Como é trabalhar na EMS?

Desafiadora, em todos os sentidos. Cada dia é uma guerra.

Representante de Vendas

Prós: É interessante como praticamente 100% da equipe percebe os sérios problemas que a empresa tem! mas todos eles ainda assim são comprometidos com o trabalho. Aliás, no geral as pessoas são o que a empresa tem de melhor. Existem também gerentes distritais e regionais de ato nível, empenhados em desenvolver a equipe. O foco é total em vendas, mas o ambiente é bom quando estamos em equipe.

Contras: Turn Over altíssimo entre a FV (50% em SP). Salário abaixo da média do mercado. Existem alguns problemas sérios: falta de clareza na comunicação me parece ser o mais sério. Não há uma política salarial bem definida, nem meritocracia estabelecida. As informações não são claras nem quando a notícia é boa! Não se elogia nada nem ninguém, percebe-se muito corporativismo em algumas áreas internas (MKT / Comercial). Existem dois pesos e duas medidas em várias decisões. Trabalha-se muito, mas sem valorização interna. A percepção sempre é de que os fins justificam os meios e o conflito ético interno pessoal acaba sendo muito grande.

Conselhos para presidência: Pelo perfil do presidente e vices, isso jamais acontecerá, mas é necessário valorizar mais o humano. É preciso comemorar, reconhecer (verdadeiramente) e haver preocupação genuína com qualidade de produtos e pessoas. Sugiro uma pesquisa integra de avaliação interna de ambiente.

Prós: Ambiente bom. As pessoas são, disparado, o melhor da empresa. Aprende-se muito o tempo todo. A empresa investe em treinamento para a gerencia.

Contras: Presidência e vice presidência, e por consequência a diretoria e gerencia, com cultura totalmente voltada a resultados, passando por cima de tudo e todos. Cultura de descarte fácil de pessoas. Não há uma política realmente forte de benefícios.

Conselhos para presidência: Humanize a empresa. Entenda que seu maior bem são as pessoas e não faça isso constar dos valores da empresa apenas para ficar bonito. Invista em projetos sociais. Resultado através das pessoas é muito melhor e mais saudável do que resultado apesar das pessoas. E por fim, faça uma pesquisa realmente seria e transparente sobre ambiente corporativo.

Grande em tamanho, microscópico em gestão

Ex-funcionário, saiu em 2014

Hortolândia, SP

Prós: Crescimento rápido devido turn over elevado, dia a dia de trabalho livre, acesso fácil aos gerentes e diretores, salários altos para cargos de confiança, empresa líder de mercado em faturamento, alto grau de conhecimento adquirido, alguns profissionais são exemplos.

Contras: Ambiente completamente abusivo em termos de pressão incoerente (gerentes e diretores "chefes", e não gestores, má gestão em termos de pessoa), empresa com dono único, ou seja, decisões unilaterais baseadas única e exclusivamente no lucro e não no crescimento sustentável para empresa de tamanho porte, salários e benefícios ruins comparados à outras empresas do mesmo ramo, falta de respeito e valorização do funcionário (ex.: refeitório "lavagem"), cargos de confiaça ocupados por apadrinhamento e/ou proximidade relevante ou de interesse do dono, clima hostil entre pessoas do mesmo grupo, rixas, processos demorados, RH mascarado.

Ótima empresa, recomendo !

Propagandista JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa em expansão e com oportunidades de crescimento a médio prazo, oferece muitos benefícios (VR alto, Vale Remédios, Premiação mensal por desempenho, plano de saúde, plano odontológico, vale combustível, cartão corporativo para despesas, auxilio creche, brindes em datas especiais, seguro de vida), toda a condição para exercer a função (treinamentos, sistemas de gestão, carro, tablet, celular). Salário está de acordo com o mercado farmacêutico, mas acima do mercado de uma forma geral.

Contras: Nenhum ponto negativo, apenas algumas sugestões: otimização do painel de visitação afim de maximizar os resultados e aumentar a qualidade da visita, otimização dos procedimentos administrativos (burocracia) para aumentar o desempenho em campo

Bons desafios, mas não vale

Coordenador

Hortolândia, SP

Prós: Desafios, constantes mudanças, Enorme oportunidade de crescer, dinamismo, ousadia e rapidez. Tem que ser proativo na EMS pra conseguir ser visto!

Contras: Falta de transparência, promoção por politicagem, falta de planejamento, estacionamento sem estrutura (funcionário para na lama), refeitório com péssima comida e água impossível de beber! Alguns colaboradores levam água de casa. Pressão sem objetivo, força de vendas fraca e protegida.

Conselhos para presidência: Valorizem mais as pessoas, tenham mais respeito pelo funcionário. Este negócio de estacionamento só para gerente e diretor e entrada diferenciada, são coisas péssimas para o funcionário.

turn over elevado

Pesquisador

Prós: Salário descente, estabilidade, boa para aprendizado

Contras: Baixa expectativa de crescimento, promoções vêm mais por afinidade do que por desempenho. Falta metas individuais, "PPR" fraquíssimo, falta de acompanhamento dos funcionários e reconhecimento por bom trabalho, a pessoa que trabalha muito e a que não faz nada ganham o mesmo salário.

Conselhos para presidência: Fazer um plr de verdade, o atual é vergonhoso e não muda a anos. Criar um plano de carreira melhor e acompanhar melhor/bonificar bons funcionários, pois atualmente quem é bom sai por falta de reconhecimento.

Prós: Equipe, boa aceitação no mercado

Contras: desorganizada, decisões somente pro empresa, arrogância do diretor.

Conselhos para presidência: valorize seus colaboradores, são eles que mantém a geladeira cheia.

Médio

Pesquisador Júnior

Hortolândia, SP

Prós: Os benefícios são bons. Dependendo do setor há oportunidade de crescimento, aprender coisas novas, treinamentos, o que motiva muitos funcionários a ficar.

Contras: Falta organização, o PLR da empresa é baixo, comparado com outras de grande porte, inflexibilidade de horários para mudanças de turno, salários defasados (pois cada um ganha um salário, mesmo exercendo a mesma função) o que gera muito desanimo nos funcionários, gestão precisa ser melhorada e falta um treinamento adequado para os funcionários.

Oportunidade de aprendizado para aplicar em outras empresas

CompradorEx-funcionário, saiu em 2017

Hortolândia, SP

Prós: Empresa em crescimento, então há dinamismo na rotina, embora muitas vezes sem regras. Oportunidade de aprendizado para aplicar em outras empresas.

Contras: Desrespeito nas tratativas com os colaboradores, gestores mal preparados, benefícios diferentes para homens e mulheres, machismo, ambiente insalubre (CSI), regras não são para todos;

Conselhos para presidência: Respeitar os colaboradores, dar atenção ao machismo fortemente presente na Cia.

Pensem bem antes de entrar, se já estão, Saiam o quanto antes

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa para primeiro emprego, indústria farmacêutica de grande porte, aprende de tudo desde como lidar com gente desprovida de inteligência e mal educada, até métodos tupiniquim (vulgo jeitinho brasileiro).

Contras: Pessoas qualificadas não duram muito tempo na empresa, ou pq é derrubado ou pq não suporta tanta gente despreparada concentrada em um único lugar. Promoções e aumento de salário feitos por debaixo dos panos e somente se vc tiver uma costa bem larga ou puxa saco de chefe. Gestores promovem desafetos entre analistas, garantindo um ambiente hostil e pesado.

Conselhos para presidência: Parem de pensar SOMENTE em produção e invistam na qualidade em geral (qualidade de produção, métodos, qualidade dos colaboradores)

EMS

Descrição:A EMS trabalha no setor farmacêutico há 50 anos e é a líder no mercado nos últimos seis anos. Possui duas fábricas, em São Bernardo do Campo e Hortolândia, ambas no estado de São Paulo. A empresa já iniciou a construção de outra fábrica, em Manaus (AM), e tem planos de outras duas unidades: uma no Distrito Federal e em Jaguariúna (SP). A EMS produz 480 milhões de unidades de medicamentos anualmente e essa capacidade tende a se expandir com a construção das novas unidades produtoras. São cinco mil colaboradores no quadro de funcionários da marca.