Como é trabalhar na Exército Brasileiro?

Experiencia controversa

RecrutaEx-funcionário, saiu em 2012

Campinas, SP

Prós: convívio em grupo, e experiencias diferentes, uma excelente opção para pessoas que possuem dificuldade em trabalhar em hierarquia e subordinação

Contras: Método administrativo muito arcaico, sempre fechado a novas ideias, ainda mais se você for recruta/soldado. se trabalha muito e não recebe o salario na mesma medida, onde jornadas de trabalhos passam e muito o que esta na CLT

não percas seu tempo

Soldado

Pouso Alegre, MG

Prós: salario não atrasa, caso vc seja muito bem visto ou simplesmente fica no pé de algum oficial não conseguira nada,apenas saira sem nada

Contras: nao ajuda os militares temporários, sem plano de carreira, escala apertada, muita burocracia, elitismo extremo, falta de companheirismo, nao recomendo.

Conselhos para presidência: não vá

Não recomendo o ingresso na força, mesmo que o salário seja atrativo se comparado ao mercado.

Campinas, SP

Prós: Estabilidade durante 1 ano, refeição no local, alojamento, estacionamento, 2h de educação física por dia, não há desconto nenhum para faltas justificadas.

Contras: Salário defasado, carga horária altíssima, escala de serviço de 24h sem dispensa no dia seguinte, subemprega o profissional, seus conhecimentos técnicos não valem de nada, material de trabalho/ferramentas totalmente precário, não há recursos pra nada então você tem que viver fazendo gambiarra, crescimento técnico-profissional ZERO.

Boa, mas há melhores instituições.

2º Sargento

Prós: Estabilidade, possibilidade de trabalhar em qualquer estado do país e até fora dele, suporte de saúde da própria instituição, colégios militares para os filhos, etc.

Contras: Péssima política de pessoal, plano de carreira dos graduados horrível, diferença no valor de movimentação entre graduados e oficiais, diferença no percentual dos auxílios altíssima, etc.

Conselhos para presidência: Rever a política de pessoal UU. Evasão.de Sgt altíssima.

Negativa

Capitão

Brasília, DF

Prós: Atividades variadas tornam o trabalho menos cansativo. Há trocas constantes de função, o que leva ao aprendizado contínuo e a necessidade de estudos ininterruptos

Contras: A burocracia do setor público pode tornar-se enfadonha para mentes inquietas e criativas. A hierarquia muito rígida leva a descompasso em termos de capacidades.

Conselhos para presidência: Melhor os ambientes de trabalho pela flexibilização das carreiras

exelente

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: camaradagem amizade e oportunidades oferecidas durante meu tempo

Contras: falta de estabilidade pros bons militares q passaram e passsam pela caserna

Conselhos para presidência: qualidade de vida pros subordinados

Inferno

3º Sargento

Prós: Nada, muito horrível esse trabalho, não desejo a ninguém a vida de terceiro sargento do exército, só convive com covardia todos os dias e tem que aturar coisas horríveis .

Contras: Trabalha mais de 100 h por semana, é obrigado a comer a comida que lhe dão, não possui nenhum adicional por horas trabalhadas a mais, tem hora para entrar só que não possui hora para sair.... é muito mais coisas.

Exército é pra quem não estudou

Soldado

Uberlândia, MG

Prós: Usar farda, o modo como a sociedade te olha, garantia do seu salário todo mês. Alegria de sua família. Viajar, praticar esportes, e aprender coisas novas.

Contras: Trabalha demais, soldado eh faz de tudo, horas trabalhadas muito excedente ao normal, sono desregulado, impossibilidade de marcar compromissos, remuneração baixa e nao garantia da permanência.

Conselhos para presidência: Sai daqui !

Carreira muito ruim...

Subtenente

Recife, PE

Prós: Estabilidade no emprego. Alguns anos atrás tinha outros atrativos, como licença de 6 meses a cada 10 anos de serviço, adicional de 1% do soldo a cada ano de serviço, etc. Atualmente, apenas a estabilidade é um ponto positivo, nem mesmo o salário é bom como era há algumas décadas atrás.

Contras: Excesso de autoritarismo e "desfile de vaidades", além de uma carreira engessada que depende mais de puxa-saquismo que de competência profissional.

Frustração

Uruguaiana, RS

Prós: Amizade, nada mais. O restante é só oficial que faz o que quer com o praça, ou seja, sargento! Esquece que somos humanos, temos família, temos sentimentos. O exército é para os oficiais.

Contras: Tudo de ruim, exceto as amizades que fazemos entre os praças. Os comandantes são, em sua maioria, arrogantes e egoísta. Pensam em suas promoções e no seu próprio umbigo.

Conselhos para presidência: Tratem os praças como seres humanos, somos profissionais, queremos dar o melhor de nós, no entanto somos desmotivados pelo mau tratamento

Exército Brasileiro

Descrição:A missão e visão de futuro do Exército Brasileiro é de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão. O Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. Uma de suas principais tarefas é o estabelecimento de políticas ligadas à Defesa e à Segurança do País, caso da Política de Defesa Nacional (PDN), atualizada em julho de 2005. Criado em 10 de junho de 1999, o MD é o principal articulador de ações que envolvam mais de uma Força Singular.