Como é trabalhar na Federação Paulista de Futebol?

Precisa evoluir muito para ser profissional

ÁrbitroEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A FPF se destaca pela oportunidade de se trabalhar com o futebol profissional, onde muitos sonham em atuar. A entidade tem nome e prestígio. A formação da escola de árbitros é boa. Melhores profissionais de arbitragem do Brasil.

Contras: Não valoriza seus profissionais (árbitros), não os capacita o suficiente e deixa a desejar na gestão dos recursos humanos e profissionais que são atores importantes nas partidas de futebol, seu maior ativo. A diretoria de arbitragem não é transparente, não comunica claramente aos árbitros e não faz feedback para desenvolvimento individual ou em grupo. Apenas cobra resultados em alto nível e não dá algo compatível em retorno. Financeiramente renumera mal os profissionais e muitas vezes exige presença em treinamentos e palestras na capital fazendo com o que árbitro pague do bolso os altos custos envolvidos. Oferece pouca carga de trabalho aos árbitros, que acabam sendo mal aproveitados, mal remunerados e ficam sem motivação. A gestão está cortando profissionais por conta da idade, sem considerar a capacidade técnica e sem comunicar isso claramente ao indivíduo afetado. Dá poucas chances de evolução na carreira, muitas vezes pretere o profissional por gostos pessoais e política (apadrinhamento). Corpo de avaliadores (observadores) é péssimo para árbitros de menores categorias.

Conselhos para presidência: Estruturar melhor a área e a gestão. Capacitar melhores seus gestores (ainda amadores) ou trazer gente nova e competente. Adorar práticas profissionais, modelos de gestão eficiente, desenvolver melhor os profissionais, respeita-los mais, dar feedback e ser transparente, melhorar as oportunidades dadas e ser justo, levando mais em conta a capacidade técnica do que os caprichos ou apadrinhamento por parte dos gestores.

Bom local de trabalho, mas pode melhorar.

Estagiário de Jornalismo

Prós: Bom ambiente, integração entre os departamentos e sem competitividade entre os próprios funcionários. Horários flexíveis e compreensão dos superiores.

Contras: A empresa não oferece possibilidade de efetivação, o que faz com que os estagiários não se sintam valorizados da melhor maneira possível. Vale transporte baixo e não oferece Vale refeição.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os estagiários e pensar com mais carinho na possibilidade de efetivação, pois desta maneira evitam perder grandes talentos.

Uma organização muito boa e com foco em melhoria

Analista de Recursos Humanos (RH) Pleno

Prós: Possibilidade de crescimento, mudança constante e investimento no clima organizacional, nos últimos anos tem mudado sua gestão contratando profissionais mais capacitado e preparado para mudanças.

Contras: Melhorar a comunicação interna, ouvir mais os colaboradores e investir na capacitação e desenvolvimento dos profissionais com parcerias, cursos, faculdades.

Federação Paulista de Futebol