Como é trabalhar na Enel?

Ruim.

Prós: Pessoas, ambiente, relacionamento.

Contras: Funcionario nao é devidamente valorizado.

Pode melhorar muito...

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2013

Niterói, RJ

Prós: Os empregados se relacionam cordialmente. A sede fica bem localizada, próxima ao centro comercial da cidade e com fácil acesso ao Rio de Janeiro.

Contras: A empresa não valoriza seus talentos internos. A responsabilidade dos líderes é reduzida para evitar conflitos, burocratizando a empresa e impedindo a meritocracia real. A influência da matriz não observa as características regionais e culturais, dificultando o trabalho.

Conselhos para presidência: Confiem em suas lideranças, permitam que eles promovam a integração entre as equipes. Observem os aspectos regionais da cultura dos empregados e tragam os pontos positivos para a rotina de trabalho. Melhorem a progressão de carreira e permitam que os verdadeiros talentos sejam reconhecidos.

Precisa mudar muito

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Niterói, RJ

Prós: As diretrizes da organização no plano estratégico são boas. Tem boas políticas de bem viver. O clima de trabalho é mais relaxado e atua em grandes obras para a sociedade. A empresa oferece academia e salão de beleza com preços reduzidos. Estagiários realizam trabalhos complexos e estimulantes. Ótima empresa para aprendizado e inicio de carreira ou fim de carreira para quem quer trabalhar numa grande empresa e longe do grande centro.

Contras: O plano de carreira é desestimulante, os salários são baixos, tendo engenheiros recebendo abaixo do piso. Além disso, há muita contratação de terceiros pela empresa e esses não tem plano de carreira e tem o hora de trabalho mais baixos que os estagiários. Os funcionários devem fazer as mesmas tarefas em nível de complexidade, porém nem todos recebem o mesmo valor. Não existe meritocracia na prática. Não basta ser bom, tem que ter sorte.

Conselhos para presidência: Que deveriam reavaliar as políticas de meritocracia e plano de carreira. Os estagiários e terceiros devem parar de serem tratados como mão de obra barata e sim como futuros funcionários de alto nível.

Repleta de desafios

Especialista

Niterói, RJ

Prós: Oferece mobilidade e qualidade de vida. As vezes você precisa trabalhar muito, mas a empresa é extremamente gratificante. Adicionalmente. o clima no ambiente de trabalho é bom. Como todo ambiente de trabalho tem pessoas legais, e outras nem tanto. Precisar ser flexível.

Contras: Algumas áreas da Empresa são um pouco desorganizadas tenho uma certa dificuldade em lidar com isso. Acredito que esse ponto é o unico que realmente me incomoda.

Conselhos para presidência: Algumas pessoas precisar olhar para empresa como se fossem donos. E assim que programarem e organizarem melhor

Tem tudo para ser a melhor, mas falta interesse em ser.

Analista Pleno

Fortaleza, CE

Prós: A empresa se tornou uma marca forte que dá muita Credibilidade, está com novos desafios. Possui um bom ambiente, um bom clima e excelentes pessoas.

Contras: Plano de cargos, carreiras e salários praticamente não existe. Reconhecimento é péssimo, faz você pensar se vale a pena permanecer por muito tempo.

Conselhos para presidência: Falta só valorizar o funcionário. Dedicação, compromisso não falta, porém a empresa não reconhece.

Enel está repleta de amadores na gestão da sua operação

Eletricista

Petrópolis, RJ

Prós: Pagamentos feitos dentro do prazo, assim como benefícios, ambiente de trabalho é bom, trabalha com espírito de equipe, a comunicação com os gestores é direta

Contras: Gestores amadores que ocupam cargos importantes sem ter qualificação e competências pra isso. Estes alcançam cargos por indicação de outros que tbm ocupam cargos bons. Jornadas de trabalho exaustiva para os eletricistas e técnicos, exceço de terceirização: muita empresas prestando serviços com diferentes tipos de contrato . A frota é horrível devido a contratos de terceirizadas .A empresa não tem critério pra promover funcionários , e você é obrigado a trabalhar em condições adversas do tempo, mesmo sabendo que é perigoso e te ameaçam quando você recusa determinado serviço..

Conselhos para presidência: Empresa deveria ver de fato quem é competente para para estar a frente das equipes , pois assim como há bons funcionários, também há aquela que estão ocupando cargos sem o devido mérito. E o exceço de terceirização acaba atrapalhando a operação

Baixos salários

Analista Engenheiro Eletricista Júnior

Niterói, RJ

Prós: Perto da minha casa, nao atrasa pagamentos. Horário flexível.

Contras: Baixíssimos salários e sem plano de carreira. Pouco reconhecimento do profissional

Conselhos para presidência: Rever a política de cargos e salários. Criar plano de carreira.

Muito aprendizado, poucas oportunidades

Niterói, RJ

Prós: O ambiente de trabalho da empresa é agradável, há um crescimento muito grande pelo fato dos setores se ajudarem. A cultura organizacional da empresa é bem definida.

Contras: Pouca oportunidade de crescimento na empresa, pois atualmente a maioria das pessoas estão sendo contratadas por empresas parceiras. O que pro desenvolvimento do profissional é bem ruim.

Assistente Administrativo

Niterói, RJ

Prós: Qualidade de vida, boa localização, um bom refeitório, espaço de confraternizações no terraço

Contras: salário, lanchonete com valores muito acima da media de preço, plano de carreira, terceirização

Conselhos para presidência: política de meritocracia, salários compatível com o mercado, desburocratização em geral, ter um plano de carreira para funcionários terceirizados em conjunto com a empresa contratada, igualdade nos benefícios nos eventos que são realizados na empresa com os funcionários próprios da empeesa

Muito o que aprender em Gestão de Pessoas...

Analista Júnior

Niterói, RJ

Prós: Liberdade para desenvolvimento e estruturação de processos, boa localização, oportunidade para propostas inovadoras, uma certa estabilidade.

Contras: Reconhecimento do trabalho não acompanhado de reconhecimento financeiro, muitos cargos de chefia, salários abaixo do esperado para as respectivas formações, má comunicação interna entre os setores, sobrecarga de atividades.

Conselhos para presidência: Valorize o recurso mais importante: Pessoas

Enel

Descrição:A Enel é uma empresa multinacional e um dos principais players integrados dos mercados globais de energia e gás. Estamos presentes em mais de 30 países, espalhados por quatro continentes e atendemos a mais de 61 milhões de usuários finais ao redor do mundo.