Como é trabalhar na Expertise?

Apenas mais uma "empresa-escola"

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É uma empresa dinâmica e tem um bom ambiente, alguns funcionários te ajudam quando você está iniciando. Recomendo apenas para novatos que querem ter algo no curriculum.

Contras: A maioria dos funcionários tem má vontade em ensinar, parecem ter medo de que você tome o lugar deles. A gestão é bem autoritária, já vi mandarem embora uma trainee que apontou os erros da empresa (apenas cobrou, educadamente, o que foi acordado quando foi contratada, e falou da má vontade dos funcionário antigos em ensinar), este fato com certeza acuou os outros funcionários, não os deixando a vontade para apontar certas coisas. O salário é bem abaixo do mercado (troquei de empresa porque me pagaram um pouco mais que o dobro, só pra se ter uma ideia) e não justifica o estresse que você tem enquanto trabalha (já vi funcionários voltando a fumar por causa disso).

Conselhos para presidência: É bom começar a ouvir os funcionários e diminuir o autoritarismo, a história já provou que líderes muito autoritários (que "cortavam as cabeças" de que discorda deles) tiveram pouco tempo de glórias. Tem que valorizar os funcionários, pois há um prejuízo até que um novo funcionário se torne capaz de fazer o que demandarem, e quando se capacitam vão embora.

Não crie planos a longo prazo nesta empresa

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Flexibilidade, aprendizado, ambiente. É boa só pra começar, independentemente do que te prometerem, se tiver algo melhor, vá.

Contras: A empresa tenta passar uma imagem de inovadora, de "cool", mas não aceita idéias novas. Tem o salário inicial muito abaixo do mercado, que eu só aceitei por promessa de crescimento, e literalmente te explora, você trabalha como um escravo, sempre passando do horário e quando busca um salário justo eles não te pagam (mesmo tendo feito promessa). É mais uma empresa que utiliza as "técnicas modernas" de administração: te paga o mínimo possível, exige o máximo, mas para deixar o funcionário feliz pinta as paredes de cores alegres, faz uma festa de aniversário todo mês, da folga no aniversário, etc. só pra enganar.

Conselhos para presidência: Um funcionário competente sabe da sua competência e aonde pode chegar, e não são paredes coloridas que o deixarão feliz e produtivo (ele é mais inteligente que um chimpanzé) . Se quer exigir o máximo de um funcionário, que dê a ele um salário justo, e cumpra os acordos prometidos, senão vocês continuarão sendo "escolas" para as boas empresas.

Media

Entrevistador

Prós: Pontual com salário e beneficios, costuma ser fácil lidar com problemas.

Contras: Pessoas mal preparadas acabam deixando o ambiente pesado demais.

Emprasa que parece ter uma tendência exponencial, mas precisa remunerar melhor

Estatístico JúniorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Eu tive um ótimo aprendizado, o meu gerente era muito paciente e não guardava as informações apenas para si (ele é o tipo de funcionário que toda empresa deveria ter), foi a empresa onde eu mais aprendi, o meu crescimento profissional foi muito amplo. O ambiente e os funcionários são super agradáveis, fiz boas amizades por lá. Havia uma boa flexibilidade, por exemplo, eu podia enviar os trabalhos por email da minha casa em algumas ocasiões (não chegava a ser home office). Se ela ainda se mantém com essa mentalidade, conseguirá alcançar mais do que planeja.

Contras: Nas fazes de seleção a empresa parecia bem jovem, do tipo em que se pode "criar" as coisas com uma certa liberdade (a dinâmica era sobre criação), e eu não via isso no ambiente de trabalho (sentia um pouco de autoritarismo dos funcionários antigos), talvez eu deveria ter insistido um pouco. O salário era abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Tentar ouvir os funcionários, eu tinha ideias mas não conseguia (ou não podia) usa-las, isso me deixava muito descontente, acho que deveria ter uma maior abertura para isso, eu não tinha experiência com pesquisa mas a minha formação tem um relação imensa com esta. A remuneração deveria ser maior (ao menos a média), trabalhar muito não é o problema, desde que seja recompensado adequadamente, assim teria mais vontade de aprender mais coisas que beneficiariam a empresa.

boa

Gerente

Prós: dinamismo, diversidade, informal

Contras: autoritarismo, sem chances reais de crescimento

Empresa muito boa

Consultor de LicitaçõesEx-funcionário, saiu em 2016

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Flexibilidade de horário, onde vc faz os seu dias e horários de trabalho, exceto em dias de licitações. Trabalho de representação de clientes estrangeiros, interessados em participar de licitações no Brasil.

Contras: Salário por comissionamento, ou seja, você efetua todo o trabalho de levantamento até a sessão de abertura e só será remunerado se a empresa sagrar-se vencedora do certame.

Ótimo ambiente e empresa

Analista Júnior

Prós: Os principais pontos positivos da empresa estão relacionados ao relacionamento interpessoal entre os colaboradores e fornecedores. O clima organizacional favorece a inovação.

Contras: O salário e ascensão profissional é lenta, e os salários são dificilmente reajustados acima da inflação anual, apesar de os concorrentes fazê-lo semestralmente.

ótima empresa

Assistente Financeiro

Águas Claras, DF

Prós: Oportunidade de crescimento. Muito aprendizado. Boas pessoas para se trabalhar em equipe, ambiente muito bom e favorável ao crescimento.

Contras: Empresa ainda pequena. A oportunidade de crescimento está atrelada ao crescimento da empresa como um todo, ainda não há outros cargos. Sem mais pontos negativos.

Expertise