Como é trabalhar na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)?

A Finep é uma ponte. Atravesse-a, mas não erga uma casa nela.

Prós: Empresa pública federal, o que garante estabilidade de emprego. Possui salário competitivo no mercado, sendo melhor que a média do que é pago em empresas federais. A despeito de haver PLR, não foi pago no último ano, por conta do cenário de recessão que levou ao não atingimento das metas. Possui programa de pós-graduação com dispensa de horas e/ou auxílio financeiro. Bons tíckets alimentação e refeição. Ritmo lento de trabalho, sem sobressaltos ou grandes exigências.

Contras: Tem perdido importância devido à restrição orçamentária governamental que afeta sua principal fonte de recursos, o FNDCT. Por não ser conhecida do grande público, sofre para atrair profissionais melhores, que vão para concursos estatutários. Também não possui projeção na mídia e por isso não consegue vender sua pauta de promover a inovação e a ciência no Brasil em universidades, centros de pesquisa e empresas. Como toda empresa pública, sofre com o aparelhamento político, a falta de visão estratégica, a morosidade e desinteresse do corpo funcional, as trocas constantes de Diretoria, o encampamento ideológico e as gestões que desconhecem e não se importam com sua missão institucional e usam a empresa como um prêmio de consolação enquanto esperam por benesses melhores.

Conselhos para presidência: A Finep precisa ou de uma visão estratégica coerente que cerceie a influência danosa dos funcionários ideologizados e que afaste os oportunistas políticos, ou que ela seja extinta de vez.

Avaliação realista

Analista Pleno

Prós: O papel da empresa é crucial no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Como agência indutora de políticas públicas, é fundamental no enfrentamento dos graves problemas sociais do país.

Contras: Como empresa pública, está sempre sujeita ao aparelhamento político e aos riscos de quebra de continuidade devido às instabilidades políticas pelas quais passa o país. Carece ser reconhecida como uma agência de Estado, e não de governo.

Conselhos para presidência: Estar atento às necessidades da sociedade para justificar a própria existência da empresa

Bom emprego público a curto prazo

Prós: Salários , pessoas,ambiente de trabalho, horário flexível, contato com clientes, mulheres bonitas, local de trabalho, auxílio pós graduação,

Contras: Política, indicados políticos, gerentes mal preparados, pouca possibilidade de mudança, medo de represálias, empresa com grande chance de ser fechada

Conselhos para presidência: Fim de indicações políticas

Ótimo local pra trabalhar, mas a estrutura é enessada

Prós: Muito tranquila, nível de trabalho bem básico; tem uma ótima remuneração, a equipe muitas vezes vale muito a pena e são ótimos benefícios, além das palestras dentro da organização

Contras: No meu caso a estrutura é engessada e não permite que eu aprenda estando em outros cargos ou áreas, acho que seria mais construtivo pro aluno aprender outras coisas.

Aprendizado muito bom!

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Horário flexível, salário compatível com o mercado, boa oportunidade de aprendizado. Local de trabalho agradável e com pessoas bem preparadas.

Contras: Em geral o local é muito agradável. Dependendo dos seu departamento a empresa pode se encaixar mais nas suas expectativas. Mas em geral o ambiente é bom.

Ótimo ambiente corporativo

Prós: É um ótimo ambiente de trabalho com pessoas competentes, alegres e respeitosas. Além da carga horária de 4 horas de estágio, tendo tempo e flexibilidade de horário.

Contras: Por ser uma empresa de inovação e pesquisa, deveriam valorizar mais o estagiário, oferecer uma bolsa um pouco melhor e colocar um vale transporte compatível com a necessidade de cada um

Ambiente saudável e enriquecedor!

Estagiário Administrativo

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e bem localizado. Com baixa pressão nos funcionários e flexibilização de horário, além de ser um estágio de apenas 4 hrs por dia!

Contras: O único ponto negativo é não ter possibilidade de efetivação. Apenas por concurso e demora a ocorrer a abertura, diminuindo a oportunidade de entrar na empresa.

Muito boa!

Prós: São poucas horas de estágio, então você consegue relacionar muito bem com a faculdade. O valor da bolsa e seus benefícios são satisfatórios e as pessoas são muito atenciosas e respeitadoras.

Contras: Eles fornecem somente auxílio refeição, o que para alguns seria melhor se fosse auxílio alimentação, pois este pode ser utilizado nos supermercados.

Ótima empresa para estagiar!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa receptividade, bom ambiente de trabalho, treinamento e apoio dos supervisores, instalações e equipamentos de trabalho novos, horário flexível e oportunidade de desenvolver projetos e trabalhos.

Contras: Por ser uma instituição da administração pública indireta, apresenta alguns problemas como excesso de hierarquização, com muitos setores e muitos cargos de chefia, o que acaba contribuindo para o afastamento de uma possível gestão horizontal.

Bom lugar para ganhar experiência inicial

Prós: Ambiente de trabalho é muito bom. Você se sente livre, sem cobranças excessivas, com liberdade para fazer seu trabalho. Um ambiente sem estresse.

Contras: Sinto que falta produtividade. A falta de cobrança é refletida em funcionários pouco produtivos, em sua maioria, que passam o expediente procastinando.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Descrição:A Finep - Inovação e Pesquisa é uma empresa pública vinculada ao MCTI. Foi criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.