Como é trabalhar na Falconi?

Uma empresa-escola

Consultor Júnior

Prós: Na FALCONI temos a oportunidade de trabalhar junto a diversas empresas de grande porte, dos mais variados segmentos, tendo contato tanto com os altos executivos quanto com as áreas operacionais. Acho que o ponto mais forte da empresa é o conhecimento que se adquire: nosso ofício é resolver problemas e melhorar os resultados dos clientes. Para isso, temos que implementar as melhores práticas de gestão em cada um deles.
    A FALCONI é uma consultoria que não entrega relatórios, ela entrega melhoria de resultados. Isso, por si só, me deixa muito motivado em trabalhar na empresa.
    O plano de carreira é bem estruturado e os salários são bons no médio e longo prazo.

Contras: O plano de carreira é bem estruturado, mas não tão acelerado quanto a empresa vende em seus processos seletivos. Depende muito da política de vagas e, portanto, da dinâmica econômica nacional e mundial.
    A vida de consultoria, conforme se cresce na carreira, dificulta que se dê prioridade à vida pessoal e familiar, uma vez que se viaja muito e, dependendo do ritmo do projeto, a carga de trabalho é bem intensa.

Uma experiência dura, mas válida

Analista de Gestão JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Nova Lima, MG

Prós: Oportunidade de se trabalhar em diversos estados brasileiros com boas chances para alavancar seu crescimento profissional e para estabelecer um sólido network profissional.

Contras: Projetos bastante desafiadores, o que é, muitas vezes ponto positivo, ou projetos de ambiente muito desestimulante. Ser avaliado por trabalhos de contextos tão heterogêneos e ser colocado em uma curva normal para ranking interno dos funcionários da empresa nem sempre me pareceu muito justo. A avaliação de desempenho periódica da empresa também se torna subjetiva e altamente dependente da percepção de seu líder de projetos. Ao ingressar, minhas expectativas foram levantadas como sendo um profissional de altíssimo potencial de aprendizado, mas dependendo de minha liderança, me senti muito pouco valorizado e tratado como se fosse um profissional com limitações no aprendizado. Com a pouca experiência profissional que tinha, também, me senti quase sempre pisando em ovos, inclusive com dois líderes de equipe e pouco confiante de que podia contar com eles.

Conselhos para presidência: Talvez eu ainda não fosse um consultor brilhante ao ingressar na empresa, mas não senti que tivesse uma oportunidade muito boa para crescer como esperava. Sei que se permanecesse na empresa, iria surpreender mais cedo ou mais tarde.

Sua vida para a empresa

Consultor Pleno III

Prós: Mudança constante, desafio em grandes empresas, carreira internacional

Contras: Abrir mão de tudo e todos pela empresa.

Conselhos para presidência: Aproximem os consultores da vida pessoal deles. Terão longevidade na empresa e saúde mental pro dia a dia.

Péssima liderança, projetos são feitos buscando ganhos irreais. Fique 3 anos e saia

Consultor PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O bom da Falconi é o rápido aprendizado no começo da carreira e como abre a cabeça da pessoa muito mais rápido que começar como analista qualquer em outra empresa. Ganha-se muito jogo de cintura e o conhecimento em gestão é realmente muito bom, você saberá mais que muito gerente (que se acha gerente e não é).

Contras: O bom para por aí. - Péssimo salário para quem começa muito abaixo do mercado. 3 anos mínimo para passar a ganhar 6k (sem vida, sem PLR e levando pressão de tudo que é lado). - Treinamentos iniciais muito ruins. Lhe dão um mês de aulinhas de PDCA e te jogam no fogo. Uns veêm isso como bom. Eu vejo isso como péssimo dado os outros programas de trainees que realmente te preparam para ser alguém no futuro, alguém especializado e não um generalista. - A liderança é simplesmente péssima tanto do líder de campo quanto o administrativo e diretoria. Amadores em gestão de pessoas. Não caia no marketing e depoimentos de consultores é tudo ensaiado. - Sem vida pessoal. Esquece. Fica-se no cliente, em ambientes insalubres (salinhas pequenas com vários consultores um do lado do outro grudado) e não pode sair do local 18h30 porque o cliente pode ver e isso "pega mal". Quem viaja pior ainda, mora em hotel, volta sexta tarde da noite pra casa e segunda sai cedo (vôos 5h e 6h da manhã para economizar). Saúde vai pro espaço. - A PLR é uma afronta (dá uns 0,5 em média) e a avaliação de desempenho personalista. Vende-se muito a avaliação 360 mas a verdade é: Quem é lider bata metas não importa com que meios (meios justificam fins na Falconi para bater metas) e para subordinados, caia nas graças dos líder (fale de futebol, iphone, essas coisas que eles gostam). - E o pior na minha visão é como os líderes estabelecem metas irreais de projeto e fazem de tudo para chegar lá usando de diversos "jeitinhos brasileiros" (diminuir escopo, ganhos que o cliente já tinha, coisas que já estavam em andamento, cálculos de análises superestimados, entre outros). - Os consultores plenos e sênior tem menos moral que consultor júnior que ficam levando avaliações altas porque fizeram um gráfico bonitinho.

Conselhos para presidência: O modelo é insustentável e vocês sabem. Ficar entupindo projetos de consultor júnior mal saído da faculdade em clientes que pagam milhões e milhões enquanto as grandes consultorias (Mckinsey, bain, etc) tem caras ultra experientes e especializados.. a qualidade de vida inexiste, os líderes não sabem gerir pessoas e as metas cada vez mais irreais. Para de fazer vídeos de marketing para atrair juniorzinho e repensem todo o modelo.

Parece boa, mas não é

Consultor JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A empresa tem colaboradores muito bons(uma pena nos últimos anos muitos terem pedido demissão) porém não valoriza-os. Excelente oportunidade para aprendizado e networking.

Contras: Não parece uma consultoria de gestão pois a própria gestão é péssima. Acostume-se a trabalhar até 1h-2h da manhã por um salário baixo. Tem líderes ótimos e tem líderes terríveis. Eles vendem uma política de carreira que não acontece na prática.

Conselhos para presidência: Observar o que realmente acontece dentro da empresa e no campo, parece que a presidência não sabe o que acontece no dia-a-dia da empresa, vivem em outro mundo.

Ótima cultura, grande aprendizado, remuneração inferior ao mercado.

Analista de GestãoEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Ótimo sistema de treinamentos, aprendizado no dia-a-dia e liberdade para expor idéias e conversar de igual para igual com a gerência. Se você se identifica com os valores da empresa há grande chances de amar a Falconi.

Contras: Remuneração inferior ao mercado. Embora eu veja isso como um ponto positivo porque gosto, há grande percentual de viagens. Se você gosta disso, com eu, ótimo. Do contrário esse pode ser um ponto negativo. Mas se você quer uma carreira em consultoria, tem que entender que vai mesmo passar pouco tempo em casa.

Conselhos para presidência: Vocês são a maior empresa brasileira de Consultoria em Gestão , sugiro atualizarem a base salarial para níveis de mercado compatíveis com o alto nível de empresa que vocês são.

Casa de ferreiro, espeto de pau.

Consultor

Prós: O conhecimento que se tem acesso é amplo e a diversidade de projetos e consultores possibilita um crescimento pessoal exponencial

Contras: A qualidade da maioria dos consultores é baixa, formação ruim, conhecimento baixo e tende a virar uma máquina que não sabe pensar, apenas executar o "método" e assim o sonho se torna grande demais para a empresa. Os melhores consultores aos poucos estão saindo e não há renovação, hoje a empresa é levada por 2 bons e competentes nomes. O administrativo é fraco e com uma gestão bem ruim, literalmente casa de ferreiro, espeto de pau.

positiva

Analista de Novos Negócios Sênior

Prós: Oportunidade de aprendizado constante. Por ser uma empresa pequena, temos oportunidade de conhecer diferentes frentes e áreas, o que facilita conhecer o todo.

Contras: Por ter como base principal a metodologia PDCA, as vezes sentimentos falta de solucionar um problema ou agir de forma diferente, inovando e agregando.

Proporciona muito conhecimento

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa proporciona um grande aprendizado e crescimento profissional. A equipe é muito boa e colaborativa. A estrutura da empresa é fantástica.

Contras: O plano de carreira é aplicado somente para o campo. Existe uma grande pressão para entrega dos resultados e nem todos os líderes estão devidamente preparados.

Prós: A cultura de aprendizado da empresa, com a participação em diversos projetos traz a oportunidade de crescer de uma forma diversificada. O trabalho é bem dinâmico e você trabalha com a operação até a alta direção do cliente

Contras: Remuneração bem abaixo das empresas de consultoria, Não corresponde com as horas e o nível de trabalho. Há sempre excedente de horas de trabalho

Conselhos para presidência: Remuneração precisa ser ajustada para segurar os melhores consultores , que por consequência terão um melhor domínio do inglês e aumentará a captação de projetos no exterior

Falconi

Descrição:A FALCONI é reconhecida pela capacidade de ajudar as organizações a construir resultados excepcionais pelo aperfeiçoamento de seu sistema de gestão. Fundada pelo Professor Vicente Falconi, atua há mais de 30 anos no mercado. Nossa equipe de consultores atua dentro dos clientes, com o objetivo de identificar presencialmente os problemas e suas causas. Tendo por base a utilização de um método conhecido em todo o mundo, o PDCA, oferecemos as melhores soluções de gestão. A forma de trabalho consiste em transferir conhecimento gerencial com foco em resultados. Isso é feito por meio da implementação de um moderno e eficaz sistema de gestão, no qual cada profissional conhece seu papel para que os resultados sejam obtidos. Nós acreditamos no aprendizado por projeto. Aplicamos nosso método com disciplina e envolvendo as pessoas para estabelecer e atingir metas desafiadoras. Dessa forma, o resultado que entregamos é muito mais consistente e duradouro. Isso porque se baseia no crescimento e desenvolvimento da equipe do cliente, no decorrer do projeto.