Como é trabalhar na Engineering do Brasil?

Insatisfeito

Prós: Bom ambiente de trabalho, boa equipe para trabalhar. No projeto em que atuo os membros da equipe têm um bom relacionamento, são cooperativos e engajados.

Contras: Não há comunicação de quase nada que ocorre na empresa, comunicação extremamente deficiente. Compra de outra empresa muito mal conduzida, vários prazos quando se tratava de benefícios para os funcionários não foram cumpridos. Tentaram fazer uma avaliação de desempenho que foi muito mal conduzida, não falaram sobre prazo das etapas, como elas aconteceriam, não houve sequer um feedback. Pessoas com notas inferiores ganharam promoção, pessoas com notas maiores não obtiveram. Quem não teve promoção só ficou sabendo que houveram algumas promoções após colegas contarem. Muito insatisfatório como as coisas são conduzidas na empresa.

Conselhos para presidência: Começar ver que empresa é formada por pessoas, que muitas das vezes uma ação muito simples, como responder o email sobre uma dúvida, dar um feedback, faz o funcionário se sentir satisfeito. Muitas das vezes algo que vai parecer um custo hoje, vai ser algo que fará o funcionário se motivar, trabalhar melhor, e assim trazer mais lucros.

Sem Plano de Carreira e Falta de Transparência com o Colaborador

Prós: A empresa esta localizada próximo a estação de trem Berrini , o que facilita o acesso para ir e vir e também disponibiliza convênio médico e odontológico sem cobrar nenhuma co-participacão do colaborador.

Contras: A liderança não é clara sobre as metas estabelecidas a curto e a longo prazo e não existe plano de carreira para o colaborador. A empresa têm se desenvolvido, porém, ainda precisa estruturar muitos processos, diminuir a burocracia e investir em líderes mais maduros.

Conselhos para presidência: Investir em uma comunicação mais clara junto aos colaboradores , implementar processos mais robustos e investir mais em pessoas.

ENGdB não vale a pena nem como "trampolim" de carreira

Analista Desenvolvedor

Prós: Oportunidade de viagem à Itália e curso de italiano pago pela empresa

Contras: Desorganização em todos os setores da empresa, estrutura hierárquica confusa, baixos salários, falta de investimento em funcionários, falta de domínio da gerência.

Conselhos para presidência: Reveja o organograma da empresa, desburocratize funções, reveja os componentes da equipe, pague salários compatíveis com o mercado, crie plano de carreira.

Parece uma boa oportunidade...

Analista de Sistemas Júnior

Prós: Empresa possui convênio com gympass e plano de saúde da Amil. O salário é aceitável. Excelente localização e facilidade de acesso. É reconhecida.

Contras: Não é fácil conseguir uma negociação, devido ao alto índice burocrático. Qualquer documento de contrato, até despesas extras tem que serem levadas para a sede. Quantidade exorbitante de processos.

Conselhos para presidência: Diminuir a quantidade de processos, prestar mais atenção aos funcionários e suas necessidades.

Era uma empresa regular que está decaindo

Prós: Realmente a flexibilidade de horário é o único ponto positivo, considerando-se os últimos meses. A empresa vem se degradando a cada dia que passa.

Contras: Excesso de horas extras devido a desorganização, gerentes e coordenadores que parecem estar perdidos, fala-se muito em inovação mas a empresa não sabe pra onde está indo, não investe nos funcionários, promove pessoas sem competências.

Conselhos para presidência: Buscar o profissionalismo em todas as direções.

Quem não chora não mama!

Analista Programador Java Júnior

Prós: Empresa de grande porte, internacional, com um portifólio de soluções bem diversificado! A localização é muito boa! E a região para almoçar também!

Contras: Os beneficios não são o melhores. E o que me deixa mais insatisfeito e desmotivado é falta de organização, e desigualdade que á de salários entre os mesmos cargos! A política de crescimento não é clara e o pouco que há não se faz valer! O acompanhamento dos gestores sobre o crescimento dos profissionais não existe. Então quem quizer valorização profissional e salarial tem que ser feita no jeito brasileiro do velho ditado "quem não chora não mama". Entao tem que se fazer ser ouvido para conseguir algo! A dica que eu deixo aos futuros colaboradores é: quando for participar de algum processo seletivo, solicite um valor a mais , pra quando ingressar evitar surpresas!

Conselhos para presidência: Criar um programa de valorização e incentivos aos colaboradores da fábrica de software! Tendo em vista a grande rotatividade no departamento e o grau de insatisfação dos colaboradores!

Arquiteto de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Quanto as instalações, o ambiente de trabalho é bom, mas nada muito diferente de outras empresas em SP. Quanto ao trabalho, segue o mesmo modelo de qualquer outra consultoria de T.I em SP sem nenhum diferencial. Não há outros pontos positivos de destaque que vale a pena mencionar. Desculpe.

Contras: Bom existem vários, vou citar o que eu considero mais importante para qualquer profissional, oportunidades, desenvolvimento profissional e Comunicação. A empresa não oferece boas oportunidades para profissionais altamente qualificados, apenas para os mais jovens. Também, a empresa carece de definição das atribuições de cada profissional o que gera uma bagunça generalizada na empresa, principalmente na fábrica de SW, o que consequentemente acarreta uma péssima e incoerente avaliação dos profissionais por parte do atuais líderes, com isso, gerando um ambiente sem meritocracia tal como "Aos amigos os favores, aos demais a lei". Quanto a comunicação, os profissionais não sabem valor deles na organização, pois além do ambiente de "compadrio" mencionado acima, os líderes(diretores, gerente e coordenadores) não sabem dar o feedback apropriado, e quando o fazem, deixa a impressão do velho tapinha nas costas, "meu pirão primeiro depois o seu". Também ressalvo que, não há oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento profissional, os softwares são mal feitos, possuem arquitetura com muitos débitos técnicos e conceitos muito velhos tanto em C quanto em Java, a metodologia de trabalho é inexistente e quando há, é antiquada. Muitos projetos nem controle de versão possui, a rotatividade é muito alta e somente os líderes ganham posições e aumento significativos. Se você é altamente qualificado, não recomendo, não perca seu tempo. Abraços.

Conselhos para presidência: É necessário mudar para inovar e gerar mais oportunidades, nós brasileiros não merecemos empresas extrangeiras exploradoras.

Não indico para ninguém até a empresa se reestruturar adequadamente

TIEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Sinceramente, hoje eu reflito que não houve muito ponto positivo que deva ser retratado. Posso dizer que conheci profissionais muito bons e aprendi sobre as ferramentas que ainda não tinha experiencia, mas não vejo tanto como um ponto positivo, pois eu poderia ter aprendido o mesmo em uma empresa mais adequada e capacitada para se tratar um profissional como ele deve ser tratado. Apesar de tudo que já presenciei nesta empresa, posso afirmar que a falta de humanização dos diretores e do presidente me ensinou algo muito importante, quando o topo da piramide não sabe gerenciar pessoas, os demais se desestruturam.

Contras: Nesta empresa os diretores não cumprem os acordos realizados com seus colaboradores. Mudam constantemente a diretoria, o organograma, causando desconforto nas equipes, sem falar das demissões em massa, criando um ambiente desagradável para se trabalhar. Não existe nenhum tipo de motivação ao colaborador, o RH atua apenas como departamento pessoal, apesar de viver tentando implantar alguns projetos, sempre sem sucesso, pois a diretoria acha perda de tempo e de dinheiro. As pessoas não crescem por mérito, infelizmente. E somente alguns ganham bem, outros, ao meu ver são explorados.

Conselhos para presidência: Avaliar quem esta no topo da piramide. Sempre tirar suas próprias conclusões sobre os colaboradores, ouvir os dois lados é perfeito. Entender que ter uma empresa mais humana é investir, pois acelera o crescimento devido os funcionários estarem motivados. Analisar cargos e salários de todos. Não perder tanto colaborador, muitos estão pedindo demissão e ninguém tem interesse em saber o motivo.

Insatisfeito

Analista Desenvolvedor

Prós: Não pude perceber pontos positivos que diferenciasse de outras empresas em que trabalhei. Empresa que não tem como foco o ramo de TI, por esse motivo não há incentivo.

Contras: Transição de empresas muito mal feita. Descaso com os colaboradores e muitas mentiras foram contadas durante o processo de contratação e transição.

Empresa estrangeira e conservadora

Analista Funcional Sênior

Prós: Salário acima da média. Plano de saúde ótimo sem custo para o funcionário. Incentivo para idioma inglês e italiano, oferece aulas in-company.

Contras: Extrema dependência da matriz italiana. Não valoriza a experiência prévia (só valoriza na contratação). Plano de saúde caro para os dependentes e não é possível sair dele após aderir. Nenhuma autonomia no dia a dia. Mentalidade empresarial extremante conservadora. Impõe a cultura italiana aos funcionários brasileiros. Dão preferência aos expatriados, mesmo quando tem menos experiência e habilidades. RH não é eficaz.

Conselhos para presidência: Compreender, aceitar e incorporar os costumes nacionais. Tratar os funcionários como parceiros e não como empregados. Ouvir os funcionários.

Engineering do Brasil

Descrição:Engineering tem uma presença consolidada em todos os mercados verticais e opera através de 4 business unit - Administração Pública e Saúde, Telco & Utilities, Indústria e Serviços, Finança - suportadas pelos centros de competência transversais em relação às business unit e pela Direção Pesquisa & Inovação que, com cerca de 250 recurso, tem o duplo papel de promover a pesquisa no software a nível internacional e transferir a inovação para o ciclo produtivo das estruturas de business.