Como é trabalhar na Fibria?

Setor Celulose e Papel

Técnico de Suprimentos

Três Lagoas, MS

Prós: Politica da Empresa, Empenho com Funcionários, Responsabilidade Social e ambiental, Focados nos resultados, Segurança em Primeiro Lugar, Confiantes no Mercado

Contras: Não tenho nenhum ponto negativo para ressaltar, uma empresa muito inovadora e que se preocupa muito com os funcionários. Acredito que é um exemplo no setor.

Conselhos para presidência: Continuar Inovando.

É a melhor empresa do ES pra se trabalhar.

Operador de ÁreaEx-funcionário, saiu em 2011

Aracruz, ES

Prós: Tudo é muito bom lá. A comida é ótima e o salário é o melhor do estado do ES. Dependendo da área que for trabalhar a promoção vem rápido pois é 3/1 operador de área/operador de painel.

Contras: Talvez a distancia da capital pra quem gosta de morar em cidade grande. Mas tem opção de morar em Aracruz fica bem mais perto. A promoção na área da Secagem é mais lenta pois a proporção de operadores de área/operador de painel é desbalanceada devido necessidade da área.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários nos acordos coletivos e evitar quedas de braço desnecessárias. Os funcionários tem um alto conhecimento técnico e sem eles o processo pára. Novatos demoram alguns anos até ficarem bons e devido ao alto grau de risco de acidentes é necessário valorizar o seu capital humano.

Orgulho em pertencer

Consultor

Prós: Clima Organizacional, regras são claras, empresa organizada, com processos bem definidos e com gestores coerentes. Conseguimos conciliar vida pessoal e profissional, respeito ao profissional. Empresa preocupada com sustentabilidade e meio ambiente.

Contras: A empresa está trabalhando para se ajustar ao mercado, tinhamos um VR baixo que já teve um reajuste. A empresa tem bons benefícios mas pode rever se os salários estão compatíveis com mercado.

Conselhos para presidência: Investir sempre no capital humano e desenvolver quem tem potencial para crescer. Parabéns e continuem assim e teremos sempre orgulho em “ser Fibria”

Excelente

Três Lagoas, MS

Prós: Empresa de ponta com crenças de gestão muito bem definidas e que me identifico. Sai da empresa para uma experiencia internacional e optei por voltar pois admiro a empresa e seu profissionalismo.

Contras: Paternalismo, ainda existe tolerância para o baixo desempenho. A empresa tem metas e desafios bastante agressivos e deve tomar o cuidado por não acabar gerando frustração nos profissionais por não atendimento das metas

Conselhos para presidência: Identificar em seus gestores e líderes a aderência as crenças da Fibria

Empresa excepcional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem um clima espetacular, as pessoas que nela trabalham estão em sua maioria muito engajadas para seu crescimento. O salario e os beneficios estão em acordo ou acima da média do seu setor.

Contras: A empresa tem um pouco de pensamento antiquado, em ordem de cultura das suas empresas criadoras, Aracruz e VCP, acredito que tem muito o que aprimorar tecnologicamente.

Conselhos para presidência: Pensamento criativo, abrir a mente para o futuro, estamos vivendo mudanças tecnológicas todos dias. Pense sobre isso.

Três Lagoas, MS

Prós: Reajuste salarial de acordo com avaliação de desempenho: meritocracia. Empresa nova e moderna. Empresa com visão de futuro. Presidente presente

Contras: Disputa interna por promoções. Lembra a ambev, mas não é explícito. Baixo VA. Poucos benefícios. Equipes muito enxutas, o que leva a horas extras extremas

Precisa aprender a valorizar os empregados que estão dentro da empresa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma importante empresa do segmento que nos dá um certa segurança. Possui bons benefícios e salários compatíveis ao mercado. O homeoffice é um diferencial pois proporciona qualidade de vida aos empregados.

Contras: Empresa extremamente política e sem senso de dono. A gestão de recursos humanos da empresa é muito ruim, com sistema de avaliação totalmente tendencioso e contraditório com os demais processos da empresa. O sistema de treinamento deixa a desejar , sem atender as reais necessidades das áreas da empresa .

Conselhos para presidência: Para conseguir passar uma mensagem positiva e autoconfiante aos empregados, o gestor de RH precisa ter serenidade tanto no seu jeito de falar, como no seu jeito de agir e pensar. Ser sereno é importante para entender o momento de ouvir e o momento de falar. Afinal, esse profissional precisa compreender, constantemente, todo o contexto por trás das palavras: as emoções, os pensamentos, as necessidades e as particularidades de cada um. Não adianta a Fibria ter uma cultura de alto performance se o essencial ela não tem, ou seja, um RH respeitoso e que trabalhe com transparência!

Precisa valorizar quem está dentro de casa

Consultor

Prós: Bons desafios, cultura de excelência, boa estrutura para trabalhar, adotou regime de flex work duas vezes na semana visando o bem estar de alguns funcionários

Contras: Processo avaliativo retrógrado, capacidade técnica é colocada de lado em detrimento da capacidade politica, a visão geral é de que somente poucos escolhidos são promovidos

Conselhos para presidência: Precisa repensar a forma pela qual avalia os seus profissionais ou então passará a perder vários talentos

Empresa que se preocupa com o funcionário

Técnico

Três Lagoas, MS

Prós: Empresa dá liberdade para desenvolvimento de ideias e melhorias, possibilitando ao funcionário obter visibilidade. Cultivo de talentos, desenvolvendo os profissionais para alavancarem suas carreiras. Empresa conta com diversos benefícios para seus funcionários e diversos planos assistenciais, caso sejam necessários. Ótimo clima e fácil acesso à gestão.

Contras: Empresa deixa a desejar na formulação de plano de carreira. Políticas internas de promoção não são claras suficientes, sendo aplicadas vezes sim, vezes não.

Conselhos para presidência: Deixar as políticas de DHO mais claras, quando se trata de promoções. Ao identificar novos talentos, estruturar um plano de carreira para que o mesmo não fique desmotivado e saiba que terá um retorno.

Excelente retorno pelo esforço

Três Lagoas, MS

Prós: Perfil com DNA nacional alavancando as comunidades da vizinhança. Remuneração e recursos adequados a necessidade de trabalho. Saúde financeira que dá tranquilidade para os profissionais.

Contras: Plano de desenvolvimento muito pautada no esforço individual devido a equipe com numero de profissionais que não permite flexibilidade para treinamentos estruturados.

Conselhos para presidência: Melhor distribuição em cargos de gestão entre profissionais com maior tempo de casa, talentos internos meteóricos e oxigenação do mercado. Avaliar o resultado com base no que já foi feito e dar um passo atrás para voltar a ter resultados consistentes.

Fibria

Descrição:Somos Fibria, uma empresa 100% brasileira e líder global em celulose. Exportamos 95% de nossa produção para mais de 40 países. Nossa capacidade produtiva é de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose e estamos presentes em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde localiza-se a Veracel, uma joint-venture com a Stora Enso.
Por sermos uma empresa de base florestal renovável, com todas as unidades certificadas por instituições de reconhecimento internacional, buscamos maximizar o aproveitamento da floresta e minimizar a geração de resíduos, num modelo de negócios baseado no valor compartilhado com nossos acionistas e a sociedade. .
Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, fazemos parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e fomos selecionados para compor as carteiras 2013/2014 dos índices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets (DJSI Emerging Markets).