Como é trabalhar na Exército Brasileiro?

Excelente Instituição

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de várias áreas pessoais (persistência, coragem, liderança, dentre outras).

Contras: Como é uma instituição extremamente hierarquizada e o plano de carreira promove por antiguidade (também por merecimento, mas somente alguns postos e graduações) temos muitos profissionais que não são capacitados para funções exercidas, especialmente na área da administração da Unidade Militar. A solução para exercer o cargo e a função pública é o egocentrismo e a chefia.

Uma experiência única.

SoldadoEx-funcionário, saiu em 2012

Campinas, SP

Prós: Uma experiência única! Fazer parte do Exército Brasileiro me proporcionou uma mudança de pensamento e comportamento muito positiva, pois as lições vividas mostraram a importância da disciplina, do trabalho em equipe , da pontualidade e da responsabilidade. Além destes pontos, não posso deixar de citar os treinamentos militares como desenvolvimento de habilidades extras.

Contras: O que me impediu de seguir no Exército Brasileiro foi a falta de abertura para as opiniões de cargos mais baixos dentro da instituição, isso limita a possibilidade de contribuir com outra visão nas atividades, pois não há possibilidade de questionar as ordens.

Não gosto

2º Sargento

Brasília, DF

Prós: Nenhum, falta incentivo para capacitação

Contras: Todos, não há valorização dos empregados

Pode melhorar

3º Sargento

Juiz de Fora, MG

Prós: Estabilidade, colocar-se a prova, conhecer novos lugares.

Contras: Serviços de 24h, sem hora extra, muda-se a cada 3 anos, salário muito abaixo pro nível de dedicação exigido

Conselhos para presidência: Valorização salárial

Um bom trabalho para quem não quer ter trabalho

Engenheiro Químico

Prós: Trabalho pouco exigente, carga horária leve e com flexibilidade. Há estabilidade no cargo e a aposentadoria é integral após 'apenas' 30 anos de contribuição.

Contras: Trabalho pouco exigente, muito fácil cair no ostracismo. Além disto, a carreira é muito lenta e pouco meritocrática, o que desestimula ainda mais quem quer trabalhar de verdade.

Muitos benefícios e oportunidades de crescimento.

SoldadoEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: O acolhimento e o acesso a saúde do militar e de toda família. A contribuição é ínfima e você tem acesso a consultas, exames, cirurgias e os melhores profissionais a disposição.

Contras: Abdicação de horas incansáveis e insubstituíveis ao lado de pessoas que ama muitas vezes sem propósito algum apenas para exaltar o auto-ego dos superiores hierárquicos. Fazê-los se sentir.

Boa empresa para se trabalhar.

Recife, PE

Prós: A empresa proporciona uma estabilidade favorável, dispondo de um plano de saúde bastante abrangente. A flexibilidade para exercícios físicos, uma remuneração boa.

Contras: Plano de carreira para praças e bastante defasado. A desvalorização e falta de incentivo proporcionam a desmotivação dos funcionários. Não dispõe de oportunidades para ascensão.

Conselhos para presidência: Mudar forma burocrática de administrar, pois de 1648 até os dias atuais os processos se renovaram.

Ótima Instituição

2º Tenente

Prós: Estabilidade (para os profissionais de carreira), carga horária (mas lembrando que militares das forças armadas podem ser empregados 24 por dia), garantia dos direitos, leque de aprendizagem, salário em dia, disciplina,

Contras: Burocracia, falta de meritocracia, falta de reconhecimento profissional, alguns colegas de trabalho assumindo funções sem capacitação técnica necessária.

Eb

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Atividade físicas constantes , respeito hierarquia, lições para vida, disciplina.Ótimo para homens de 18 darem um start em sua carreira, mesmo que a vida militar não seja o foco

Contras: Pouco investimento por parte de governos, muita burocracia para coisas simples, falta de preparo em determinadas situações, pouca atuação na vida Brasileira

Carreira de Oficinal

Oficial

Prós: Oportunidade de Estudar e se aperfeiçoar Estabilidade financeira Respeito as tradições Possibilidade de realizar pós graduação no Brasil e no Exterior

Contras: Demora para ser promovido. A promoção, na maioria dos casos, ocorre por tempo de serviço e tempo de espera entre duas, pode levar mais de oito anos. Significativa defasagem salarial, quando equiparada a outras carreiras públicas federais.

Conselhos para presidência: Reestruturação da Carreira. Salário, benefícios, tempos de promoção e mais oportunidades de cursos de especialização e pós graduação.

Exército Brasileiro

Descrição:A missão e visão de futuro do Exército Brasileiro é de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão. O Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Uma de suas principais tarefas é o estabelecimento de políticas ligadas à Defesa e à Segurança do País, caso da Política de Defesa Nacional (PDN), atualizada em julho de 2005. Criado em 10 de junho de 1999, o MD é o principal articulador de ações que envolvam mais de uma Força Singular.