Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) logo

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

Como é trabalhar na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)?

Construindo Juntos?!?

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2014

Paracatu, MG

Prós: Aperfeiçoamento profissional dos empregados com cursos e treinamentos. Flexibilidade e negociação de horários de trabalho. O SESI/SENAI é referência nacional e possui estrutura para atender as industriais de MG.

Contras: Gerência tem uma conduta extremamente paternalista apadrinhando e protegendo “seus funcionários” prediletos. Faz questão de manter o clima de “ambiente familiar” contribuindo para o ranço de “serviço público” e dificultando o feedback. No geral dentro do Sistema FIEMG existe muito protecionismo e o ambiente é extremamente político. A empresa valoriza pouco o mérito dos empregados, as promoções são muitas vezes feitas com base em apadrinhamentos e não em méritos. O sistema apresenta poucas possibilidades de crescimento profissional e construção de carreira, principalmente em cidades do interior, não existe nenhuma política perceptível de retenção de talentos.

Vamos dar os cargos de acordo com o merito do profissional

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salario em dia, salario mais beneficios nao sao ruins, nao e o melhor mas nao e o pior. A Equipe de Instrutores se ajudava, em geral poucas intrigas.

Contras: Ingerencia - Gerente mau qualificada, muita gente sem qualificaçao que estavam ali porque conheciam alguem. Infra estrutura da unidade ruim, apesarr das festas da gerencia, laboratorio de informaticca, terrivel.

Conselhos para presidência: Senhor Presidente da Fiemg, determine ao seu RH para admitirem profissionais pela sua experiencia e competencies, treine seus Gerentes, proiba pessoas sendo contratadas por indicacao, contrataçao de parentes e amigos proximos. Mesmo como toda a propaganda os cursos deixam a desejar e a infra estrutura e precaria. E os Profissionais de gerencia e supervisao sem qualificacao. Pelo menos na unidade que eu trabalhei.

Empresa não-atraente para os estagiários.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Profissionais muito bem qualificados e infraestrutura adequada.

Contras: Delegam funções que não são compatíveis com a área de estudo.

Conselhos para presidência: Valorização dos estagiários.

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Possibilidade de trabalhar com programas que tinham impacto e que eram estrategicamente importantes. Contato com pessoas importantes da indústria.

Contras: Muita burocracia, o que dificultava a ação. Falta de pro-atividade dos funcionários. Inexistência de plano de carreira. Opiniões de cargos baixos não são escutadas.

Razoável.

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Liberdade, pressão na medida certa, previdência privada elegante, equipe bacana, compreensão dos gestores, imagem da empresa no estado, participação nos lucros.

Contras: Politicagem, favoritismos, preferência de mão de obra externa a interna, puxasaquismo convencional, clima de empresa pública mesmo não sendo, morosidade e burocracia nos processos.

Conselhos para presidência: Promoção por Mérito e não por Politicagem

Dinamismo e modernidade apenas da porta pra fora e nas propagandas.

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Incentivos a industria, ao desenvolvimento da industrias no estado. As avaliações são sigilosas para que você fique à vontade para compartilhar a sua experiência na empresa. Porém, revisamos todas as avaliações de acordo com as regras da comunidade antes de publicá-las no site.

Contras: Extremamente política e muito engessada. Muitos cargos de chefia, inclusive diretores. Salários abaixo da média do mercado. Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal.

Bom local para se trabalhar, se você não tem ambição de crescer na carreira.

Analista de Projetos Pleno

Prós: Ambiente de trabalho cordial, sem pressão, flexível no horário de trabalho, muitas iniciativas em favor do funcionário e principais processos estruturados.

Contras: Oportunidades de carreira dependem principalmente de competências políticas e de relacionamento, e não técnicas. Não há plano de carreira. Os salários não são atrativos para o nível técnico, especializado.

Conselhos para presidência: Definir plano de carreira e salários atrativos para os colaboradores ou outra estratégia de crescimento profissional que não dependa apenas de capital político.

Prós e Contras FIEMG

Analista de Negócios I

Juiz de Fora, MG

Prós: Metas desafiadoras e oportunidade de se trabalhar com tecnologia, estímulo para fazer cursos de reciclagem e atualização na área. Que por muitas vezes é fornecido pela própria empresa.

Contras: Por estar no interior, não é possível vislumbrar uma crescimento na carreira. Pois não há planos de cargos e salários. Todos onde trabalho, independente do cargo ou setor, não conseguem promoção, reconhecimento ou melhora na carreira.

Sistema Fiemg

AdministradorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Oportunidade de treinamento na sua área de atuação. O SISTEMA FIEMG através dos seus produtos e serviços gera novos negócios, pois tem um nome forte e respeitável no mercado.

Contras: Falha na gestão da unidade, gerente que não sabe fazer gestão prefere fazer pressão. Chefe não é um cargo, é uma responsabilidade! Claramente algumas responsabilidades não eram assumidas principalmente em época de crise. Clima de protecionismo na equipe gerando conflitos e disputa de egos. Programa de Participação nos Resultados não é justo. Para cargos operacionais salário abaixo da média em comparação com outras empresas do SISTEMA S.

Um bom lugar para aprender

Juiz de Fora, MG

Prós: Empresa boa, tranquila, te tira da zona de conforto, ambiente saudável com equipe qualificada. Oportunidade para tem um bom network com empresa da região. Equipe prestativa, disposta a ajudar a qualquer momento.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento, salários poderiam ser melhor, tem pessoas que estão no mesmo cargo a décadas, pessoa até aposentadas que não largam o osso.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários.

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

Descrição:A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a competitividade das indústrias instaladas no estado, bem como para o aumento e fortalecimento do associativismo. Para o cumprimento de sua missão, a FIEMG coloca à disposição da indústria mineira assessoria e apoio em áreas vitais como crédito e financiamento, tributária, meio ambiente e trabalhista. A Federação também representa a indústria e atua na defesa dos seus interesses no estado de Minas Gerais e no Brasil.