Como é trabalhar na Ferrovia Centro Atlântica?

É perda de tempo trabalhar na empresa, pois só tem chance quem puxa o saco dos gerentes.

MaquinistaEx-funcionário, saiu em 2014

Araguari, MG

Prós: Apenas pagamentos em dia dos salários e de benefícios.

Contras: muita chefia mandando e dando palpites e pisando nos funcionários, sem plano de salário e sem comando.

Boa porém nas mão de lideres individualistas e imcompetentes em alguns casos até sem escrupolos.

Maquinista de ViagemEx-funcionário, saiu em 2013

Embu-Guaçu, SP

Prós: empresa de grande porte com muitos recursos a oferecer aos colaboradores

Contras: chefia persegue colaboradores até destruir suas carreiras e impede que colaboradores tenham acesso aos diversos beneficios que a fca disponibiliza, alem de ter um RH muito fraco e que sempre que erra referente a um colaborador faz de tudo para prejudica-lo somando forças c/ os lideres de campo para tal

Conselhos para presidência: Alguns lideres são muito individualista e não se preocupam c/ o colaborador, muito pelo contrario, quando um funcionario se destaca seu lider imediato esquece de tudo e todos visando exclusivamente derrubar tal funcionario p/ proteger seu cargo. Esquecendo da empresa e deixando de evoluir. Infelizmente. Recomendo que verifique com cuida as condutas de seus lideres de campo pois eles maquiam muitos dados para atingir metas e destroem quem estiver em seus caminhos para tal, inclusive a própria empresa. Desculpe mas não vejo inteligencia nisto, Com essa cultura perdem todos, A empresa gastou muito tempo e dinheiro p/ minha capacitação e me deixou a deriva sendo liderado por uma pessoal que prometeu me mandar embora na minha primeira semana de emprego. Até que conseguiu. Fui humilhado, foram negligenciadas minhas necessidades, minha esposa sofreu um aborto e meu rh bloqueou meu convenio, lamentavel. Com tudo a fca é uma boa empresa, quem não presta são poucas laranjas podres que a estão contaminando.

FCA - ferrovia da propaganda

Maquinista de Viagem

Prós: Amizades, plano de saúde, beneficios e treinamentos de funcionários.

Contras: Empresa que só tem compromisso com os clientes mas pisa nos funcionários. Não oferece a minima estabilidade de emprego. Nos acordos coletivos faz de tudo para tirar os benefícios dos empregados e ainda exerce uma politica antiga de hierarquia e perseguição aos funcionarios. Faz uma grande economia porca buscando métodos baratos de tecnologia que no final só geram maiores prejuizos.

Os altos custos operacionais superam as boas receitas de transporte.

Consultor SêniorEx-funcionário, saiu em 1999

Prós: Investem muito no desenvolvimento das pessoas, principalmente dos níveis técnicos, superiores e gerentes.

Contras: Resultados financeiros muito ruins desde a criação da empresa com a principal causa na falta de gestão eficiente dos custos e investimentos operacionais.

FCA promessa de uma empresa que não respeita nem seus Funcionários

Maquinista de Viagem

Prós: Plano de Saúde, e Ticket de Alimentação

Contras: Não existe plano de carreira, salários baixos referentes a outras ferrovias que fazem partes do Grupo VL!, e muita falta de respeito com o próprios funcionários, Horas extras, horas de prontidão, horas de passe com valores bem abaixo do mercado,

muito funcionário puxa saco.

Ex-funcionário, saiu em 2003

Candeias, BA

Prós: muita amizade boa consegui la e deixei.

Contras: muita perseguição por parte de alguns funcionários.

Frustrado que depois de tanto tempo estamos regredindo nas relações humanas.

Maquinista

Paulínia, SP

Prós: Ticket refeição hoje no valor de r$1039 e plano de saúde que cobre implantes dentários, ortodontia, internação em quarto privativo, acupuntura. Realmente os dois benefícios são a única coisa que ainda vale a pena permanecer.

Contras: FCA é uma empresa que infelizmente só pensa em lucrar e não está nem aí para os funcionários, paga o pior salário entre as ferrovias do Brasil, tem um ano de carreira que não funciona, cada ano que passa o salário achata cada vez mais. Pra se ter uma idéia ela tem como valor fazer mais com menos, acho um absurdo uma empresa de transportes e logística pensar assim. Deveria pensar em gastar eficientemente. Empresa usa artifícios como reprogramação de escala qdo em repouso fora que deixa maquinistas até 3 dias fora de casa. Salário inicial de r$1207, realmente um absurdo pelo tamanho da responsabilidade.

Conselhos para presidência: Preste mais atenção em seus funcionários que são o maior valor da empresa, pois são eles que elevaram a empresa ao patamar de hj. A maioria praticamente absoluta dos maquinistas são apaixonados pelo que fazem e precisam ser reconhecidos, pois, abrem mão de convívio familiar, deixam de acompanhar o crescimento dos filhos, aniversários, e etc. para fazer o serviço que demanda tanto deles. Por favor, se quiser realmente saber como funciona, venha fazer auditorias surpresa, pq quando o Sr. avisa que vem TDS se mobilizam e transformam td em paraíso. Converse particularmente com seus maquinistas e deixe claro pra eles que precisa saber a verdade e que não fiquem intimidados,pra saber das suas reais necessidades.

Resumo da ferrovia centro atlantica, empresa de alto crescimento e baixa gestão de pessoas

Técnico EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2015

Lavras, MG

Prós: Estabilidade, Bons benefícios, serviço apaixonante, ótima estrutura, empresa com alto índice de crescimento anual, paga algumas horas extras.

Contras: Péssima gestão de pessoas, maus salários, rh não resolve nada, falso programa de carreira e de promoções, não é muito boa em qualidade de vida

Conselhos para presidência: Estão anos e anos luz de uma ótima gestão de pessoas.

Recomendo

Analista Operacional

Prós: Empresa engajada e inovadora busca sempre a eficiência de seus processos e investe muito em infra estrutura presidente direto vai a campo.

Contras: Gerencia muita das vezes despreparada. Principalmente supervisores de operação querem fazer as coisas da forma que eles acham que é certo.

Conselhos para presidência: Melhorar a forma de preparação dos gestores, maior é melhor capacitação para cargos de liderança.

Amor dividido com desesperança

Maquinista de Viagem

Prós: Amor que sentimos por ela as amizades que construirmos durante o tempo

Contras: Chefia autoritária , sem recurso pra gerir , gestores sendo controlados por inspetores.

Conselhos para presidência: Reconhecimento por parte da gerência pelo trabalho desempenhado , equiparação salarial , melhor condição de trabalho , qualificar melhor seus inspetores dando aula de relações humanas

Ferrovia Centro Atlântica

Descrição:A Ferrovia Centro Atlântica, também conhecida como FCA, foi fundada em setembro de 1996. É uma empresa priada do grupo VLI. Transporta diversos segmentos como produtos agrícolas, fertilizantes, combustíveis, automóveis e peças automotivas, químicos, minério, entre outros. Tem mais de três mil funcionários e atua nos estados de São Paulo, Espirito Santo, Goiás, Sergipe, Minas Gerais, Bahia e RIo de Janeiro, além do Distrito Federal.