Como é trabalhar na Exército Brasileiro?

Excelente Instituição

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de várias áreas pessoais (persistência, coragem, liderança, dentre outras).

Contras: Como é uma instituição extremamente hierarquizada e o plano de carreira promove por antiguidade (também por merecimento, mas somente alguns postos e graduações) temos muitos profissionais que não são capacitados para funções exercidas, especialmente na área da administração da Unidade Militar. A solução para exercer o cargo e a função pública é o egocentrismo e a chefia.

Uma experiência única.

SoldadoEx-funcionário, saiu em 2012

Campinas, SP

Prós: Uma experiência única! Fazer parte do Exército Brasileiro me proporcionou uma mudança de pensamento e comportamento muito positiva, pois as lições vividas mostraram a importância da disciplina, do trabalho em equipe , da pontualidade e da responsabilidade. Além destes pontos, não posso deixar de citar os treinamentos militares como desenvolvimento de habilidades extras.

Contras: O que me impediu de seguir no Exército Brasileiro foi a falta de abertura para as opiniões de cargos mais baixos dentro da instituição, isso limita a possibilidade de contribuir com outra visão nas atividades, pois não há possibilidade de questionar as ordens.

Não gosto

2º Sargento

Brasília, DF

Prós: Nenhum, falta incentivo para capacitação

Contras: Todos, não há valorização dos empregados

Pode melhorar

3º Sargento

Juiz de Fora, MG

Prós: Estabilidade, colocar-se a prova, conhecer novos lugares.

Contras: Serviços de 24h, sem hora extra, muda-se a cada 3 anos, salário muito abaixo pro nível de dedicação exigido

Conselhos para presidência: Valorização salárial

Muito bom!

Cabo Engajado

Fortaleza, CE

Prós: Um ambiente agradável, onde se faz novos amigos, pessoas que se pode contar para o que der e vier. Onde a hierarquia e disciplina anda de mãos dadas.

Contras: Todos os locais existem pessoas más, onde pensa em si mesma, não vê o lado do outro, um ambiente onde se depara com todo tipo de gente. Serviço cansativo.

Exército

Brasília, DF

Prós: Reconhecimento por mérito de cada funcionário empregado em diversas funções, a instituição promove diferentes atividades e é a mais reconhecida pela população.

Contras: O lado negativo da instituição do exército brasileiro, fica na parte de subordinação, nem todo superior sabe tratar bem seu subordinado isso é o negativo.

Ótima instituição

AtiradorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ótimo ambiente de aprendizado, permitindo o crescimento profissional e apresentando um modelo de instituição baseado em hierarquias bem definidas.

Contras: Salários injustos para o serviço cobrado, assim como locais e materiais de trabalho sucateados, restando ao funcionário "se virar" para conseguir fazer um trabalho bem feito

Bom. (Explica mas não justifica.)

Soldado

Blumenau, SC

Prós: Base e formação para o mercado de trabalho, além de ajudar financeiramente e também oferecendo abrigo no alojamento, comida e água. Com certeza todo mundo que passa pelo EB, cresce muito como pessoa.

Contras: Bom, falar sobre pontos negativos do EB ao todo é difícil pois eu só tenho como base o batalhão da minha cidade. Creio que tem uns melhores e uns piores espalhados pelo Brasil, mas o que posso dizer do meu batalhão é que falta muito pra ficar excelente. Equipamentos antigos e muitas vezes defeituosos, que apresentam problemas, eu trabalho na seção de informática e, tem dias que eu tenho que gastar do meu dinheiro pra comprar algum item que está faltando na seção, pois estamos cansados de pedir e não receber, ou receber com muito atraso e em quantidade menor. Etc etc etc...

Conselhos para presidência: Investimento.

Lavagem cerebral

Aluno do CPOREx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Realiza exercicios fisicos todos os dias, é dispensado ao meio dia para estudar para faculdade, aprende a atirar e mexer com armamentos, conhece uma carreira diferente.

Contras: Clima de trabalho horrivel voce é comandado pelo medo de seus superiores, não ha muito espaço para expressao individual de sua opinião, tem que decorar muitas musicas.

Um bom trabalho para quem não quer ter trabalho

Engenheiro Químico

Prós: Trabalho pouco exigente, carga horária leve e com flexibilidade. Há estabilidade no cargo e a aposentadoria é integral após 'apenas' 30 anos de contribuição.

Contras: Trabalho pouco exigente, muito fácil cair no ostracismo. Além disto, a carreira é muito lenta e pouco meritocrática, o que desestimula ainda mais quem quer trabalhar de verdade.

Exército Brasileiro

Descrição:A missão e visão de futuro do Exército Brasileiro é de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão. O Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Uma de suas principais tarefas é o estabelecimento de políticas ligadas à Defesa e à Segurança do País, caso da Política de Defesa Nacional (PDN), atualizada em julho de 2005. Criado em 10 de junho de 1999, o MD é o principal articulador de ações que envolvam mais de uma Força Singular.