Como é trabalhar na Energisa?

Excelente empresa para se trabalhar

Supervisor/Coordenador

João Pessoa, PB

Prós: Benefícios, Valores, Preocupação com Segurança e bem estar das pessoas são destaques da Energisa. Oportunidades de carreira e incentivo ao desenvolvimento também podem ser sinalizados como pontos positivos.

Contras: Controle da incerteza que acarreta em muita burocracia. A área de Contratos envolve tanta burocracia e demora na formalização dos fornecedores que dificulta o cumprimento dos prazos das entregas das áreas.

Conselhos para presidência: Reduzir controles excessivos para agilizar os tramites do dia a dia. Participação mais efetiva e pessoalmente direta do CEO em ações de gestão de pessoas (o envolvimento do head maior faz cascata para os demais níveis de liderança e permeiam o comportamento desejado por toda a organização).

foco, força, fé

Assistente Administrativo

Cuiabá, MT

Prós: excelente empresa, ótimos benefícios, sempre cumpre suas metas, estabelece diálogo com seus colaboradores. com uma equipe de setor medico para melhor cuidar de seus colaboradores.

Contras: Não tenho oque reclamar da empresa que paga meu salario em dia, não deixa atrasar oque promete, comprometimento com sua equipe de colaboradores.

Conselhos para presidência: nunca se acomode !

Lugar de aprendizado para estagiários

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Presidente Prudente, SP

Prós: Excelente ambiente de trabalho para aprendizagem, principalmente para os estagiários, promove muito bem o trabalho em equipe, preocupam-se com o bem estar dos mesmos

Contras: Dependendo da quantidade de estagiários fica difícil organizar horários entre os mesmos, as vezes todos tinham os mesmos horários disponíveis pra trabalhar

Mindset obsoleto, adota a cultura do medo e não apoia o desenvolvimento profissional

Analista de Testes I

Cataguases, MG

Prós: O salário e benefícios nunca atrasam, e é raro hora extra em alguns setores (no meu por exemplo). A localidade da empresa fica numa cidade pequena do interior excelente para morar.

Contras: Os gestores pregam a cultura do medo, são muito ultrapassados e sem conhecimento do novo. Nenhum sugestão é aceita, mesmo que apresentada de outras formas. A cultura das área é sempre formalizar por e-mail o que qualquer um diz, até seu próprio gestor faz isso com seus subordinados. A empresa possui uma academia de lideres, onde quando os coordenadores voltam desse treinamento parecem mais um demônio. Finalmente, no recrutamento mentem sobre o que empresa oferece e requisitam que o profissional seja de ponta para trabalho braçal (nada do solicitado será usado Automação Mobile/Web/ Devops/ Integração Contínua/ CyberSicurity e por ai vai...).

Conselhos para presidência: Atualmente a muitos Coordenadores/Gerentes/Diretores que permanecem nos cargos pois não ha questionamento sobre a qualificação destes. Pois quando ingressaram nesses cargos a empresa era imatura para avaliar a expertise desses profissionais. O tempo passa e essas mesmas pessoas desqualificada permanecem na "GESTÃO" fazem a mesmice. Falo isso pois na minha trajetória profissional tive a oportunidade de interagir com profissionais excepcionais, ondem os atuais gestores não possuem 30% desse potencial. A empresa em sí tem uma missão e um objetivo muito motivador, mas não tem maturidade na "Gestão" para tal feito.

boa

Técnico em Suporte Técnico

Prós: Possuí um plano de saúde bom, pois cobre quase todo tipo de cirurgia , É aceito filhos e esposa, ainda reembolsa os remédios.Existe a possibilidade de crescimento na carreira

Contras: . Salários abaixo da média do mercado. Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal.

Empresa para quem não almeja muita coisa.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Bragança Paulista, SP

Prós: Empresa está em crescimento e está se adaptando com as empresas conceituadas do mercado. O ticket refeição e alimentação são valores acima da média do mercado.

Contras: Infelizmente não tem plano de carteira, desde que eu estava na empresa eu ouvi isso, porém vi poucas pessoas ter essa possibilidade. E não existe aumento de salário por meritocracia, o funcionário tem que implorar é mesmo assim esperar por anos.

Boa oportunidade de crescimento pessoal

Estagiário de Nível SuperiorEx-funcionário, saiu em 2018

João Pessoa, PB

Prós: É uma empresa que dá oportunidades a seus estagiários dando abertura à participação em reuniões estratégicas, eventos avaliativos para desenvolvimento e integração dos setores, etc.

Contras: Por mais que existem diversos canais de comunicação disponíveis para os colaboradores, a comunicação com o departamento de rh é falha por vezes e o atendimento a eventuais necessidades é bastante demorado.

Podiam explorar mais os talentos dentro da empresa.

Estagiário de Engenharia

João Pessoa, PB

Prós: É uma empresa em expansão, tem um certo peso no currículo, dá para aprender muito porque além de ser uma empresa de engenharia é uma prestadora de serviço. O ambiente é bem agradável e as pessoas são fantásticas.

Contras: Não sabe valorizar seus talentos, principalmente estagiários. Não importa quanto bom você é, se você não tem autonomia não dá para fazer muito.

Conselhos para presidência: Valorize de verdade o seu time.

Empresa boa, mas tem baixa possibilidade de crescimento profissional

Prós: Empresa trabalha de acordo com a CLT, respeitando horários e os direitos do trabalhador. Benefícios como Vale Refeição, Alimentação e plano de saúde são bons e dentro do padrão de mercado.

Contras: Salários diferentes para cargos idênticos. Cargos diferentes exercem mesmas funções mas com remuneração muito discrepante. Funcionários contratados no mesmo período para o mesmo cargo têm salários diferentes, chegando ao dobro do valor de um para o outro. Área de TI tratada como "linha de montagem", onde o que vale é o número de chamados atendidos e não a qualidade do software. Possibilidade de crescimento muito baixa, uma vez que os colaboradores não têm oportunidade para mostrar seu talento e suas habilidades pois estão preocupados em resolver problemas do dia-a-dia no menor prazo possível. Processo de admissão é feito com pouquíssimas informações para os candidatos e totalmente "às cegas". Candidato não sabe com quais linguagens e tecnologias vai trabalhar e geralmente tem que se mudar para a cidade, para só depois descobrir o seu papel na empresa.

Conselhos para presidência: Rever o plano de cargos e salários (que só existe na teoria) e trabalhar em cima da meritocracia, de modo a valorizar os bons funcionários e dar atenção àqueles que precisam de apoio para crescer dentro da empresa. Bons funcionários buscam outras empresas pois sabem que não têm chances de crescimento. Possibilitar a troca de áreas por parte dos funcionários, já que alguns gestores não têm conhecimentos das habilidades e afinidades dos desenvolvedores com algumas áreas. Às vezes o funcionário está insatisfeito com a área atual e poderia evoluir em outras áreas. O funcionário também deve ser ouvido.

Boa empresa para trabalhar e se desenvolver profissionalmente

Coordenador de Equipes

Prós: Benefícios, como ticket alimentação/refeição, plano de saúde nacional, plano odontológico, seguro de vida, auxílio farmácia, PLR. Existe meritocracia na empresa, oportunidade de crescimento, valorização das pessoas que conseguem os melhores resultados.

Contras: Pressão excessiva para atingimento de metas, praticamente você vive para a empresa. Burocracia nos processos, voce tem que suar muito, esperar muito, brigar muito para conseguir o que necessita. Sistemas muito ruins para fazer gestão em geral.

Conselhos para presidência: Troque os sistemas da empresa. Coloque os processos mais descentralizados, para que as unidades de negócio tenham poder de decisão e gestão tambem.

Energisa

Descrição:Somos um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil e nos destacamos pela ousadia planejada, pela busca incessante da excelência e pelo crescimento contínuo e sustentável. Com uma história de 113 anos, temos a distribuição de energia como a base principal do nosso negócio, atuando em mercados com forte potencial de crescimento. Além da Distribuidora, também contamos com a Energisa Comercializadora e a Energisa Soluções.

Na distribuição, o Grupo Energisa está em todas as regiões do país e atualmente controla 9 empresas em 788 municípios nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná. Com o apoio de mais de 15 mil colaboradores, atendemos a 6 milhões de clientes, alcançando cerca de 16 milhões de pessoas, o que equivale a 8% da população brasileira.

Juntas, essas empresas correspondem a 1 milhão 630 km² em área de concessão, mais de 17 mil km de redes de transmissão, 494 mil km de redes de distribuição e 602 subestações com capacidade total de 12.891 MVA.