• Empresas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Vagas
Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Empresa de Pesquisa Energética (EPE)?

22 postagens (4 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.00
  • Remuneração e benefícios
    3.75
  • Oportunidade de carreira
    2.25
  • Cultura da empresa
    3.75
  • Qualidade de vida
    4.00

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há 3 meses

    Precisa melhorar gestão de pessoas

    Analista de Pesquisa EnergéticasEx-funcionário, saiu em 2014

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Estabilidade, bom salário, equipe de alto nível técnico e elevado comprometimento, local com grande destaque no cenário energético nacional, temas interessantes para trabalho e pesquisa.

    Contras: Plano de cargos e salários, perspectiva de carreira, gestão desorganizada, faltam benefícios não monetários, falta possibilidade de mobilidade dentro da empresa.

    Conselhos para presidência: Melhorar gestão de pessoas, benefícios não monetários

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 4 meses

    Excelente escola profissional!

    Estagiário Planejamento da Geração

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Ótimo ambiente de trabalho.

    Contras: Como o ingresso é via concurso, o estagiário não tem para onde crescer.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 7 meses

    Ótima para aprendizado na área de energia

    Estagiário

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Ótimo para adquirir conhecimento. E aprender mais sobre energia. Ótima localização e estrutura interna. Conhecimento dos profissionais em alto nível.

    Contras: Não é possível a efetivação de estagiários por ser empresa pública. Somente através de concurso. A interação interna entre as áreas poderia ser mais efetiva.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 7 meses

    Maia perigosa que parece

    Analista de Gestão Empresarial

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Assunto do trabalho. Sem pressão. Ambiente de trabalho. Vista da janela. Localização. Cafezinho. Estabilidade. Gestores liberdade felicidade

    Contras: Salário baixo. Falta de progressão. Falta de planejamento. Indicações políticas. Falta de meritocracia. Falta de reajuste. Pode acabar a emprwsa

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Boa remuneração, mas experiência desaconselhável

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Boa experiência para entender o funcionamento de uma estatal. O aprendizado parte muito da aplicação do estagiário em estudar e perguntar, o que muitas vezes deixa o aprendiz à deriva.

    Contras: Alguns funcionários da empresa não trabalhavam, ao passo que outros trabalhavam em dobro. Como estagiário da assessoria da presidência a experiência deixou a desejar, se resumindo a funções administrativas ou ócio total.

    Conselhos para presidência: A avaliação dos trabalhadores deveria ser feita de forma mais séria: era revoltante, enquanto cidadão, ver estes (ainda que poucos) sem fazer absolutamente nada e recebendo por isso.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 1 ano

    Epe

    Analista de Pesquisa Energética

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Relevância do trabalho, ambiente de trabalho agradável, autonomia para conduzir as atividades de trabalho, horário de trabalho flexível, facilidade de acesso.

    Contras: Pequena perspectiva de crescimento, processos administrativos pouco desenvolvidos, morosidade na tomada de decisão, benefícios poderiam ser melhores.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Boa empresa para iniciar a carreira. Má opção para se estabelecer após 5 anos de serviço.

    Analista de Pesquisa Energética

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Atuação macro no setor energético do país com função extremamente importante quanto ao planejamento da matriz. Oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de distintas áreas (geração, transmissão, petróleo, gás, biocombustíveis, economia, meio ambiente) que no final são inter-relacionadas.

    Contras: A progressão salarial e de responsabilidades é inexistente. A empresa não consegue reter os seus talentos. Apesar de serem empregados públicos e gozarem na prática de estabilidade, há uma considerável taxa de evasão após completados 5 anos de trabalho na empresa pois o salário "descola" comparado à iniciativa privada.

    Conselhos para presidência: Aprovar e aplicar um plano de cargos e salários compatível com o das agências reguladoras.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Ambiente pacato de pouco incentivo ao crescimento profissional

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: A empresa leva muito a sério as pesquisas realizadas. Por ter uma estrutura enxuta os funcionários se comunicam bem. Toda semana tem atividade laboral na sua baia.

    Contras: Não tem perspectiva de carreira, assim os funcionários são desmotivados. O trabalho realizado é abstrato e seu resultado não é aplicável. O governo, que seria quem deveria dar ouvidos a empresa, não o faz. Ou seja, a EPE é um elefante branco filhote.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 2 anos

    Vale a pena se gostar muito do que você faz.

    Analista de Pesquisa Energética

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Função desempenhada é estimulante e de grande importância para o país. Seu trabalho não é engavetado, pelo contrário, da origem a política energética que norteia o desenvolvimento de um setor que movimenta bilhões de reais anualmente.

    Contras: Falta de perspectiva de carreira e plano de cargos e salários ridículo. O salário inicial é relativamente atrativo, porém a única forma de evolução na carreira de forma relevante é por cargo comissionado (ofertados em número pífio). Distorções na metodologia da, praticamente inexistente, progressão de carreira por vias normais fazem com que seja ainda mais difícil vislumbrar uma carreira longeva na EPE.

    Conselhos para presidência: A presidência é dedicada em melhorar o ambiente de trabalho, contudo limitações de orçamento externas à empresa tornam a correção de suas piores falhas praticamente impossível.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Desafios interessantes, mas não há meritocracia

    Analista de TI

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Desafios de trabalho. Natureza de Pesquisa e análise de dados. Dá para usar muita inteligência na análise dos dados. Isso casa bem com a minha vocação

    Contras: Falta de meritocracia. Muitas pessoas não fazem nada e ganham a mesma coisa de pessoas que trabalham mais. Algumas indicações que não dá para entender, de pessoas que não têm competência para estar no cargo que estão.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Descrição:A Empresa de Pesquisa Energética – EPE tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.

Site