Como é trabalhar na Fiat Chrysler Automobiles (FCA)?

Excelente empresa para adquirir experiência.

Analista Contábil JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: O que marcou positivamente na FIAT foi a Estrutura e cuidado com o colaborador. A empresa é extremamente séria e a experiência obtida foi muito importante para o restante da minha carreira.

Contras: um ponto negativo é a política de carreira da empresa, que não acontece de maneira natural, e sim, depende de muitos fatores externos para que suba de cargo.

Conselhos para presidência: Estabelecer um plano de carreira.

Boa para trabalhar

OperadorEx-funcionário, saiu em 2013

Santos, SP

Prós: Oportunidade, remuneração e pessoas boas de trabalhar, valeu muito a experiência que passei durante a empresa, ensinamentos muito importantes

Contras: Flexibilidade de horário, alguns chefes faltam dar autonomia para alguns funcionários dependendo da área em que ele tiver oportunidade de atuar

Conselhos para presidência: Aproveitar os bons funcionários

Empresa excelente para aprendizado profissional

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Betim, MG

Prós: Ambiente agradável, bons treinamentos e excelentes colegas. Muito aprendizado, reconhecimento do esforço e o salário e benefícios excelentes para o mercado.

Contras: Falta supervisão, na área em que trabalhei nem sempre as promoções eram por objetivos alcançados, mas muito subjetivas de acordo com a visão de um gerente superior, enfim, muito subjetivas as avaliações.

Ótima escola!

Analista de Compras

Betim, MG

Prós: Empresa global que traz oportunidades de participar de projetos Globais. Bom ambiente de trabalho. Contato com pessoas experientes, que trazem bastante conhecimento

Contras: Estrutura engessada, o que impossibilita um rapido crescimento rápido se você performar bem. Baixa remuneração quando se comparada as concorrentes.

Excelente Ambiente para aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campo Largo, PR

Prós: A empresa é um otimo lugar para colocar em pratica o que vemos em sala de aula, o estagiário da fiat tem muita autonomia para desempenhar suas funções.

Contras: A ascenção de cargo e a efetivação de estagiários é complicada, pois como a sede da empresa fica em Betim-MG, as oportunidades que surgem geralmente são preenchidas por colaboradores transferidos.

Boa experiência para o início de carreira.

Operador de Processo IndustrialEx-funcionário, saiu em 2017

Betim, MG

Prós: Bons benefícios , como participação nos lucros, refeitório excelente e ótimo plano de saúde. Remuneração boa para o mercado. Vivência de padrões internacionais por ser a terceira maior montadora do mundo.

Contras: A cultura da empresa não estimula que os funcionários estudem e se aperfeiçoem. O crescimento profissional muitas vezes não é por competência, há muitos líderes despreparados e muitas "panelinhas" e puxa-sacos.

Grande potencial de melhoria

Analista de Engenharia do Produto Sênior

Betim, MG

Prós: Trabalhar em projetos globais e interação com demais regiões do grupo. Estar em contato com novas tecnologias e atividades com multidisciplinares. Time de trabalho muito heterogêneo.

Contras: As práticas atuais de reconhecimento das novas lideranças.nos últimos tempos temos tido mais valorização política das pessoas e de acordo com a amizade com os altos cargos da organização no Brasil do que propriamente o conhecimento e competência técnica.

Bom para aprender, mas paga muito mal

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Betim, MG

Prós: Aprendizado, estímulo à inovação, possibilidade de estudo em diversas áreas dentro da empresa, contato direto com os produtos oferecidos ao consumidor final.

Contras: Salário muito abaixo da média, a maior parte dos engenheiros eram contratados como analistas. Pode haver mais diálogo com universidades e coworking, com o intuito de desenvolver tecnologias e produtos que visem não só baixo custo, mas inovação e eficiência. Isso é o que motiva engenheiros de projeto.

Conselhos para presidência: Contratar engenheiros de acordo com suas especificações e não de forma geral. O programa de redução de custos cai por terra quando a quando a qualidade do produto cai. Muitos engenheiros são compelidos a estudar a redução dos custos em detrimento da efetiva melhora do produto, o que gera perda de qualidade do produto e também perda de motivação para os profissionais de projeto e experimentação.

É uma boa empresa para iniciar a carreira e desenvolvimento profissional.

Assistente II

Betim, MG

Prós: A organização propicia um bom desenvolvimento profissional pois existe uma busca constante por resultados e pela descontinuidade, fazendo com que o profissional não fique estagnado em uma zona de conforto.

Contras: Não existe um plano de carreira claro e a maneira na qual os gestores avaliam o desempenho dos profissionais não leva em consideração somente os resultados alcançados, fazendo com que seja uma avaliação mais subjetiva com relação à opinião do líder pois não existem métricas para alguns quesitos avaliados.

Grande escola, mas merece cuidado no aprendizado

Analista de Desenvolvimento do ProdutoEx-funcionário, saiu em 2016

Betim, MG

Prós: A empresa possibilita vasto aprendizado na area de engenharia automotiva e o excelente relacionamentos com os colegas de trabalho, contribuindo para o crescimento profissional de todos

Contras: O relacionamento entre os gestores de pessoas e os seus subordinados é inadequado, a cultura do medo e da ameaça ainda prevalece sobre o incentivo e motivação sustentável, frutos de uma cultura arcaica e ultrapassada se considerarmos as novas gerações de profissionais do mercado.

Fiat Chrysler Automobiles (FCA)