Como é trabalhar na Fibria?

Empresa em plena expansão no mercado de "commodities" de celulose BEKP de marcado.

Consultor Especialista

Jacareí, SP

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom, sendo aprimorado ano a ano. Possui visão e missão clara, e trabalha o engajamento de todos os times. Estrategia da empresa é pautada no crescimento do volume de vendas do seu cor business , com 20% vem inovação

Contras: Não tem pontos negativos relevantes. Muitos cargos de chefia, Várias fusões e, pelo setor. Exige alta performance dos funcionários mas possui recompensa em forma de PLR para os executivos, que poderia premiar os melhores talentos e sua retenção.

Ótima empresa, ótimos princípios, ótimo desenvolvimento.

Analista Júnior

Três Lagoas, MS

Prós: Recomendo em diversos sentidos, gestão com visão atualizada e inovadora. Super desenvolvimento, referência mundial no setor, alta tecnologia nos processos.

Contras: Estrutura da cidade, acesso e serviços da região. Burocracia. Falta tecnologia em algumas áreas, automatização de planilhas, melhores sistemas.

Conselhos para presidência: Trabalhar junto ao governo para melhorar a estrutura da cidade.

Boa remuneração e muita competição

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2016

Três Lagoas, MS

Prós: Bons salários e benefícios. A empresa investe em treinamento e capacitação de funcionários. Quando necessário realizar viagens os recursos são satisfatórios.

Contras: O método de avaliação e remuneração dos funcionários estimula a competição interna entre os mesmo. As jornadas de trabalho são longas, vão além das 40 horas semanais com frequência.

Setor Celulose e Papel

Técnico de Suprimentos

Três Lagoas, MS

Prós: Politica da Empresa, Empenho com Funcionários, Responsabilidade Social e ambiental, Focados nos resultados, Segurança em Primeiro Lugar, Confiantes no Mercado

Contras: Não tenho nenhum ponto negativo para ressaltar, uma empresa muito inovadora e que se preocupa muito com os funcionários. Acredito que é um exemplo no setor.

Conselhos para presidência: Continuar Inovando.

É a melhor empresa do ES pra se trabalhar.

Operador de ÁreaEx-funcionário, saiu em 2011

Aracruz, ES

Prós: Tudo é muito bom lá. A comida é ótima e o salário é o melhor do estado do ES. Dependendo da área que for trabalhar a promoção vem rápido pois é 3/1 operador de área/operador de painel.

Contras: Talvez a distancia da capital pra quem gosta de morar em cidade grande. Mas tem opção de morar em Aracruz fica bem mais perto. A promoção na área da Secagem é mais lenta pois a proporção de operadores de área/operador de painel é desbalanceada devido necessidade da área.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários nos acordos coletivos e evitar quedas de braço desnecessárias. Os funcionários tem um alto conhecimento técnico e sem eles o processo pára. Novatos demoram alguns anos até ficarem bons e devido ao alto grau de risco de acidentes é necessário valorizar o seu capital humano.

Orgulho em pertencer

Consultor

Prós: Clima Organizacional, regras são claras, empresa organizada, com processos bem definidos e com gestores coerentes. Conseguimos conciliar vida pessoal e profissional, respeito ao profissional. Empresa preocupada com sustentabilidade e meio ambiente.

Contras: A empresa está trabalhando para se ajustar ao mercado, tinhamos um VR baixo que já teve um reajuste. A empresa tem bons benefícios mas pode rever se os salários estão compatíveis com mercado.

Conselhos para presidência: Investir sempre no capital humano e desenvolver quem tem potencial para crescer. Parabéns e continuem assim e teremos sempre orgulho em “ser Fibria”

Excelente

Coordenador

Três Lagoas, MS

Prós: Empresa de ponta com crenças de gestão muito bem definidas e que me identifico. Sai da empresa para uma experiencia internacional e optei por voltar pois admiro a empresa e seu profissionalismo.

Contras: Paternalismo, ainda existe tolerância para o baixo desempenho. A empresa tem metas e desafios bastante agressivos e deve tomar o cuidado por não acabar gerando frustração nos profissionais por não atendimento das metas

Conselhos para presidência: Identificar em seus gestores e líderes a aderência as crenças da Fibria

Empresa excepcional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem um clima espetacular, as pessoas que nela trabalham estão em sua maioria muito engajadas para seu crescimento. O salario e os beneficios estão em acordo ou acima da média do seu setor.

Contras: A empresa tem um pouco de pensamento antiquado, em ordem de cultura das suas empresas criadoras, Aracruz e VCP, acredito que tem muito o que aprimorar tecnologicamente.

Conselhos para presidência: Pensamento criativo, abrir a mente para o futuro, estamos vivendo mudanças tecnológicas todos dias. Pense sobre isso.

Coordenador

Três Lagoas, MS

Prós: Reajuste salarial de acordo com avaliação de desempenho: meritocracia. Empresa nova e moderna. Empresa com visão de futuro. Presidente presente

Contras: Disputa interna por promoções. Lembra a ambev, mas não é explícito. Baixo VA. Poucos benefícios. Equipes muito enxutas, o que leva a horas extras extremas

Precisa aprender a valorizar os empregados que estão dentro da empresa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma importante empresa do segmento que nos dá um certa segurança. Possui bons benefícios e salários compatíveis ao mercado. O homeoffice é um diferencial pois proporciona qualidade de vida aos empregados.

Contras: Empresa extremamente política e sem senso de dono. A gestão de recursos humanos da empresa é muito ruim, com sistema de avaliação totalmente tendencioso e contraditório com os demais processos da empresa. O sistema de treinamento deixa a desejar , sem atender as reais necessidades das áreas da empresa .

Conselhos para presidência: Para conseguir passar uma mensagem positiva e autoconfiante aos empregados, o gestor de RH precisa ter serenidade tanto no seu jeito de falar, como no seu jeito de agir e pensar. Ser sereno é importante para entender o momento de ouvir e o momento de falar. Afinal, esse profissional precisa compreender, constantemente, todo o contexto por trás das palavras: as emoções, os pensamentos, as necessidades e as particularidades de cada um. Não adianta a Fibria ter uma cultura de alto performance se o essencial ela não tem, ou seja, um RH respeitoso e que trabalhe com transparência!

Fibria

Descrição:Somos Fibria, uma empresa 100% brasileira e líder global em celulose. Exportamos 95% de nossa produção para mais de 40 países. Nossa capacidade produtiva é de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose e estamos presentes em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde localiza-se a Veracel, uma joint-venture com a Stora Enso.
Por sermos uma empresa de base florestal renovável, com todas as unidades certificadas por instituições de reconhecimento internacional, buscamos maximizar o aproveitamento da floresta e minimizar a geração de resíduos, num modelo de negócios baseado no valor compartilhado com nossos acionistas e a sociedade. .
Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, fazemos parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e fomos selecionados para compor as carteiras 2013/2014 dos índices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets (DJSI Emerging Markets).