Como é trabalhar na Faurecia?

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Porto Real, RJ

Prós: Quando entrei na Faurecia, tive a impressão que seria a empresa dos meus sonhos, queria criar raízes e me desenvolver como a melhor profissional que eu poderia ser, as pessoas eram amigas, unidas, parceiras e amavam trabalhar naquele lugar. A produção ocorria de acordo com as normas e condutas das empresas e mão de obra Indireta era comprometida, o clima era ótimo os acordos coletivos mais tranquilos. Enfim era uma ótima empresa para se trabalhar.

Contras: Hoje mais do que nunca acredito que uma empresa é feita de pessoas, pois hoje a Faurecia tem o pior clima organizacional que conheço.

A Faurecia se encontra com um clima organizacional ruim, apresentando:

• Alto índice de rotatividade de pessoal: temos uma média baixa de permanência de novos funcionários na empresa.
    • Alto índice de absenteísmo: isso vem mostrando o impacto da ausência dos funcionários no dia-a-dia da empresa, o que impacta diretamente na produtividade.
    • Pichações nos banheiros: sinais subjetivos de revolta dos funcionários, seja em relação a outras pessoas dentro da empresa, ou também a políticas da empresa, cartas anônimas, discussões em acordos coletivos.
    • Resultados pobres nos programas de melhorias da empresa: a não participação também indica falta de comprometimento dos funcionários com os resultados e o crescimento da empresa.
    • Resultados ruins das avaliações de desempenho: .
    • Conflitos interpessoais e interdepartamentais: os conflitos entre as pessoas num departamento, ou até as “guerras” entre departamentos também indicam um clima de tensão, muitas vezes ligado ao aspecto pessoal.
    • Desperdício de material: apenas relembrando como pequenos detalhes, e que muitas vezes passam despercebidos, têm, muitas vezes, raízes profundas, ligadas ao clima organizacional.
    • Queixas no serviço médico: é uma maneira dos funcionários desabafarem, expondo problemas de natureza psicológica, ou até indiretamente procurando sintomas “inexistentes”.

Conselhos para presidência: Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas.

Trabalhar ao lado de pessoas positivas e animadas em um clima amistoso e tranquilo é o desejo de boa parte dos profissionais. Mais que bons salários e benefícios, o bom clima organizacional é um dos fatores que mais elevam a motivação e, por consequência, a produtividade.

Gestores que cultivam comportamentos negativos só piora o ambiente.

Faurecia

Descrição:Faurecia foi fundada em 1997, após uma fusão entre Bertrand Faure - especialista em assento à base de molas para a indústria automotiva - e ECIA - uma subsidiária da Peugeot, fabricante de assentos e interiores de veículos e uma das referências na Europa em sistemas de exaustão. Com 320 localidades, incluindo 30 centros de P&D em 34 países em todo o mundo, a Faurecia é agora líder global em suas quatro áreas de negócio: assentos automotivos, sistemas de interiores, exteriores automotivos e tecnologias de controle de emissões. Faurecia é o número um do mundo em fornecimento de estruturas de assento, tecnologias de controle de emissões e interiores de veículos.