Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na ExxonMobil?

157 postagens (36 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.78
  • Remuneração e benefícios
    3.74
  • Oportunidade de carreira
    3.34
  • Cultura da empresa
    3.77
  • Qualidade de vida
    3.83

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 3 anos

    Já foi uma ótima empresa para se trabalhar

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

    Curitiba, PR


    Prós: Na maioria dos casos, analistas conseguem ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, os funcionários não são incentivados a fazer horas extras em excesso e mesmo tendo contrato de 44h, não se trabalha aos sábados, (com exceções para alguns departamentos). Isso infelizmente não é regra.
    O grande diferencial da empresa na minha opinião é a oportunidade de interagir com equipes globais e multi-culturais, pessoas de diversos países, muitas vezes pessoalmente em workshops e treinamentos, e, na maioria por teleconferência.
    Pagam em dia e tem um empréstimo flexível realmente flexível, com juros quase zero.
    O programa de ergonomia incentiva os funcionários do escritório a fazer pausas para alongamento durante o expediente.
    A empresa paga curso de línguas.

    Contras: As políticas de desenvolvimento de carreira e remuneração são bastante ultrapassadas. O Ranking interno tem um processo muito antiquado e subjetivo, e o funcionário não é informado sobre sua real posição, mesmo seu aumento de salário sendo baseado na sua performance.
    Além disso, existem grandes diferenças salariais entre pessoas que tem o mesmo nível hierárquico e muitas vezes exercem a mesma função. Isso fica claro pelos benefícios que se obtém depois de determinada faixa salarial. Muitas vezes causa mal estar na equipe e desmotiva a maioria que ganha menos e faz o mesmo trabalho. Mesmo em setores onde o salário inicial é maior que o demais, não acontece uma equiparação salarial caso um funcionário de um outro setor com salário bem inferior mude para o setor de salários maiores. A participação nos resultados é inferior a empresas do mesmo porte que tem setor de TI na cidade, de áreas de telecomunicação, montadoras de automóveis e empresas de cosméticos.
    O pacote de benefícios já foi um dos melhores da cidade, infelizmente não é mais. Não se via muito esforço por parte de RH e gerentes para mudar isso.
    A empresa tem processos muito burocráticos e é difícil mudá-los, mesmo que isso traga benefícios óbvios. A opinião, ideias e o conhecimento dos funcionários muitas vezes não é levado em conta na hora de promover mudanças, que sempre ocorrem de cima para baixo. Gasta-se muito em novos softwares caros e ineficientes, mas pouco se discute ideias, o que é aplicável para muitas outras empresas também.
    Muitos chefes são despreparados e não tem perfil de liderança, muitas vezes dão mais importância a burocracia que ao trabalho em si, e não procuram desenvolver os funcionários.

    Conselhos para presidência: Aprender a ouvir os funcionários, pois o conhecimento que eles adquirem com o tempo pode ser crucial para promover melhorias e aumentar a eficiência.
    Melhorar o processo de avaliação, pois o sistema atual não supre as demandas atuais de desenvolvimento e remuneração.
    Valorizar as pessoas e remunerá-las com justiça.
    Diminuir a burocracia em TI.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Boa empresa, mas tem muito ainda a melhorar

    Analista de Suporte Técnico

    Curitiba, PR


    Prós: Pagamento em dia, PLR de um salário integral para todos os funcionários (independente da performance), escritório bem equipado, contato constante com estrangeiros (que deixa o seu inglês sempre bem treinado), auxilio moradia (dependendo do caso), subsídio de pós-graduação para funcionários eletivos, estabilidade, oportunidade de expatriação.

    Contras: A cultura de movimentação constante do funcionário pode parecer bom a primeira vista para alguns funcionários, mas na realidade faz com que o profissional não se desenvolva o suficiente na posição que exerce (devido a falta de tempo); falta de avaliação 360 faz com que os supervisores se sintam protegidos demais e alheios a qualquer tipo de crítica; cultura interna da empresa ainda não é de portas abertas; remuneração pode se estagnar com o tempo; aumentos por mérito não são tão altos e demoram a vir; contratados são tratados de forma diferente; funcionários antigos mal capacitados e desmotivados muitas vezes emperram o andamento da equipe e o RH não tem a cultura de demitir o funcionário por má performance.

    Conselhos para presidência: Deve-se URGENTEMENTE rever o processo de ranking que é por demais defasado em relação ao mercado. O bom funcionário não é reconhecido da forma devida, pois depende da performance dos outros membros da equipe. Se os outros forem mal, ele nao precisa ir bem pra estar no topo do ranking

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 2 anos

    Calidad Humana, Calidad en sus Productos, Excelentes Beneficios para los empleados.

    Ex-funcionário, saiu em 2012


    Prós: Compañía estable, buenos salarios, amigable con el medio ambiente, muchos beneficios para el trabajador y su familia, respetuosa de las leyes locales, calidad y excelencia en sus productos, ética en los negocios, y lo que más trabaja es en la seguridad en todos los departamentos. Implementando los Programas SHE, ALERTA, SISTEMA SMIT,

    Contras: Como en todas las empresas, hay momentos difíciles pero la compañía se esfuerza en mantener un ambiente de alto desempeño y amigable, nada significativo.

    Conselhos para presidência: Invertir más en la comunidad de pocos recursos, apoyar organismos mundiales que trabajan en la conservación del medio ambiente y la producción de alimentos y medicina saludable. Hoy vivimos en una sociedad industrializada que solo le importa el consumismo y el capitalismo sin importarle las consecuencias.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Para quem quer uma vida fácil, não uma vida grande.

    Supervisor

    Curitiba, PR


    Prós: Salário, equilíbro entre vida pessoal e profissional, possibilidade de carreira

    Contras: Decisões opacas, RH inútil, privilégio de americanos

    Conselhos para presidência: Que tal não subestimar a capacidade intelectual de todos empregados?

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    gosto muito

    Supervisor

    Curitiba, PR


    Prós: Desenvolvimento técnico, experiência no exterior, boa remuneração e benefícios, estabilidade

    Contras: Processo de ranking péssimo, injusto e baseado nas atividades extra curriculares conhecidas como puxa saquismo. RH inexistente, gerência reduzida

    Conselhos para presidência: Mude o sistema de ranking e no Brasil, valorize profissionais naturais de outras cidades e não somente cariocas

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Boa para os mais fracos

    Analista

    Curitiba, PR


    Prós: Ambiente agradável, viagens, segurança, treinamentos, processos robustos, oportunidade de participar de projetos interessantes

    Contras: O plano LENTÍSSIMO de carreira favorece a saída de pessoas boas e a estabilidade daqueles de péssimo desempenho. Não existe meritocracia, apenas uma ordem de promoção dos mais antigos para os mais novos.

    Conselhos para presidência: Por que deixar sair os melhores funcionários e manter os piores?

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Nebulosidade do ranking afasta bons funcionários

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2010

    Curitiba, PR


    Prós: Segurança e saúde do funcionário, ambiente multicultural e investimento em treinamentos.

    Contras: O sistema de ranking não é transparente e o apadrinhamento é comum. Aumentos anuais são muito baixos (Max 5%) e o reconhecimento é tardio. Seu excelente desempenho de um ano é recompensado no mínimo 12 meses depois.

    Conselhos para presidência: Recompense quando promova e não meses depois Qdo o funcionário já se desmotivou

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Bom

    AssistenteEx-funcionário, saiu em 2015

    Curitiba, PR


    Prós: A preocupação com sua saúde e segurança do funcionário. Treinamento completo para estar por dentro de tudo da empresa.

    Contras: Contratação como assistente para fazer o mesmo trabalho dos analistas, com isso o salário caiu consideravelmente. Você sente que algumas pessoas são privilegiadas pela amizade e não porque merecem.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Boa

    Analista de Sistemas Júnior

    Curitiba, PR


    Prós: Empresa se preocupa com o funcionário

    Contras: Só cresce na empresa quem puxa saco

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Boa empresa para se trabalhar

    Analista de Sistemas

    Curitiba, PR


    Prós: Preocupação com ergonomia e segurança, estabilidade razoável, oportunidades de viagens internacionais, experiência diária da língua inglesa. Nível salarial de acordo com o mercado (levemente acima da média).

    Contras: Ranking de funcionários (e por consequência de salários) obscuro e subjetivo. Desenvolvimento de carreira a longo prazo (perder de vista).

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

ExxonMobil

Descrição:ExxonMobil é a maior empresa internacional de petróleo e gás de capital aberto do mundo. Mantêm um inventário líder da indústria de petróleo e gás mundiais. São a maior refinaria e comerciante de produtos de petróleo do mundo, e sua empresa química está entre as maiores do mundo. Aplicam a ciência e inovação para encontrar maneiras melhores, mais seguras e mais limpas para fornecer a energia que o mundo necessita.

Site

RH: quer atrair bons talentos?