Como é trabalhar na Escale?

A cultura organizacional mais admirável do Brasil

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Escale está construindo, sem dúvidas, a cultura mais admirável entre todas startups do Brasil. Existe uma inteligência cultural que é o grande diferencial para trabalhar na empresa, a comunicação interna funciona muito bem e as pessoas são absurdamente engajadas com a cultura. Mesmo com salários descolados da realidade do mercado, os Escalers continuam dando o sangue pela escalada pois acreditam que juntos construirão algo grandioso. É muito positivo trabalhar em uma empresa onde todos tem sentimento de ownership e fazem sempre o melhor para o crescimento da organização. Os valores documentados pelos fundadores são admiráveis e úteis para tomadas de decisão no dia a dia. Aliás, as decisões são tomadas sempre com base em dados e na cultura, não há politicagem. As pessoas se relacionam bem e o clima é agradável.

Contras: A empresa estimula muito a competitividade entre as equipes e funcionários, por isso, os que melhor performam acabam se tornando um pouco prepotentes. Além disso, o clima esquenta muitas vezes por causa dessa competitividade exagerada, fazendo com que muitas pessoas percam a noção de respeito. A Escale não é feita para quem não consegue trabalhar sob pressão, desde a pessoa que ajuda na limpeza, até o analista de dados, todos sofrem um nível de pressão para entregas. Os salários são muito descolados do resto do mercado, mesmo tendo uma cultura incrível para compensar, em algum momento a questão salarial fala mais alto. É muito difícil de crescer profissionalmente na empresa, conheço pessoas que trabalharam mais de 2 anos, fazendo entregas incríveis, e não puderam crescer dentro dos objetivos que buscavam.

Conselhos para presidência: Entendo a dificuldade em melhorar benefícios e salários, pois a operação da Escale tem custos e despesas altos e os fundadores tentam manter um fluxo de caixa saudável. Talvez mais rodadas de investimento poderiam melhorar isso, mas como, Infelizmente, o modelo de negócio da Escale não é tão escalável, essa captação de investimentos não deve ser tão fácil. Acho difícil a startup se tornar um unicórnio. Os fundadores são geniais e os colaboradores ainda mais, com um modelo de negócio diferente, construiriam juntos a maior startup já fundada no Brasil.

Escale

Descrição:A Escale nasceu para ressignificar a experiência do consumidor nas principais compras de sua vida. Sentimos na pele a frustração dos consumidores e acreditamos merecer mais. Mais transparência. Mais simplicidade. Mais interações humanizadas. Por isso, fazemos dos dados nosso combustível, e dos consumidores, nossa prioridade. Colaboramos com marcas de peso igualmente apaixonadas por criar experiências marcantes e convocamos as melhores cabeças do mercado para juntos, sermos os agentes desta transformação.

Compartilhamos este sonho com a RedPoint Eventures, Global Founders Capital, e na mais recente rodada de investimento, com Kaszek, que investiram em nosso modelo inovador e acompanham de perto nossa escalada. Só nos últimos 2 anos, saltamos de 30 colaboradores a mais de 400 e não pretendemos parar tão cedo.