Como é trabalhar na Falconi?

Excelente aprendizado, mas pode melhorar em gestão de pessoas

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É uma empresa-escola. Desde os 3 meses iniciais remunerados de treinamento até a vivência intensa no método no dia a dia, se aprende muito na empresa. A visão de gestão e a intensidade do uso das ferramentas é algo que uso até hoje.

Contras: A forma como as lideranças são capacitadas deixa a desejar. As lideranças dos projetos que participei e algumas outras que tive contato direta e indiretamente apresentaram deficiências básicas de gestão de pessoas, que levava a desalinhamentos e dava margem para alguns vícios de trabalho que alguns consultores tinham e que acabavam por estender o tempo das longas horas de trabalho para a equipe inteira, ao meu ver sem necessidade

Conselhos para presidência: Invista na capacitação das lideranças para que elas possam extrair o melhor da equipe

Consultor

Prós: Trabalhar em empresas de diferentes setores, com muita exposição (reuniões c/ gerentes, diretores, etc.); carreira bem dinâmica e oportunidade de projetos internacionais

Contras: Salários bem abaixo do mercado (trainee R$4500 vs. R$6000+ em outros trainees tops e R$8000+ em consultorias estratégicas), o que acaba por afastar grande parte dos talentos que deveriam compor uma empresa como a Falconi; comunicação interna péssima: ninguém sabe o que está acontecendo na empresa e como as decisões são tomadas, além de que se promete uma coisa e não se cumpre; senso de pertencimento quase inexistente (além do encontro anual de consultores - que só tem quando os sócios querem, ou seja, não é sempre); alocação em projetos no exterior é praticamente aleatória e não por mérito; avaliação de desempenho confusa e pouco meritocrática

Conselhos para presidência: Profissionalizar a gestão da empresa (e não apenas sócios tomando medidas aleatórias, fazendo projetos em paralelo sem comunicar ao resto da empresa) e aumentar os salários para atração de talentos, compensando isso com uma redução da qtd de consultores por projeto ou reduzindo os imensos gastos administrativos

Empresa promissora, mas ainda em estruturação

Consultor Sênior II

Prós: Oportunidade de aprendizagem e de conhecer diversos segmentos e empresas diferentes. Capacitação em conhecimentos de gestão e ferramentas de análise.

Contras: Lideranças muito despreradas e qualidade de vida muito ruim. Apoio adminsitrativo pouco profissional e práticas de gestão de pessoas muito incipientes.

Conselhos para presidência: Profissionalização interna, valoração da equipe administrativa, adoção de práticas realmente dedicadas às pessoas.

Analista de Sistemas

Nova Lima, MG

Prós: É uma boa empresa para se trabalhar, possui bons benefícios, um bom relacionamento entre as áreas administrativas, está sempre buscando se atualizar em relação ao mercado.

Contras: Para a parte administrativa não existe um plano de carreira e quase todas as vantagens são direcionadas aos consultores. Os salários são incompatíveis com o mercado.

Aprendizado constante

Consultor Sênior

Prós: Empresa dinâmica e muito foco em aprendizado e resultados; equipe muito boa e com foco em sempre melhorar a cada dia... método de trabalho muito organizado e eficente

Contras: Pouco bônus e valorização da carreira... A rotina é bastante puxada porém com muito aprendizado. Dimensionamento de equipes muitas vezes mal dimensionada

Vai ser muito difícil, mas você vai crescer muito

Consultor Júnior

Porto Alegre, RS

Prós: Oportunidade de aprendizado, trabalho dinâmico, oportunidade de networking, conhecimento de diversas empresas em diversos setores, desafio constante, trabalho com pessoas excelentes

Contras: ambiente de muita cobrança e pressão pelos melhores resultados, longas horas, muita viagem, ambiente muito competitivo, sem adicional por hora extra ou por trabalhar fora da base.

Prós: Feedback, Aprendizado acelerado, Networking. Oportunidade de conhecer diversas empresas e localidades. Ótimos benefícios, principalmente o seguro saúde.

Contras: Salarios incompatíveis com o mercado de consultoria atual. Dificuldade de construir uma vida em uma cidade específica devido as mudanças constantes de local de trabalho

Conselhos para presidência: Melhorar a distribuição salarial

Aprendizado constante

Cunsultor Pleno 1

Prós: aprendizado constante, atuação no exterior, diversidade de segmentos dos clientes, equipe multidisciplinar, treinamentos, clima interno, cooperação

Contras: jornadas de trabalho exaustivas, avaliações de desempenho não necessariamente justas, trabalho sobre pressão, necessidade de total disponibilidade

Dinâmico e muita cobrança mas ótimos funcionários e equipes

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Nova Lima, MG

Prós: Empresa muito bem estruturada com excelente qualidade de profissionais bem dispostos a ensinar e com alto grau de colaboração e sentimento de pertencimento

Contras: Baixa remuneração inicial que reflete numa alta rotatividade de novos consultores recém contratatos e uma baixa taxa de retenção da força de trabalho bem treinada

Falconi

Assistente de TIEx-funcionário, saiu em 2017

Nova Lima, MG

Prós: Salário compatível com o mercado, benefícios muito bons. Ambiente de trabalho muito bom.

Contras: A area administrativa não é compatível com a consultoria.

Falconi

Descrição:A FALCONI é reconhecida pela capacidade de ajudar as organizações a construir resultados excepcionais pelo aperfeiçoamento de seu sistema de gestão. Fundada pelo Professor Vicente Falconi, atua há mais de 30 anos no mercado. Nossa equipe de consultores atua dentro dos clientes, com o objetivo de identificar presencialmente os problemas e suas causas. Tendo por base a utilização de um método conhecido em todo o mundo, o PDCA, oferecemos as melhores soluções de gestão. A forma de trabalho consiste em transferir conhecimento gerencial com foco em resultados. Isso é feito por meio da implementação de um moderno e eficaz sistema de gestão, no qual cada profissional conhece seu papel para que os resultados sejam obtidos. Nós acreditamos no aprendizado por projeto. Aplicamos nosso método com disciplina e envolvendo as pessoas para estabelecer e atingir metas desafiadoras. Dessa forma, o resultado que entregamos é muito mais consistente e duradouro. Isso porque se baseia no crescimento e desenvolvimento da equipe do cliente, no decorrer do projeto.