Como é trabalhar na ExxonMobil?

Ótima empresa

Analista de Controladoria

Prós: Melhor empresa que já trabalhei! Extremamente preocupada com a Segurança dos funcionários, e com bons benefícios. Além disso é uma empresa muito estável.

Contras: Lento crescimento, principalmente por ser uma empresa muito grande, com mais de 80 mil funcionários pelo mundo. Difícil achar pontos negativos na Exxon.

Excelente empresa para se trabalhar, pois valoriza o funcionário

Engenheiro de Suporte Técnico

Prós: Meritocracia, benefícios muito bons, plano de carreira consolidado e oportunidades de desenvolvimento dentro da companhia. A empresa também tem apresentado muitos investimentos no Brasil.

Contras: Apesar do plano de carreira ser bem consolidado, ele é um pouco lento, a longo prazo, pois a empresa é de grande porte e global. Além disso, o PLR é fixo todo ano, independente dos lucros obtidos.

É bom, mas dá pra melhorar

Scrum Master

Prós: Vontade de mudar; implementação de novas formas de trabalho; preocupação com segurança; controle de processos; interação internacional; trabalho em equipe

Contras: Apesar da força de vontade em mudar, devido às varias formas de controle, restringe varias etapas do processo de inovação, fazendo com que não se atinja todo o potencial.

Conselhos para presidência: Reavalie a aplicabilidade dos controles. Não somente os mesmos.

Ótima

Técnico Administrativo

Prós: Abre muitas portas lá dentro, cresce muito como pessoa e profissional. Tem uma uma visão mais amplificada do mundo. Além que pode viajar o mundo todo.

Contras: Não vi nenhum até o momento. Fará apenas um ano, estou conhecendo ainda, então é cedo para se concluir algo agora. Mas como todo ambiente de trabalho deve haver alguns pontos não tão agradáveis.

Conselhos para presidência: Ser mais interativo

Estabilidade e lento crescimento

Analista de Sistemas

Prós: Estabilidade, ambiente de trabalho, benefícios, adicional por tempo de serviço, viagens, agile, ticket restaurante, PLR, prêmios de reconhecimento, banco de horas (horas flexíveis)

Contras: Estacionamento caro na região, crescimento lento, muitas tecnologias não dão boa colocação no restante do mercado e o profissional pode vir a ficar defasado. Viagens podem vir a ser um ponto negativo e o salário cresce lentamente também, apesar de ser bom para a média do mercado. Dress code obriga a usar roupas sociais algo ruim para quem não gosta. Posições altas na empresa costumam ser ocupadas apenas por americanos.

Conselhos para presidência: Acabar com dress code, crescimento mais rápido para topo de ranking, estacionamento para funcionários com menor CL.

Simples

Trainee

Prós: Ambiente de trabalho agradável, amigável, limpo, seguro, confortável, fazendo o funcionário se sentir valorizado. O salário é muito bom e como tudo é muito organizado, o trabalho não é estressante.

Contras: Falta de feedback, tanto para estagiários quanto efetivos. Feedback é algo essencial para que o funcionário se sinta motivado e saiba quais pontos precisa melhorar, mas essa política já está mudando aos poucos.

Excelente multinacional

Analista de Sistemas Júnior

Prós: Grande oportunidade de carreira longa e estável, possibilidade de viagens e até expatriação. Instalações padronizadas para conforto dos funcionários.

Contras: Processo seletivo demorado que pode ser um pouco frustrante. A companhia também costumava ser um pouco tradicionalista demais mas está melhorando quanto a isso.

Ótimo para estagiar.

Estagiário TécnicoEx-funcionário, saiu em 2014

Paulínia, SP

Prós: Ótima empresa para estagiar, trabalhar. Gostei de ter aprendido bastante com os profissionais do setor de Automação. Super recomendo a empresa.

Contras: Não tive a oportunidade de dar continuidade após o estágio por não haver vaga. Como toda empresa, tem alguns pontos negativos, mas não referente a empresa. Talves, características pessoais de cada indivíduo.

Bom ambiente de trabalho e boas experiências proporcionadas.

Prós: Bom ambiente e estrutura de trabalho, colegas e chefes de tratam com respeito. Localização central, estabilidade profissional. Oportunidades de ter experiências de aprendizado, viagens internacionais e de contato com pessoas de vários países e culturas.

Contras: Cultura da empresa em relação à mudança é devagar. Crescimento na carreira é um pouco lento (em contrapartida à estabilidade). Salários poderiam ser melhores dependendo do setor.

Conselhos para presidência: Diminuir a burocracia, aumentar a transparência em relação à carreira.

Ótima empresa

TraineeEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa de grande porte, muito bem estruturada, cultura empresarial agradável, instalações de ótima qualidade, salários competitivos entre outras coisas.

Contras: Carga de trabalho puxada, muitas vezes exigindo horas a mais, que podem ser compensadas com banco de horas. Bastante exigente e também muita burocracia envolvida.

ExxonMobil

Descrição:ExxonMobil é a maior empresa internacional de petróleo e gás de capital aberto do mundo. Mantêm um inventário líder da indústria de petróleo e gás mundiais. São a maior refinaria e comerciante de produtos de petróleo do mundo, e sua empresa química está entre as maiores do mundo. Aplicam a ciência e inovação para encontrar maneiras melhores, mais seguras e mais limpas para fornecer a energia que o mundo necessita.