Como é trabalhar na ExxonMobil?

Já foi uma ótima empresa para se trabalhar

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Na maioria dos casos, analistas conseguem ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, os funcionários não são incentivados a fazer horas extras em excesso e mesmo tendo contrato de 44h, não se trabalha aos sábados, (com exceções para alguns departamentos). Isso infelizmente não é regra.
    O grande diferencial da empresa na minha opinião é a oportunidade de interagir com equipes globais e multi-culturais, pessoas de diversos países, muitas vezes pessoalmente em workshops e treinamentos, e, na maioria por teleconferência.
    Pagam em dia e tem um empréstimo flexível realmente flexível, com juros quase zero.
    O programa de ergonomia incentiva os funcionários do escritório a fazer pausas para alongamento durante o expediente.
    A empresa paga curso de línguas.

Contras: As políticas de desenvolvimento de carreira e remuneração são bastante ultrapassadas. O Ranking interno tem um processo muito antiquado e subjetivo, e o funcionário não é informado sobre sua real posição, mesmo seu aumento de salário sendo baseado na sua performance.
    Além disso, existem grandes diferenças salariais entre pessoas que tem o mesmo nível hierárquico e muitas vezes exercem a mesma função. Isso fica claro pelos benefícios que se obtém depois de determinada faixa salarial. Muitas vezes causa mal estar na equipe e desmotiva a maioria que ganha menos e faz o mesmo trabalho. Mesmo em setores onde o salário inicial é maior que o demais, não acontece uma equiparação salarial caso um funcionário de um outro setor com salário bem inferior mude para o setor de salários maiores. A participação nos resultados é inferior a empresas do mesmo porte que tem setor de TI na cidade, de áreas de telecomunicação, montadoras de automóveis e empresas de cosméticos.
    O pacote de benefícios já foi um dos melhores da cidade, infelizmente não é mais. Não se via muito esforço por parte de RH e gerentes para mudar isso.
    A empresa tem processos muito burocráticos e é difícil mudá-los, mesmo que isso traga benefícios óbvios. A opinião, ideias e o conhecimento dos funcionários muitas vezes não é levado em conta na hora de promover mudanças, que sempre ocorrem de cima para baixo. Gasta-se muito em novos softwares caros e ineficientes, mas pouco se discute ideias, o que é aplicável para muitas outras empresas também.
    Muitos chefes são despreparados e não tem perfil de liderança, muitas vezes dão mais importância a burocracia que ao trabalho em si, e não procuram desenvolver os funcionários.

Conselhos para presidência: Aprender a ouvir os funcionários, pois o conhecimento que eles adquirem com o tempo pode ser crucial para promover melhorias e aumentar a eficiência.
    Melhorar o processo de avaliação, pois o sistema atual não supre as demandas atuais de desenvolvimento e remuneração.
    Valorizar as pessoas e remunerá-las com justiça.
    Diminuir a burocracia em TI.

ExxonMobil

Descrição:ExxonMobil é a maior empresa internacional de petróleo e gás de capital aberto do mundo. Mantêm um inventário líder da indústria de petróleo e gás mundiais. São a maior refinaria e comerciante de produtos de petróleo do mundo, e sua empresa química está entre as maiores do mundo. Aplicam a ciência e inovação para encontrar maneiras melhores, mais seguras e mais limpas para fornecer a energia que o mundo necessita.