhorar o salário do nível médio

Empresa com missão nobre e com grande potencial de ajudar o país

Analista Pleno

Prós: A missão da empresa é nobre, pretende mudar o país através da inovação. Há a oportunidade de conhecer vários tipos de projetos e de empresas distintas. O plano odontológico e o vale-refeição e alimentação são muito bons.

Contras: Trata-se de uma empresa pública, com todos os prós e contras. Há uma burocracia excessiva e ingerência política. A participação nos resultados é baixa.

Conselhos para presidência: Poderia haver uma participação nos lucros diferenciada. A meritocracia poderia ser bem melhor, com reconhecimento dos profissionais no resultado da empresa.

Ok

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Reconhecendo o que é ponto positivo nesta empresa posso destacar a quantidade de horas para quem é estagiário, necessitando cumprir apenas 4 horas.

Contras: Reconhecendo o que é ponto negativo nesta empresa posso destacar poucas oportunidades de crescimento, já que para fazer carreira é necessário concurso público.

Tercerizada

Auxiliar de ArquivoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A carga horária que pode ser escolhida pelo funcionário, cumprindo a carga de 8h por dia, contando da hora que se chega a hora que se sai. Boa opção

Contras: A remuneração do terceirizado, assim como o tratamento que ele tem dentro da empresa, sendo quase 50% dos funcionários. A empresa responsável pela contratação tem péssima relação com seus contratados.

Não recomendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: trabalho tranquilo; muita qualidade de vida já que o horário é extremamente flexível; ambiente agradável e valorização dos funcionários sempre

Contras: pessoas mal qualificadas e mal humoradas; muito burocracia, tudo demora a funcionar; mudança de diretoria em pouquíssimo tempo, não há continuidade

Primeira oportunidade de trabalho.

Prós: Boa empresa para começar a estagiar. Tendo em vista a sua boa localização, bom salário e muitas oportunidades para o desenvolvimento de outras áreas, além da de sua formação.

Contras: Empresa burocrática, com muitas limitações para estagiários. Difícil situação econômica do país faz com que a quantidade de trabalho a ser realizado se torne escasso.

Aprender ou ganhar dinheiro?

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Carga horária pequena, pouco estresse, ritmo tranquilo, salário alto para a carga horaria.

Contras: Ritmo muito lento, se não tiver um bom gerente não aprende, muitos concursados não querem produzir.

Conselhos para presidência: Com excelentes profissionais dentro da empresa é necessária uma melhor gerencia de equipe para motiva-los. Os estagiários estão na empresa para aprender, e sem possibilidade de efetivação esse deveria ser o foco do RH junto a eles.

Só vale pra concursado

Prós: Colegas de equipe são dispostos a ensinar

Contras: Benefícios são fracos, e auxílio transporte é muito baixo, mal dá pra ir de metrô o mês todo, morando num bairro vizinho. Sem plano de carreira; empresa pública com hierarquia rígida.

Satisfatório

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário razoável, benefícios satisfatórios.

Contras: Gestão deficiente, comodismo comum a todo o setor público...

Bom lugar para ganhar experiência inicial

Estágio

Prós: Ambiente de trabalho é muito bom. Você se sente livre, sem cobranças excessivas, com liberdade para fazer seu trabalho. Um ambiente sem estresse.

Contras: Sinto que falta produtividade. A falta de cobrança é refletida em funcionários pouco produtivos, em sua maioria, que passam o expediente procastinando.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Descrição:A Finep - Inovação e Pesquisa é uma empresa pública vinculada ao MCTI. Foi criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.