Como é trabalhar na Chromos Colégio e Pré Vestibular?

Boa empresa, mas péssimos gerentes.

AtendenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa oferece vagas com carga horaria de 6 horas diaria, o que é muito bom! Sao oferecidos tambem oportunidades para participar de eventos externos!

Contras: Praticamente nao se tem oportunidade de crescimento, salario e beneficios sao sempre "mínimos", gerentes totalmente despreparados (nao sabem lidar nem com os proprios funcionários).

Conselhos para presidência: Colocar pessoas mais bem preparadas liderando as equipes. Nao adianta saber lidar com o cliente, mas nao com o funcionário!

Com potencial, mas ainda precisa treinar para chegar lá. Se você quiser, seja bastante resiliente.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios (VR + VA (para posições específicas e estratégicas) + aux tansporte e aux. saúde). A empresa possui muito potencial no segmento de educação em sua regional. Além disso, a localização também é um ponto forte.

Contras: A empresa ainda precisa se estruturar para compreender melhor uma nova geração de colaboradores, mais crítica e qualificada (diferente, historicamente, daquilo com o que a Diretoria está acostumada a lidar). Decisões são verticalizadas e muitas vezes unilaterais, sem se escutar a voz do colaborador; além de serem de uma hora para outra, o que transforma o trabalho em algo muito desgastante e sem valor para todos os setores que se desdobram para manter as atividades nos trilhos. Autonomia é outro ponto que precisa ser trabalhado. Muitos colaboradores se sentem sem voz, sem opinião, sem direito à fala. Isso cerceia qualquer processo evolutivo e de inovação que poderia fazer a empresa avançar muito mais e ficar anos luz à frente, regionalmente, no seu segmento de mercado. A concentração de decisões é muito grande e praticamente tudo precisa passar por 1 ou duas pessoas. Tudo mesmo. Isso dificulta o processo, atrasa trabalhos, deixa fornecedores insatisfeitos e faz qualquer profissional especialista em posição estratégica se sentir um secretário, minando esforços ou a crença de que algo irá mudar. Existe uma sensação entre muitos de desgaste e cansaço em relação à alta gestão que não acredita no trabalho dos seus colaboradores (compreensível em função da histórica relação com funcionários de outros perfis e de gerações). A política salarial tende a ser para baixo e a relação muitas vezes soa como algo que não muito interessante. Com isso, e somado à falta de voz, o colaborador perde em engajamento e simplesmente faz entregas operacionais, pois essas demandas são bastante altas.

Conselhos para presidência: A alta gestão precisa se abrir mais para a opinião profissional. Se não há crença em seus colaboradores, contratem um consultoria para apontar aquilo que precisa ser feito. Acredito que uma visão profissional externa e de alguém que não esteja inserido na cultura verticalizada da empresa pode ajudar a Direção a enxergar novos horizontes para ter longevidade.

Uma empresa dentro dos conformes, mas que não confia no colaborador

Assistente de DiagramaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Além dos benefícios mais comuns, possui participação nos lucros uma vez ao ano, confraternizações de aniversário, dia do trabalho e fim de ano. A carga de trabalho não é pesada e ninguém leva trabalho para casa.

Contras: A Editora Chromos não oferece plano de carreira aos colaboradores, fica isolada do restante da empresa - não participa das mesmas confraternizações -, não há transparência nos processos e a gerência não permite autonomia dos colaboradores, gerando grande dependência e sentimento de "desimportância".

Conselhos para presidência: Trabalhar melhor sua estratégia de endomarketing e dar espaço de fala aos colaboradores.

Assistente de Diagramação

Prós: O ambiente de trabalho é ok, possui benefícios e confraternizações de aniversariantes do mês, final de ano e dia do trabalho. O salário nunca atrasa, possui participação nos lucros uma vez ao ano e a carga de trabalho não é pesada.

Contras: Os colaboradores dos diferentes setores não se comunicam (você fica isolado no seu setor), as relações hierárquicas são muito verticais - o que resulta em muita dependência - e os colaboradores, no geral, são muito insatisfeitos com o emprego, construindo um ambiente muito desconfortável para se trabalhar – acredito que seja por falta de endomarketing. Subalternos não tem lugar de fala e só alguns colaboradores podem ter horários flexíveis.

Conselhos para presidência: Investir em endomarketing (marketing interno), pedir opinião aos colaboradores, optar por flexibilidade de horário e possibilidade de home office para alguns setores (Editora), uma vez que, por vezes, a carga de trabalho é muito baixa.

Em suma, minha experiência foi ótima!

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Excelentes professores, materiais didáticos, recursos em sala de aula, simulados voltados para o enem e monitoria especializada em cada área.

Contras: Na unidade da Pampulha a cantina poderia ter lanches com preços mais acessíveis e mais monitores por área de conhecimento para o preparo da prova.

gratificante

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios, investimentos em capacitação. Oportunidades para quem está iniciando carreira.

Contras: Critérios para crescimento profissional, hierarquização rígida, gerências não integradas.

Conselhos para presidência: "padronização de gestão , atuação em cima de um eixo norteador . menos relações pessoais e mais profissnalismo nos cargos de competência. Ao investir em capacitações, criar uma forma de obter retorno sobre esse investimento. No mais a presidência da empresa está de parabéns, instituição impecável em sua missão .

Chromos Colégio e Pré Vestibular