Como é trabalhar na Enel?

Bom ambiente de trabalho, porém de pouco reconhecimento.

Assistente Administrativo

Niterói, RJ

Prós: Excelente ambiente de trabalho, bom relacionamento entre os funcionários.

Contras: Falta de reconhecimento, falta de um plano de desenvolvimento para os funcionários .. a empresa não capacita os funcionários novos.

Conselhos para presidência: Investir mais em seus funcionários

Empresa satisfatória porém com alguns gestores da sede Rio que necessitam desenvolvimento interpessoal.

Coordenador de SegurançaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa em plena expansão no segmento eólico no Brasil o que possibilita certa estabilidade profissional. Oferece excelente benefícios e salário um pouco acima da média de mercado.

Contras: Falta maior integração entre áreas de projetos nas fases de concepção x construção/SMS para que todos trabalhem pelo mesmo objetivo da empresa. Gestores da sede do Rio em vários momentos não demonstram a atenção devida para o time que fica residente no projeto.

Conselhos para presidência: Que a empresa possua uma maior interface principalmente entre as áreas de Construção x SMS (Sede Rio x Obra) no sentido de todo o time compreender qual seu papel e objetivo dentro do grupo. Dessa forma combate a postura de alguns gestores tomarem atitudes arbitrárias. Na minha época esperava muito que meu gestor visitasse mais a obra para compreender melhor a respeito dos problemas e soluções que lhe relatava via e-mail e telefone. Porém isso não foi possível e quantas vezes fui ordenado de forma arbitraria a tomar decisões na obra que eram contra os objetivos da empresa? Quantas vezes escutei "não vamos se preocupar com prazo de entrega da obra nosso foco é somente segurança"? Estou relatando isso pois fui vítma de uma demissão abrupta sem motivo claro (falaram de redução, mas me pergunto até hoje que redução se a empresa está cada vez com novos projetos ?) e que me prejudicou profissionalmente e pessoalmente.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Qualificação dos empregados próprios. Tem benefícios que ajudam bastante ao empregado. Tem sempre palestras.

Contras: É uma empresa boa para os empregados próprios! Pois não reconhece os parceiros como era o meu caso! Salários ruins.

Conselhos para presidência: Entender melhor as necessidades dos seus empregados!

Faça sei melhor, mas não espere reconhecimento.

Niterói, RJ

Prós: Empresa com grande estrutura e estimula o aumento qualidade de vida.

Contras: Não existe meritocracia, estágiario faz trabalho de análista, setores com número de empregados subdimensionados, a grande maioria efetivada teve um Q.I, seu trabalho não é reconhecido e o ambiente de trabalho não é bom, pessoas tendem a terceirizar a culpa da sua incompetência nos estágiarios. Última coisa: Se você for uma mulher bonita, você sai na frente de qualquer processo seletivo, principalmente para área RH.

Conselhos para presidência: Melhorar a transparência nos processos seletivos internos, reconhecimento do rendimento dos estagiários cada setor, existem setores que estão subdimensionados e com números de estagiários maior que o número de funcionários.

Injusto

Especialista

Niterói, RJ

Prós: Bom clima laboral. Boas pessoas fazem parte da área.

Contras: Baixo salário. Falta de transparência.

Grande Elefante Branco fantasiado de Tigre!

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2014

Niterói, RJ

Prós: Empresa oferece Benefícios atraentes.

Contras: A empresa, apesar de estar passando por uma reestruturação mundial, seguiu fazendo inúmeras contratações para projetos que certamente não faria. Empresa extremamente lenta e burocrática. Faz muito marketing e poucas ações reais que tragam boa rentabilidade e novos projetos!

Conselhos para presidência: Seis presidentes dentro de um mesmo prédio? Dúzias de diretores? Honestamente... Muitas palavras bonitas de pensar fora da caixa, PORÉM a empresa é mais travada que a Eletrobrás!

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente de trabalho, atividades extras, plano de carreira

Contras: Remuneração, benefícios e gestão

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários operacionais, pois sem eles a empresa acaba

Ruim.

Prós: Pessoas, ambiente, relacionamento.

Contras: Funcionario nao é devidamente valorizado.

Pode melhorar muito...

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2013

Niterói, RJ

Prós: Os empregados se relacionam cordialmente. A sede fica bem localizada, próxima ao centro comercial da cidade e com fácil acesso ao Rio de Janeiro.

Contras: A empresa não valoriza seus talentos internos. A responsabilidade dos líderes é reduzida para evitar conflitos, burocratizando a empresa e impedindo a meritocracia real. A influência da matriz não observa as características regionais e culturais, dificultando o trabalho.

Conselhos para presidência: Confiem em suas lideranças, permitam que eles promovam a integração entre as equipes. Observem os aspectos regionais da cultura dos empregados e tragam os pontos positivos para a rotina de trabalho. Melhorem a progressão de carreira e permitam que os verdadeiros talentos sejam reconhecidos.

Precisa mudar muito

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Niterói, RJ

Prós: As diretrizes da organização no plano estratégico são boas. Tem boas políticas de bem viver. O clima de trabalho é mais relaxado e atua em grandes obras para a sociedade. A empresa oferece academia e salão de beleza com preços reduzidos. Estagiários realizam trabalhos complexos e estimulantes. Ótima empresa para aprendizado e inicio de carreira ou fim de carreira para quem quer trabalhar numa grande empresa e longe do grande centro.

Contras: O plano de carreira é desestimulante, os salários são baixos, tendo engenheiros recebendo abaixo do piso. Além disso, há muita contratação de terceiros pela empresa e esses não tem plano de carreira e tem o hora de trabalho mais baixos que os estagiários. Os funcionários devem fazer as mesmas tarefas em nível de complexidade, porém nem todos recebem o mesmo valor. Não existe meritocracia na prática. Não basta ser bom, tem que ter sorte.

Conselhos para presidência: Que deveriam reavaliar as políticas de meritocracia e plano de carreira. Os estagiários e terceiros devem parar de serem tratados como mão de obra barata e sim como futuros funcionários de alto nível.

Enel

Descrição:Somos a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro, com presença em mais de 30 países. Desempenhamos um papel de liderança no desenvolvimento das fontes renováveis de energia, e somos líderes na produção de energia solar no Brasil. Atuamos nas áreas de geração, distribuição, conversão, transmissão, comercialização e de soluções em energia, somando mais de 17 milhões de clientes no Brasil e 71 milhões em todo o mundo!