Como é trabalhar na Fibria?

Um exemplo do futuro no presente

Analista Comercial Sênior

Prós: Reconhecer aa importância dada a sustentabilidade, a valores como honestidade e transparência, humildade e trabalho árduo para crescer. Sentir que faço parte de uma empresa que luta para deixar sua marca para um mundo melhor.

Contras: peca em meritocracia e apesar deuitos líderes competentes, alguns cargos de liderança possuem profissionais que precisariam de mais treinamento e competências de gestão.

Conselhos para presidência: Que continue nos guiando por esse caminho, seu exemplo de liderança inspira e motiva.

Planejando um futuro sustentável para todos.

Coordenador de Projetos

Aracruz, ES

Prós: Reconhecimento que a empresa tem pelos funcionários, trabalho em equipe condições de trabalho, visão de negócio passada às pessoas

Contras: Transparência no plano de carreira a carta de trabalho é muito pesada não existe bom censo na quantidade de trabalho possível de se realizar, quanto maus a mula agenta mais carga é posta, a mula cansa, troca a mula...

Empresa com oportunidade de crescimento profissional

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Realmente existe oportunidade de crescimento interno com as pessoas sendo aproveitadas para as promoções. Empresa idônea e ética na tratativa com os stakeholders.

Contras: Atual cultura por performance está tornando a qualidade de vida um problema. Quadro enxuto de profissionais para uma empresa em fase de crescimento.

uma empresa de interesses pessoais

Gerente

Aracruz, ES

Prós: Importancia da empresa no setor florestal

Contras: Oportunidade de carreira so acontece para politicos e nao para os mais competentes

Conselhos para presidência: Rever o sistema de avaliação de desempenho

Oportunidade para quem busca crescer juntamente com a marca Fibria.

Operador de Painel

Três Lagoas, MS

Prós: Empresa líder mundial no ramo de atuação, com investimento contínuo em novas tecnologias e no desenvolvimento de pessoas, tendo como ponto forte a prioridade pela segurança no ambiente de trabalho e produção com qualidade sem agredir o meio ambiente.

Contras: Pontualmente, alguns gestores com pouco preparo na lida com pessoas, o que pode comprometer o desempenho da equipe e os resultados da empresa.

Conselhos para presidência: Investimento contínuo na qualificação de gestores, para que estes saibam lidar com a equipe, de forma a motivar o crescimento conjunto, trazendo assim bons resultados para a empresa.

Péssimo ambiente

Advogado PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ideologia que a empresa prega, salário, benefícios, valores e crenças de gestão. A empresa é preocupada com o meio ambiente, com os impactos sociais.

Contras: É difícil crescer na empresa, as pessoas são muito reativas e pouco colaborativas, péssimo clima, excessiva pressão, excessivo trabalho. Apesar de se preocupar com o meio ambiente, não se preocupa com o ambiente corporativo, tornando tudo insustentável.

Conselhos para presidência: Comecem a prestar mais atenção nas pessoas. Vocês estão levando todos ao limite.

Excelente

Três Lagoas, MS

Prós: Empresa de ponta com crenças de gestão muito bem definidas e que me identifico. Sai da empresa para uma experiencia internacional e optei por voltar pois admiro a empresa e seu profissionalismo.

Contras: Paternalismo, ainda existe tolerância para o baixo desempenho. A empresa tem metas e desafios bastante agressivos e deve tomar o cuidado por não acabar gerando frustração nos profissionais por não atendimento das metas

Conselhos para presidência: Identificar em seus gestores e líderes a aderência as crenças da Fibria

Três Lagoas, MS

Prós: Reajuste salarial de acordo com avaliação de desempenho: meritocracia. Empresa nova e moderna. Empresa com visão de futuro. Presidente presente

Contras: Disputa interna por promoções. Lembra a ambev, mas não é explícito. Baixo VA. Poucos benefícios. Equipes muito enxutas, o que leva a horas extras extremas

Empresa boa mas precisa de reformulação de cima para baixo

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desafios diários e diferentes que nos fazem crescer profissionalmente. Também o pacote de benefícios está, em alguns aspectos, acima da média de mercado. Plano de saúde muito bom

Contras: Chefia imediata, Gerência e Diretoria, em sua maioria, despreparados. Verdadeiros engenheiros de obra pronta os quais não conseguem captar o que a Presidência da empresa aponta como norte e repassar aos subordinados. No final, colocam a culpa nos subordinados e estes sentem que estão num ambiente de agradar o Rei.

Conselhos para presidência: Fazer com que a avaliação "nine box" não seja um mero pretexto para demitir o empregado

Equilíbrio das Relações & Diversidade

Coordenador

Prós: Pacote de remuneração do grupo executivo, flexibilidade de home office para grupo executivo e o eixo de sustentabilidade dos processos e pesquisas em sentido de diversificação dos negócios.

Contras: A cultura é mais hierarquizada, possuí poucas mulheres no eixo de direção, os líderes são mais centralizadores e não cumprem os prazos do calendário de desenvolvimento recomendados.

Conselhos para presidência: Garantir acesso é planos de ação dos líderes para resultados de avaliações 360 abaixo da média e abranger todo grupo executivo, resguardando plano de ação para o desenvolvimento dos avaliados. Sincronização das metas de PRV praticadas para remuneração como eixo de desempenho sistêmico, nas análises de ninebox a ser considerado para avaliação de progressão de carreira. Estimular equilíbrio das relações em equipes, a alta competitividade entre os profissionais tem estimulado grande diferença nas tratativas em acordo com cargos e um posicionamento mais individualista entre os profissionais. Garantir a realização de integração para todos os admitidos no prazo máximo de 15 dias como corresponsabilidade mínima para ambientação.

Fibria

Descrição:Somos Fibria, uma empresa 100% brasileira e líder global em celulose. Exportamos 95% de nossa produção para mais de 40 países. Nossa capacidade produtiva é de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose e estamos presentes em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde localiza-se a Veracel, uma joint-venture com a Stora Enso.
Por sermos uma empresa de base florestal renovável, com todas as unidades certificadas por instituições de reconhecimento internacional, buscamos maximizar o aproveitamento da floresta e minimizar a geração de resíduos, num modelo de negócios baseado no valor compartilhado com nossos acionistas e a sociedade. .
Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, fazemos parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e fomos selecionados para compor as carteiras 2013/2014 dos índices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets (DJSI Emerging Markets).