Como é trabalhar na Ericsson?

Gigante do Mercado de Telecomunicações vivendo um Péssimo Momento

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Empresa sueca com mais de 140 anos de existência no mercado de telefonia e telecomunicações, tem presença mundial em diversos países e um quadro de mais de 115,000 funcionários. No Brasil, a empresa está presente a mais 90 anos, com sede em São Paulos e filiais no Rio e São José dos Campos.

Contras: No Brasil e na sua sede em São Paulo: - perdas constantes de beneficíos e obssessão por custos - downgrade do plano de saúde - por ser uma indústria de hardware o dissídio não é linear e não existe correção da inflação nos salários - perda do estacionamento - pessímo restaurante, comida horrível e insalubre - péssima localização na Zona Norte de São Paulo - prédio velho com quase 50 anos caindo as pedaços, sempre em reforma - ar condicionado deficitário, ambiente imundo e bagunçado - movéis e estrutura de facilities velha e desgastada - mudanças/cortes na política de viagem - engessamento do plano de carreiras, RH terceirizado e bagunçado - cortes constantes de quadros, devido as infindáveis reestruturações para tentar contornar a crise relacionada à baixa nas vendas - perda de mercado para a Huaweii e Nokia - uso constante de terceiros para diminuir custos e conseguir incentivos fiscais do governo No Brasil, com seus 90 anos, é um empresa lenta e burocrática, muito inchada, com panelinhas de funcionários antigos que só pensam em sobreviver e não colaboram, apenas vivem para fortalecer teias de relacionamento de décadas. O sistema de availação é viciado para proteger line managers e diretores antigos. Mundialmente: Ericsson vive um péssimo momento atual, está cortando quadros em vários países, com cortes de mais de 12,000 funcionários desde 2014. O presidente Hans Verstberg foi removido em Julho de 2016 e não foi substituído, as ações estão em queda a mais de 9 meses, estando hoje (Oct/2016) no mesmo patamar de Oct/2008. Há mais anos de 10 anos, a Ericsson tenta se transformar em uma empresa de software e de rede de dados, mas na visão do mercado continua sendo uma simples fornecedora de centrais telefônicas.

Conselhos para presidência: Na Ericsson Brasil: - transformar numa empresa do século 21, mudar a cultura interna de funcionalismo público, cortar as múmias da telefonia fixa que estão na empresa por mais de 20 anos escondidos nos feudos e nas panelas e investir em quadros mais jovens e formados no mercado ágil de software, internet e mobile Na Ericsson Global: - Entrar numa fusão com um empresa verdadeiramente de IoT (Cisco, Google, Nokia)

Ericsson

Descrição:A Ericsson é um fornecedor multinacional sueca de tecnologia e serviços de comunicações. A oferta inclui serviços, software e infra-estrutura dentro de Tecnologia da Informação e Comunicação para operadoras de telecomunicações e outras indústrias, incluindo telecomunicações e equipamentos de rede IP, banda larga móvel e fixa, operações e soluções de suporte ao negócio, TV a cabo, IPTV, sistemas de vídeo, e uma extensa serviços operação. A Ericsson é a líder mundial no mercado de infra-estrutura de rede móvel 2G/3G/4G. Fundada em 1876 por Lars Magnus Ericsson, a empresa é hoje sediada em Estocolmo, Suécia. A empresa emprega mais de 110.000 pessoas e trabalham com clientes em mais de 180 países, incluindo os EUA, China, Índia, Brasil, Japão, África do Sul, Austrália, Alemanha, Itália, Reino Unido e Suécia.