Como é trabalhar na Estadão?

Empresa engessada que valorizo pouco o repórter

Repórter AEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Tive sorte em ter um bom chefe e trabalhar com gente legal, que me ajudava e conversava comigo. Não achei que há muitos pontos positivos, porém.

Contras: Comida do refeitório é ruim. Os editores batem cabeça e há muita briga por ego. A empresa é engessada, num prédio imenso e ocioso. Há departamentos imensos, sem necessidade, e fica parecendo que o jornalista é o menos valorizado ali. Os horários de trabalho não são respeitados.

Conselhos para presidência: Investir em jornalismo e não em departamentos ociosos e sem necessidade. Se o repórter ganha o pouco, o mínimo é que ele seja respeitado e valorizado.

Boa empresa para se trabalhar.

Prós: Flexibilidade, não discriminação, pagamento em dia. Existe possibilidade de carreira a longo prazo. Comunicação interna, canal aberto na ouvidoria e parcerias com instituições de ensino.

Contras: Benefícios ruins (destaque negativo para o restaurante interno com pouca variedade e qualidade ruim). Empresa com cultura relativamente arcaica, manutenção do prédio e mobiliário antigos e depreciados. Algumas áreas/gestores são menos atrativas que outras. Distinção e tratamento diferenciado entre funcionários de acordo com a área que trabalham. Muitos cargos de chefia.

Uma empresa de comunicação como as outras do País

Repórter

Prós: Pessoas agradáveis no ambiente de trabalho. Oportunidade para conhecer e entrevistar pessoas que costumam ser inacessíveis para outros veículos de comunicação.

Contras: Sem nenhum benefício extra, nem vale refeição ou vale alimentação, como a maioria das empresas do setor. Plano de saúde ruim, não permite você pagar por um upgrade. Longe do centro da cidade.

Equilibrado, mas pode melhorar

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente, flexibilidade, confiança que tem no funcionário, liderença sempre presente, e da suporte em tudo que é necessário, em material, equipamentos, combustivel, alimentação etc.

Contras: Para os comissionados, em qualquer crise que tenha, eles diminuem a porcentagem ou não liberam a venda no sistema para entrar na virada do mês, não entrando na meta do mês vigente.

Tem potencial para ser muito melhor.

Prós: Empresa tradicional e ética. Salários sempre pagos em dia ou até antes da data. Liberdade de expressar opinião, pelo menos na minha área. Status de trabalhar no maior jornal do País.

Contras: Ausência de avaliações e feedback Não oferece oportunidades de crescimento na carreira Gestão antiquada Falta de planejamento estratégico de longo prazo.

Conselhos para presidência: Fazer um planejamento estratégico e melhorar muito a gestão de pessoas com avaliações 360 graus, reconhecimento de méritos e plano de carreira.

Estadinho

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Colegas da redação, conversas de corredor e nada mais, o johnys talvez seja a melhor coisa do estadao, e seus corredores sombrios, banheiros fedidos

Contras: Nao ha reconhecimento do trabalho, chefia pensa como no seculo 19, instalacoes velhas, caindo aos pedaços, cemiterio de ideias naufragadas... fora o reacionarismo editorial, cada vez mais avançado sobre a reportagem

Complicado, tem que amar muito

Repórter FotográficoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Autonomia para tomar algumas decisões, ambiente com muita gente legal e a possibilidade de desenvolver bons projetos mesmo que de forma pouco planejada. Bom lugar para começar a carreira. Muita tradição no jornal impresso.

Contras: No meu ponto de vista falta organização de maneira geral, a chefia é muito mal preparada, no setor que eu trabalhava os chefes eram pouco eficientes e não conseguiam coordenar a área para que se desenvolvesse um bom trabalho.

Se melhorasse a agilidade para inovação seria perfeita

WebdesignerEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Na época em que trabalhei lá era uma empresa sossegada que estava tentando melhorar os processos, oferecia bastante benefícios para os funcionários. Contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional.

Contras: Por ser uma empresa grande e antiga tem um processo de gerenciamento burocrático, falta agilidade para inovação, as medidas drásticas para contenção de custos são aplicadas sempre na base da pirâmide de funcionários.

Conselhos para presidência: Foquem nos funcionários que trazem boas ideias, gastem dinheiro com o que trará valor, as pessoas precisam de bom conteúdo e isso O Estadão tem de sobra.

Paga bem mas é cansativo

Web DesignerEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Trabalho metódico. Depois de um tempo você pode mudar a forma de execução e ir agilizando o processo. Já que todo dia é igual. O importante é que você execute seu trabalho. Nao importa como.

Contras: é extremamente maçante. Trabalhar no turno da madrugada é muito ruim. Exaustivo e alienado do resto do mundo. Você vive para a empresa. As notícias são sempre o mais importante, claro.

Ambiente legal, mas que carece de plano de carreira

RepórterEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Parceria entre os colegas e integração entre diferentes editorias deixa o clima interno mais agradável. A competitividade (negativa) é menor do que em outras redações.

Contras: Falta de plano claro de carreira é um grande diferencial. Muitos profissionais tiveram de sair da empresa depois de muitos anos para conquistar qualquer tipo de evolução.

Estadão

Descrição:O Estado de S. Paulo é um jornal brasileiro criado em janeiro de 1875, ainda com o nome A Província de São Paulo e pioneiro na venda avulsa no país. Hoje, é uma dos mais influentes meios de comunicação do Brasil. Passou por diversos momentos da história do Brasil e do mundo, sempre presente com cobertura de diversos eventos. Tem média diária de venda de 236 mil exemplares no país inteiro, sendo o quarto maior no quesito. Além do O Estado de S. Paulo, o Grupo Estado possui também as rádios Eldorado AM e FM e a Agência Estado, maior agência de notícias do Brasil. Sua sede é, desde a década de 70, no bairro do Limão, na cidade de São Paulo, às margens da Marginal Tietê.