Como é trabalhar na Faurecia?

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Porto Real, RJ

Prós: Quando entrei na Faurecia, tive a impressão que seria a empresa dos meus sonhos, queria criar raízes e me desenvolver como a melhor profissional que eu poderia ser, as pessoas eram amigas, unidas, parceiras e amavam trabalhar naquele lugar. A produção ocorria de acordo com as normas e condutas das empresas e mão de obra Indireta era comprometida, o clima era ótimo os acordos coletivos mais tranquilos. Enfim era uma ótima empresa para se trabalhar.

Contras: Hoje mais do que nunca acredito que uma empresa é feita de pessoas, pois hoje a Faurecia tem o pior clima organizacional que conheço.

A Faurecia se encontra com um clima organizacional ruim, apresentando:

• Alto índice de rotatividade de pessoal: temos uma média baixa de permanência de novos funcionários na empresa.
    • Alto índice de absenteísmo: isso vem mostrando o impacto da ausência dos funcionários no dia-a-dia da empresa, o que impacta diretamente na produtividade.
    • Pichações nos banheiros: sinais subjetivos de revolta dos funcionários, seja em relação a outras pessoas dentro da empresa, ou também a políticas da empresa, cartas anônimas, discussões em acordos coletivos.
    • Resultados pobres nos programas de melhorias da empresa: a não participação também indica falta de comprometimento dos funcionários com os resultados e o crescimento da empresa.
    • Resultados ruins das avaliações de desempenho: .
    • Conflitos interpessoais e interdepartamentais: os conflitos entre as pessoas num departamento, ou até as “guerras” entre departamentos também indicam um clima de tensão, muitas vezes ligado ao aspecto pessoal.
    • Desperdício de material: apenas relembrando como pequenos detalhes, e que muitas vezes passam despercebidos, têm, muitas vezes, raízes profundas, ligadas ao clima organizacional.
    • Queixas no serviço médico: é uma maneira dos funcionários desabafarem, expondo problemas de natureza psicológica, ou até indiretamente procurando sintomas “inexistentes”.

Conselhos para presidência: Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas.

Trabalhar ao lado de pessoas positivas e animadas em um clima amistoso e tranquilo é o desejo de boa parte dos profissionais. Mais que bons salários e benefícios, o bom clima organizacional é um dos fatores que mais elevam a motivação e, por consequência, a produtividade.

Gestores que cultivam comportamentos negativos só piora o ambiente.

Desabafo

Auxiliar de Produção

Prós: Empresa tem tudo para crescer.

Contras: Bom, são tantos... Um dos maiores problemas é a falta de organização da mesma, deixa a desejar nesse critério, está atrasando as promoções dos funcionários "promovidos" deixando assim os mesmo desestimulados com tantas promessas, que nunca chegam a se concretizar, alegando sempre que está aguardando a aprovação da central. Esses "promovidos" por direito, por merecimento por uma boa dedicação com a empresa a que sempre ajudaram, e mesmo com toda situação não deixaram de dar sempre o seu melhor a todo momento. Tal desvalorização acaba gerando desgosto e a forma de n passar esse "desgosto " a empresa é buscando uma outra empresa para trabalhar.
    Espero que isto chegue a tal conhecimento e que valorizem mais os seus bons colaboradores, porque uma boa empresa sempre tem que valorizar a mão de obra que gira a empresa de tal forma produtiva.

Ótima empresa

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente de trabalho, clima organizacional e benefícios para os funcionários.

Contras: Falta de oportunidades para efetivar estagiários.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Empresa com um excelente ambiente profissional. Horários flexíveis e há pouca diferenciação entre estagiários e funcionários, o que nos dá plena autonomia. Salário condizente com o mercado de trabalho e benefícios razoáveis.

Contras: Como os estagiários são tratados como funcionários há grandes responsabilidades e a demanda chega a ser muito pesada, não chega a ser um ponto negativo por proporcionar um ótimo aprendizado, mas as vezes se torna prejudicial. O ramo de autopeças também é difícil é muito volátil, o que não dá grande estabilidade.

Desafios constantes

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Dia a dia dinâmico, muitos desafios, sempre instigado a se superar. Você cresce muito como profissional e pessoa. Sistema de avaliação bem legal, você constrói junto com seu superior.

Contras: Por estar num momento de transição tem passado por diversas mudanças, se você não for muito aberto a mudanças então não é o melhor lugar. Alguns gestores poderia ser menos estrelas, tem capacidade, mas as vezes são inacessíveis.

Organização

Analista de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2011

Quatro Barras, PR

Prós: Carreira Global, oportunidade de trabalhos em outros países, avaliação semestral de carreira visando crescimento profissional. Oportunidades de trabalhar em outros setores.

Contras: Clima organizacional da empresa ruim. Avaliação de funcionário aberta, visando competitividade. Alta rotatividade de supervisão e gerencia, perdendo credibilidade.

Vamos ampliar o orgulho de ser parte da Companhia

Analista Pleno

São José dos Pinhais, PR

Prós: Colaboradores que se ajudam no ambiente de trabalho;
    Fácil comunicação com o RH;
    Pagamento em dia;
    Produzir partes com qualidade para alguns modelos de automóveis;

Contras: Não há plano de carreira;
    Falta incentivo por parte da empresa para que os colaboradores tenham orgulho de compor o time de trabalho;
    Treinamentos ;
    Pouco formação para lideres na cultura da empresa;

Conselhos para presidência: Trabalho há 3 anos, adoro trabalhar nesta Companhia e meu desejo e que cada colaborador agradeça pela oportunidade que tem é não apenas pela remuneração, fico chateada quando escuto "aqui é assim mesmo" vamos mudar...
    Senhor Presidente adorei quando o senhor cumprimentou cada um de nós, mostrando um lado humano e sem preconceito, com este gestou provou que podemos ter o respeito de nossos colaboradores sem perder a educação de falar um simples "Bom dia".

Má gestão

Engenheiro de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2017

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Bom salário, oportunidade de crescimento profissional. A empresa apresentava um alto nível de crescimento e gerou muitas oportunidades para profissionais dispostos a mudar de cidade.

Contras: Falta de treinamento, gestores despreparados e pressão causada pela má gestão. A gestão não se preparava para receber novos colaboradores com treinamento e um hand over das atividades.

Bom lugar para aprender mas sem plano de carreira.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Oportunidade de contato com funcionários de outros países, autonomia de tarefas aos estagiários e valor da bolsa auxílio maior que do mercado.

Contras: A empresa possui gerentes despreparados, clima organizacional de desmotivação e insegurança, falta de comunicação com o recursos humanos, falta de plano de carreira e treinamentos.

São José dos Pinhais, PR

Prós: Empresa séria, pagamento em dia, com oportunidade de conhecimento. Horário flexível e crescimento pessoal. Bom salário para estagiário, e ordem.

Contras: Sem política de equipe, setores se desafiam como se fossem rivais e concorrentes, não há humanização dentro dela. Não há treinamento adequado.

Faurecia

Descrição:Faurecia foi fundada em 1997, após uma fusão entre Bertrand Faure - especialista em assento à base de molas para a indústria automotiva - e ECIA - uma subsidiária da Peugeot, fabricante de assentos e interiores de veículos e uma das referências na Europa em sistemas de exaustão. Com 320 localidades, incluindo 30 centros de P&D em 34 países em todo o mundo, a Faurecia é agora líder global em suas quatro áreas de negócio: assentos automotivos, sistemas de interiores, exteriores automotivos e tecnologias de controle de emissões. Faurecia é o número um do mundo em fornecimento de estruturas de assento, tecnologias de controle de emissões e interiores de veículos.