Como é trabalhar na Faculdade Santa Marcelina?

Uma empresa bastante complicada

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa fornece benefícios, como VR, VT, plano de saúde e plano odontológico, mas a qualidade é capenga. O salário é pago em dia. Nunca houve problemas quanto a isso.

Contras: A instituição possui muitos problemas. Dentre tantos, a falta de planejamento e direção é o que mais vai incomodar o funcionário no dia a dia. O clima organizacional é ruim e algumas pessoas dificultam o trabalho de outras propositalmente. A falta de respeito entre funcionários, em várias instâncias, é comum dentro da empresa. Não há plano de carreira. Não há investimento no desenvolvimento das pessoas. Não existe feedback. Não existe uma avaliação de desempenho. Você nunca sabe o que está fazendo ali e o trabalho diversas vezes parece sem propósito. O estresse é grande. Muitas cobranças e pouca, ou nenhuma, valorização do funcionário.

Conselhos para presidência: Conheçam melhor as pessoas que contratam para a gerência dos setores. A maioria é despreparada e parece desatualizada. As freiras não conhecem o mercado educacional. Precisam de um choque de realidade urgente.

A pior empresa que trabalhei

Auxiliar A

Prós: Salário é compativel com o mercado, o unico beneficio de verdade, por que os beneficios são péssimos e se a empresa pudesse descontaria até a agua que bebemos.

Contras: A empresa não tem um Presidente, Vice Presidente. É administrado pelas freiras, o que dificulta muito o crescimento da empresa. São Pessoas inteligentes porém não tem visão de mercado. Por serem religiosas passam a impressão que terão um ótimo relcionamento interpessoal e empatia com os outros, não se engane. Os dpartamentos são individualistas, não há comunicação. Não há feedback, investimento em funcionários e qualquer preocupação com o bem estar de todos.

Conselhos para presidência: Retirem as freiras e contratem alguém com visão de mercado.

Pior empresa em que já trabalhei

Prós: Muitas opções de comida para o almoço. Não vejo nenhuma outra vantagem. Talvez o salário seja compatível com o mercado, mas creio que pelo o que sondei isso não se enquadra em todos os cargos.

Contras: O clima organizacional é o pior que já conheci. Existem momentos "felizes" que são forçados pelas freiras em datas comemorativas. Mas no dia a dia ninguém se preocupa com ninguém. Não há plano de carreira, e os funcionários não são desenvolvidos por falta de feedback e por falta de gestão que se comporte como líder e não apenas um chefe. Trabalham com muita indicação, inviabilizando o crescimento de quem está a mais tempo dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Deveria existir uma preocupação maior com o clima organizacional, profissionais felizes com o lugar onde trabalham produzem muito mais! E não estou falando de aumento de salário, e sim de valorização do funcionário e respeito uns pelos outros. Não estou falando de processos definidos (ainda que isso seja importante), e sim de ouvirmos mais uns aos outros deixando o ego de "Chefe" de lado, ego que desvaloriza a equipe e traz para o próprio peito as brilhantes ideias, aplausos e vitórias. Estou falando de chefes serem líderes, regras são necessárias para a ordem, e a FASM é muito boa nisso, mas falta sensibilidade, se colocar no lugar do outro, entender o por quê das dificuldades. Falta mais olho no olho, contato pessoal, que resulta em parceria e não em pessoas programando outras para uma produção em massa. Não somos robôs! Falta pesquisa de clima que aproxime gestores da equipe, dando a oportunidade de falarem o que pensam de cada um dos seus funcionários, ao invés de falar para terceiros ou ficar de cochichos pelos cantos sem dar a oportunidade de melhorias ou desenvolvimento profissional. É normal ter fofoca, mas a maior decepção é um gestor falar mal de seus funcionários entre eles. E isso está acontecendo!

Trabalhar na FASM

Enfermeiro

Prós: Local bom para trabalhar, pessoas de fácil relacionamento e salário compatível com o mercado. Bons investimentos relacionados à capacitação dos funcionários.

Contras: Plano de saúde ruim e não estendido para familiares. Não existe plano de carreira na empresa. Valores relacionados aos benefícios são descontados da folha de pagamento.

bom lugar para trabalhar, mas não para fazer carreira

Inspetor de Alunos

Prós: ótimo ambiente de trabalho, ótimos benefícios inclusive bolsa de 100% na Faculdade

Contras: sem plano de carreira, praticamente zero chance de crescer na Empresa, todas vagas abertas, são preenchidas por externos!

Conselhos para presidência: construir um plano de carreira para motivar os funcionários!

Faculdade Santa Marcelina