Como é trabalhar na Engineering do Brasil?

Sem Plano de Carreira e Falta de Transparência com o Colaborador

Prós: A empresa esta localizada próximo a estação de trem Berrini , o que facilita o acesso para ir e vir e também disponibiliza convênio médico e odontológico sem cobrar nenhuma co-participacão do colaborador.

Contras: A liderança não é clara sobre as metas estabelecidas a curto e a longo prazo e não existe plano de carreira para o colaborador. A empresa têm se desenvolvido, porém, ainda precisa estruturar muitos processos, diminuir a burocracia e investir em líderes mais maduros.

Conselhos para presidência: Investir em uma comunicação mais clara junto aos colaboradores , implementar processos mais robustos e investir mais em pessoas.

ENGdB não vale a pena nem como "trampolim" de carreira

Analista Desenvolvedor

Prós: Oportunidade de viagem à Itália e curso de italiano pago pela empresa

Contras: Desorganização em todos os setores da empresa, estrutura hierárquica confusa, baixos salários, falta de investimento em funcionários, falta de domínio da gerência.

Conselhos para presidência: Reveja o organograma da empresa, desburocratize funções, reveja os componentes da equipe, pague salários compatíveis com o mercado, crie plano de carreira.

Era uma empresa regular que está decaindo

Prós: Realmente a flexibilidade de horário é o único ponto positivo, considerando-se os últimos meses. A empresa vem se degradando a cada dia que passa.

Contras: Excesso de horas extras devido a desorganização, gerentes e coordenadores que parecem estar perdidos, fala-se muito em inovação mas a empresa não sabe pra onde está indo, não investe nos funcionários, promove pessoas sem competências.

Conselhos para presidência: Buscar o profissionalismo em todas as direções.

Quem não chora não mama!

Analista Programador Java Júnior

Prós: Empresa de grande porte, internacional, com um portifólio de soluções bem diversificado! A localização é muito boa! E a região para almoçar também!

Contras: Os beneficios não são o melhores. E o que me deixa mais insatisfeito e desmotivado é falta de organização, e desigualdade que á de salários entre os mesmos cargos! A política de crescimento não é clara e o pouco que há não se faz valer! O acompanhamento dos gestores sobre o crescimento dos profissionais não existe. Então quem quizer valorização profissional e salarial tem que ser feita no jeito brasileiro do velho ditado "quem não chora não mama". Entao tem que se fazer ser ouvido para conseguir algo! A dica que eu deixo aos futuros colaboradores é: quando for participar de algum processo seletivo, solicite um valor a mais , pra quando ingressar evitar surpresas!

Conselhos para presidência: Criar um programa de valorização e incentivos aos colaboradores da fábrica de software! Tendo em vista a grande rotatividade no departamento e o grau de insatisfação dos colaboradores!

Arquiteto de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Quanto as instalações, o ambiente de trabalho é bom, mas nada muito diferente de outras empresas em SP. Quanto ao trabalho, segue o mesmo modelo de qualquer outra consultoria de T.I em SP sem nenhum diferencial. Não há outros pontos positivos de destaque que vale a pena mencionar. Desculpe.

Contras: Bom existem vários, vou citar o que eu considero mais importante para qualquer profissional, oportunidades, desenvolvimento profissional e Comunicação. A empresa não oferece boas oportunidades para profissionais altamente qualificados, apenas para os mais jovens. Também, a empresa carece de definição das atribuições de cada profissional o que gera uma bagunça generalizada na empresa, principalmente na fábrica de SW, o que consequentemente acarreta uma péssima e incoerente avaliação dos profissionais por parte do atuais líderes, com isso, gerando um ambiente sem meritocracia tal como "Aos amigos os favores, aos demais a lei". Quanto a comunicação, os profissionais não sabem valor deles na organização, pois além do ambiente de "compadrio" mencionado acima, os líderes(diretores, gerente e coordenadores) não sabem dar o feedback apropriado, e quando o fazem, deixa a impressão do velho tapinha nas costas, "meu pirão primeiro depois o seu". Também ressalvo que, não há oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento profissional, os softwares são mal feitos, possuem arquitetura com muitos débitos técnicos e conceitos muito velhos tanto em C quanto em Java, a metodologia de trabalho é inexistente e quando há, é antiquada. Muitos projetos nem controle de versão possui, a rotatividade é muito alta e somente os líderes ganham posições e aumento significativos. Se você é altamente qualificado, não recomendo, não perca seu tempo. Abraços.

Conselhos para presidência: É necessário mudar para inovar e gerar mais oportunidades, nós brasileiros não merecemos empresas extrangeiras exploradoras.

Não indico para ninguém até a empresa se reestruturar adequadamente

TIEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Sinceramente, hoje eu reflito que não houve muito ponto positivo que deva ser retratado. Posso dizer que conheci profissionais muito bons e aprendi sobre as ferramentas que ainda não tinha experiencia, mas não vejo tanto como um ponto positivo, pois eu poderia ter aprendido o mesmo em uma empresa mais adequada e capacitada para se tratar um profissional como ele deve ser tratado. Apesar de tudo que já presenciei nesta empresa, posso afirmar que a falta de humanização dos diretores e do presidente me ensinou algo muito importante, quando o topo da piramide não sabe gerenciar pessoas, os demais se desestruturam.

Contras: Nesta empresa os diretores não cumprem os acordos realizados com seus colaboradores. Mudam constantemente a diretoria, o organograma, causando desconforto nas equipes, sem falar das demissões em massa, criando um ambiente desagradável para se trabalhar. Não existe nenhum tipo de motivação ao colaborador, o RH atua apenas como departamento pessoal, apesar de viver tentando implantar alguns projetos, sempre sem sucesso, pois a diretoria acha perda de tempo e de dinheiro. As pessoas não crescem por mérito, infelizmente. E somente alguns ganham bem, outros, ao meu ver são explorados.

Conselhos para presidência: Avaliar quem esta no topo da piramide. Sempre tirar suas próprias conclusões sobre os colaboradores, ouvir os dois lados é perfeito. Entender que ter uma empresa mais humana é investir, pois acelera o crescimento devido os funcionários estarem motivados. Analisar cargos e salários de todos. Não perder tanto colaborador, muitos estão pedindo demissão e ninguém tem interesse em saber o motivo.

Insatisfeito

Analista Desenvolvedor

Prós: Não pude perceber pontos positivos que diferenciasse de outras empresas em que trabalhei. Empresa que não tem como foco o ramo de TI, por esse motivo não há incentivo.

Contras: Transição de empresas muito mal feita. Descaso com os colaboradores e muitas mentiras foram contadas durante o processo de contratação e transição.

Empresa estrangeira e conservadora

Analista Funcional Sênior

Prós: Salário acima da média. Plano de saúde ótimo sem custo para o funcionário. Incentivo para idioma inglês e italiano, oferece aulas in-company.

Contras: Extrema dependência da matriz italiana. Não valoriza a experiência prévia (só valoriza na contratação). Plano de saúde caro para os dependentes e não é possível sair dele após aderir. Nenhuma autonomia no dia a dia. Mentalidade empresarial extremante conservadora. Impõe a cultura italiana aos funcionários brasileiros. Dão preferência aos expatriados, mesmo quando tem menos experiência e habilidades. RH não é eficaz.

Conselhos para presidência: Compreender, aceitar e incorporar os costumes nacionais. Tratar os funcionários como parceiros e não como empregados. Ouvir os funcionários.

Boa mas falta salario

Técnico EletrotécnicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Equipamentos e boa tecnologia .

Contras: Falta salario para os tecnicos

Mais ou menos...

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem bons funcionários, o ambiente é agradável, tem bom nível de liberdade para trabalhar, a localização é boa.

Contras: Falta visão de mercado e de estratégia por parte da diretoria , falta comunicação clara com os funcionários, as coisas acontecem e ninguém fica sabendo

Engineering do Brasil

Descrição:Engineering tem uma presença consolidada em todos os mercados verticais e opera através de 4 business unit - Administração Pública e Saúde, Telco & Utilities, Indústria e Serviços, Finança - suportadas pelos centros de competência transversais em relação às business unit e pela Direção Pesquisa & Inovação que, com cerca de 250 recurso, tem o duplo papel de promover a pesquisa no software a nível internacional e transferir a inovação para o ciclo produtivo das estruturas de business.