Como é trabalhar na Endeavor Brasil?

Organização incrível para aprendizado, mas sem perspectiva de crescimento.

Ex-funcionário, saiu em 2019

Prós: Ambiente de trabalho incrível, time de altíssima energia, possibilidade de viver no dia a dia dos principais empreendedores do Brasil e aprender muito. Time de trabalho competentíssimo!

Contras: A empresa remunera muito mal os funcionários, e lá parece bonito dizer que se trabalha demais. Cheguei a ouvir de um gestor que é necessário dar 290%, que 100% não é suficiente. Não se pode ter vida fora do trabalho. Seu chefe manda e-mail 1h da manhã, faz ligações, e espera que você faça no mínimo o mesmo. Por mais que você faça, você está sempre dando menos do que o esperado. Ao invés de desenvolver as pessoas e ensinar, alguns gestores preferem cortar quando não servem no curto prazo.

Conselhos para presidência: É preciso ter vida fora da organização. E saber dividir bem o tempo. As pessoas da Endeavor vivem para o trabalho e isso é muito prejudicial. Não conseguem fazer um happy hour sem falar de trabalho. E quem não faz isso é mal visto ou “trabalha pouco”.

Brilho no olho e grandes responsabilidades

Prós: O dia a dia na Endeavor é divertido, dinâmico, há grande autonomia e inúmeras oportunidades para aprendizado. Todos do time tem responsabilidades significativas em projetos de fato relevantes para a organização, e oportunidades de contato com nomes importantes do empreendedorismo no Brasil, o que estimula o aprendizado e o crescimento, e é excelente para o networking. Além disso, há muito espaço para sugestões de melhora e para o intraempreendedorismo! :) Por fim, o time é unido e motivado, e por isso o ambiente de trabalho é sem igual.

Contras: Os principais pontos negativos da Endeavor estão relacionados a estrutura e planejamento. As mudanças de rota e alta rotatividade do time tornam a rotina e o fluxo de trabalho muito inconstantes. Além disso, não há clareza do que é preciso para subir na carreira - embora existam iniciativas para melhoria desse último ponto.

Lugar excelente para desenvolvimento pessoal e profissional

Analista I

Prós: A Endeavor possui um ambiente de trabalho acolhedor, com pessoas extremamente qualificadas e compradas com a cultura da organização. Todos os funcionários possuem autonomia e grandes responsabilidades, o que implica grandes desafios diários. Estes desafios, por sua vez, são singulares e excelentes para o desenvolvimento profissional do time. A curva de aprendizado na organização é exponencial! Outro ponto positivo - e único - da Endeavor é sua rede formada por empreendedores e mentores que nos ensina diariamente.

Contras: Como todos os funcionários possuem autonomia e grandes responsabilidades, a pressão pode ser demasiada, o que implica em sobrecarga de trabalho. Ademais, os processos de organização ainda não são claros e o processo de avaliação de perfomance é pouco tangível. Contudo, a organização está trabalhando para melhorar ambos os processos e otimizar tempo e recursos.

Cabeça de dono, mão na massa e muito aprendizado

Prós: A cultura é muito colaborativa e o time é alinhado de acordo valores da organização. O sentimento de dono é necessário para o dia a dia e incentivado pelos gestores.

Contras: Gestores que estão em aprendizado e gerindo times pela primeira vez algumas vezes não têm total capacidade de desenvolver seus liderados nas skills necessárias.

Propósito, brilho no olho e muito trabalho para apoiar o ecossistema empreendedor

Prós: Organização com uma causa muito forte, na qual todos os colaboradores acreditam e trabalham com o objetivo de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores. Conta com um ambiente de trabalho flexível, com muita autonomia e leveza.

Contras: Difícil falar em pontos negativos, mas por ser ONG, tem salários um pouco mais baixo e não oferece um plano de carreira estruturado. Porém, se o funcionário é bom, farão de tudo para mantê-lo na organização. Em alguns momentos do ano, demanda uma carga de trabalho muito alta do colaborador.

Vale muito a pena

Prós: A Endeavor tem muitos pontos positivos! Flexibilidade de horário, ambiente leve, abertura para conversar com qualquer pessoa da organização de igual para igual. Todo mundo é recebido muito bem e sempre disposto a ajudar. Sem brincadeira, nunca levei um "não" de alguém aqui dentro. Sem contar o tanto de empreendedor incrível que conhecemos no dia a dia, aprendendo muito diariamente.

Contras: A infraestrutura física de trabalho da Endeavor poderia ser um pouco melhor. Os salários não são tão competitivos quando olhamos para o mercado. Há problemas de estrutura e de processos, mas nada tão grave.

Sem mimimi

Recife, PE

Prós: Na Endeavor você tem autonomia sobre suas atividades (todas definidas com seu líder e estruturadas de forma a atingir objetivos claros), tem pouco espaço para micro-gerenciamento (do seu superior com você). E, pessoalmente, também sinto uma preocupação genuína da organização no nosso desenvolvimento pessoal.

Contras: Conciliar trabalho com vida pessoal já é uma arte, aqui mais ainda. Existem picos de trabalho que vão pedir mais horas dedicadas e é preciso muita criatividade para não deixar as demais tarefas caírem.

Na Endeavor você se conecta todo dia com o propósito

Prós: Na Endeavor, você conseguirá evoluir muito profissionalmente, além de trabalhar com uma equipe que sempre te puxa para cima e mostra que é possível fazer suas atividades de forma mais inteligente e co maior impacto. O ambiente de trabalho é extremamente amigável, todos estão unidos para um mesmo propósito e isso faz com que a cultura seja super transparente. Você consegue se conectar com gestores e se desenvolver pessoalmente também.

Contras: A Endeavor é composta por funcionários muito jovens, apesar disso trazer dinamismo pro time, às vezes 'falta cabelo branco' para conseguir tomarmos decisões mais estratégicas e focar no longo prazo. Temos muitos gestores tendo sua primeira experiência liderando times e pessoas, por isso, pode demorar um pouco até que você se acerte e entre no ritmo com seu respectivo líder. Dependendo da sua área, os benefícios da Endeavor ficam um pouco abaixo do mercado.

Ótimo para ganhar experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Cultura muito forte e pessoas que trabalham com propósito. Há muita mentoria entre as pessoas e reuniões frequentes de compartilhamento de resultados.

Contras: Os salários são baixos comparados ao mercado pelo fato de a Endeavor ser uma ONG e sobreviver de doações, o que dificuldade o crescimento dentro da organização por um prazo médio ou longo.

Alinhamento entre trabalhar duro e trabalhar com propósito

Analista/Coordenador

Recife, PE

Prós: A Endeavor é uma organização para quem busca trabalhar com propósito, num clima bem agradável/descontraído e com liberdade para tomar riscos...ao mesmo tempo é meritocrática, tem um time excelente que está sempre setando novos níveis de excelência e da muitas oportunidades/autonomia para os talentos crescerem e se desenvolverem.

Contras: Acredito que o efeito colateral de muita autonomia, oportunidades e liberdade para errar e tomar riscos é um pouco de desorganização, mas que nos últimos anos está mudando muito e melhorando bastante.

Endeavor Brasil

Descrição:Presente em mais de 18 países, e no Brasil desde o ano 2000, a Endeavor atua em diversas frentes para alcançar o objetivo de construir um Brasil não apenas com mais empreendedores, mas com empreendedores melhores e mais conscientes do seu papel na sociedade.
Desenvolvemos programas que promovem a educação empreendedora em larga escala; trazem dados sobre a situação atual do empreendedorismo no Brasil e a sua importância para o país; oferecem auxílio, inspiração e networking para os mais brilhantes empreendedores; colocam o empreendedorismo em pauta nos principais veículos de comunicação do Brasil; entre outros.