Como é trabalhar na Enel?

Perfeita

Engenheiro EletricistaEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: horario, salario, benefícios.. a empresa tem um portifolio impecável com muitas vantagens para o funcionario e se destaca em várias areas no país

Contras: Pode ser melhorado o salário e as horas extras de acordo com o tempo de serviço. Equipamentos de trabalho mais uteis e de segurança para o trabalhador.

Uma grande escola

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: O Clima, as políticas de RH e as práticas de gestao. Destaque para a possibilidade dedesenvolver a carreira em outros países, o que é bastante frequente dentro da empresa.

Contras: Nível excessivo de reporte, por ser uma multinacional tem vários níveis de aprovação, às vezes em mais de um país, o que pode tornar os processos lentos.

Boa empresa para trabalhar.

Estagiário de Engenharia

Niterói, RJ

Prós: Aprendi muitas coisas sobre a minha área, sobre a área de energia, e de distribuição. Horário flexível para estágio. Ambiente de trabalho é bom. O estágio foi muito agregador, e vale muito a pena.

Contras: A empresa possui uma relação muito distante entre os grandes chefes e os funcionários, fazendo questão de distinguir os funcionários próprios, os estagiários, e os terceirizados, até mesmo na forma de tratamento. Falta de feedback em relação ao trabalho, também me fizeram muita falta. Por vezes, falta motivação na equipe devido a essas questões.

Conselhos para presidência: Melhorar a relação com os funcionários, e realizar mais feedbacks.

Crescimento.

Estagiário Superior

Niterói, RJ

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, remuneração condizente com o nível atual do mercado, oportunidade de crescimento e ótimas instalações. Empresa que se importa com seu empregado.

Contras: Setores muitas vezes desconexos e burocracia exagerada, deixando a empresa muito engessada e isolada como um todo. Pessoas não muito preparadas ocupam cargos de importância.

Repleta de desafios

Especialista

Niterói, RJ

Prós: Oferece mobilidade e qualidade de vida. As vezes você precisa trabalhar muito, mas a empresa é extremamente gratificante. Adicionalmente. o clima no ambiente de trabalho é bom. Como todo ambiente de trabalho tem pessoas legais, e outras nem tanto. Precisar ser flexível.

Contras: Algumas áreas da Empresa são um pouco desorganizadas tenho uma certa dificuldade em lidar com isso. Acredito que esse ponto é o unico que realmente me incomoda.

Conselhos para presidência: Algumas pessoas precisar olhar para empresa como se fossem donos. E assim que programarem e organizarem melhor

Tem tudo para ser a melhor, mas falta interesse em ser.

Analista Pleno

Fortaleza, CE

Prós: A empresa se tornou uma marca forte que dá muita Credibilidade, está com novos desafios. Possui um bom ambiente, um bom clima e excelentes pessoas.

Contras: Plano de cargos, carreiras e salários praticamente não existe. Reconhecimento é péssimo, faz você pensar se vale a pena permanecer por muito tempo.

Conselhos para presidência: Falta só valorizar o funcionário. Dedicação, compromisso não falta, porém a empresa não reconhece.

Empresa muito boa, mas já foi melhor.

Estagiário de Engenharia

São Gonçalo, RJ

Prós: O programa de estágio era muito bom. Entrei em 2014 e na época, além dos bons benefícios que ainda continuam, ainda tinha ticket extra no natal para estagiários, festa por ano.. Os estagiários são avaliados periodicamente e ficando entre os 30% melhores da empresa, no 1° ano recebia-se um Vale livros Saraiva no valor de R$300,00 e no segundo ano aumento na bolsa em 10%. As chances de efetivação eram consideráveis e o clima era ótimo!

Contras: Infelizmente, talvez por influência da crise, a empresa mudou um pouco... O programa de estágio não é tão bom como era, a empresa não consegue reter estagiários como antes, se fala em meritocracia mas na prática não funciona como é pregado, o clima já foi melhor.

Excelente empresa para estagiar e iniciar a carreira profissional.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Niterói, RJ

Prós: Flexibilidade de horário para estagiários; gestores nos tratam como iguais e incentivo à inovação.

Contras: O RH da empresa ainda tem muito o que melhorar; pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento se carreira.

Conselhos para presidência: A empresa está perdendo excelentes estagiários que vão embora sem serem efetivados e sem ofertas atrativas de contratação. O programa de avaliação de estagiários que destaca e premia os melhores é excelente e estimulante, porém pouco se faz com esses resultados. Ter sido premiado não significa nada para a empresa e o RH não estimula os gestores a manterem esses jovens profissionais.

Bem estar no local de trabalho

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Niterói, RJ

Prós: A empresa oferece muitas formas de aprendizado, treinamentos, ótima qualidade de vida, ótimo clima organizacional. Profissionais capacitados.

Contras: Acredito que a bolsa estágio e o vale refeição poderiam ser melhores em comparação com outras empresas próximas. Poderiam aproveitar melhor os estagiários e profissionais que se destacam dando melhores oportunidades de carreira.

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor os estagiários que se destacarem entre os melhores e os profissionais através de rápida promoção de carreira.

Ótimo local para quem gosta de desafiar o status quo

Gerente

Niterói, RJ

Prós: Ótimo ambiente de trabalho com um bom clima. Muitos desafios e oportunidades de crescimento profissional devido ao tamanho e a internacionalização que a empresa tem. Permite um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Contras: A estrutura matricial que a empresa tem a torna muito hierarquizada, com processos rígidos e lentos. As áreas de apoio possuem torres decisórias próprias e sem conexão com as áreas de negócio. Isso faz com que a empresa não tenha foco no cliente como deveriam ter.

Conselhos para presidência: Maior compartilhamento de informações e maior autonomia aos gestores. A estrutura matricial que deveria contribuir, agravou este cenário, fazendo com que as unidades de negócio trabalhassem desintegradas com as áreas de apoio, sem flexibilidade ou autonomia de tomada de decisão.

Enel

Descrição:A Enel é uma empresa multinacional e um dos principais players integrados dos mercados globais de energia e gás. Estamos presentes em mais de 30 países, espalhados por quatro continentes e atendemos a mais de 61 milhões de usuários finais ao redor do mundo.