Como é trabalhar na Fapes?

Analista Administrativo FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os benefícios de auxílio-escola, plano de saúde e estacionamento gratuito. __________________________________________________________________

Contras: Clima organizacional muito ruim devido às últimas demissões em massa e o plano de terceirização de serviços e áreas da empresa, o que desmotiva os atuais empregados.

Conselhos para presidência: Mudar a estratégia de gestão para o corte de custos específicos que não abalem a estrutura da empresa e que não criem esse ambiente tão desfavorável para a motivação dos empregados.

Sucessivas mudanças de Gestão

Analista Administrativo Financeiro

Prós: Remuneração acima da média do mercado. Bons benefícios, que de forma indireta aumentam ainda mais a remuneração do empregado. Horários flexíveis e estacionamento.

Contras: Não há plano de cargos definido. Sem perspectiva de crescimento vertical. Não há cultura meritocrática. Diretrizes estratégicas são pouco transparentes devido ao ambiente político que envolve o patrocinador. Diretoria é alterada conforme entendimento do patrocinador, gerando mudanças bruscas e repentinas de curso no planejamento de longo prazo da empresa. Burocracias e gastos com contratação de terceiros em demasia. Extinção da remuneração variável.

Conselhos para presidência: Definição de metas para os empregados e manutenção dos acordos coletivos com os empregados a fim de manter a retenção dos profissionais.

Empresa arcaica com bons benefícios.

Prós: Benefícios, como vale refeição e alimentação acima da média de mercado. Garagem gratuita ou vale transporte pago pela empresa. Flexibilidade na jornada de trabalho, incluindo a hora do almoço. Possibilidade de usar o banco de horas para tirar o dia de trabalho.

Contras: Plano de cargos e salários arcaico, participação nos resultados da empresa mal dimensionado e diretoria sem um planejamento claro para a empresa, principalmente ao se olhar o longo prazo e a continuidade da empresa. Falta de oportunidade para efetivar estagiários o que faz com que a empresa perca mão de obra boa e barata. Falta de uma estratificação dos cargos o que dificulta muito uma promoção vertical.

Conselhos para presidência: Reavaliar o plano de cargos e salários e criação de um planejamento de longo prazo para a empresa que independa da diretoria vigente.

Bom início de carreira mas com problemas corporativos sérios

Analista Administrativo Financeiro

Prós: A empresa tem uma excelente infra-estrutura, localizada em um dos melhores pontos do centro do Rio de Janeiro. Possui um amplo pacote de benefícios, banco de horas flexível e um salário inicial bem elevado para um analista júnior.

Contras: A empresa não tem uma política de promoção satisfatória, pouco meritocrática. Não possui seniorização nos cargos de analista. A cultura organizacional paternalista torna o ambiente corporativo pouco meritocrático e bastante político.

Conselhos para presidência: Melhorar a cultura organizacional para meritocrática. Criar um plano de carreira mais próximo do mercado, com seniorização entre analistas.

Empresa eficaz

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: A empresa oferece salário e benefícios acima do mercado. O programa de educação corporativa que era oferecido aumentou consideravelmente a capacitação do corpo funcional.

Contras: A atual gestão entende que não é mais necessário investir nos recursos humanos da organização. No momento, descontinua o programa de educação corporativa, a participação nos resultados e corta benefícios.

Conselhos para presidência: Voltar a investir nos seus recursos humanos.

Instabilidade em razão dos maus resultados

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Estrutura. Benefícios ( apesar de a direção estar querendo diminuir os benefícios, os valores ainda são bem atrativos. Garagem no centro do RJ.

Contras: Momento de incertezas e instabilidade. Demissões ocorrendo com frequência. Extrema dificuldade de crescimento vertical. No momento atual, demissões ocorrendo com frequência nos últimos meses. Empregados com anos de carreira sendo mandados embora, alguns, à beira da aposentadoria.

Bons benefícios para estagiário

Prós: Salário acima da média, vale refeição acima da média, fácil localização e horário bom de trabalho. Para analistas e técnicos os salários e benefícios são muito generosos. Existe PL de 3,78 do salário do funcionário é vale de mais de 1000 reais

Contras: Empresa muito hierárquica, não efetiva estagiários, técnicos não podem virar analistas tão cedo, muito trabalho em alguns setores como TI e RH, ambiente muito contaminado de funcionários e gerentes arrogantes e grossos.

Conselhos para presidência: Deixar de ser hierárquica e ser mais transparente nos processos seletivos.

Bom início de carreira mas desmotivante com o tempo

Analista Administrativo Financeiro

Prós: Empresa muito boa para o início de carreira. Salário acima de mercado para analista júnior, com excelente pacote de benefícios. Possui ótima localização no centro do Rio de Janeiro e conta com infraestrutura de primeira linha.

Contras: Plano de carreira muito defasado, não conta com senioridade. Promoções são realizadas por amizade e paternalismo, não por desempenho e competência. Estrutura hierárquica desmotivante, gestores de baixa qualidade técnica liderando equipes de analistas muitas vezes de alto desempenho. Baixa possibilidade de crescimento vertical. Ambiente corporativo pesado e desmotivante

Conselhos para presidência: Trabalhar no ambiente corporativo e desmontar a estrutura paternalista de baixo desempenho.

Poderia melhorar...

Bolsista de Mestrado

Vitória, ES

Prós: Pontualidade, compromisso em honrar o contrato, segurança e organização.

Contras: Duração do contrato menor que dois anos, burocracia, valor da bolsa.

Vale a pena?

Subgerente

Vitória, ES

Prós: Equipe bem entrosada, disposta a ajudar

Contras: Volume de trabalho, superiores nao nos ouvem

Fapes