Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) logo

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Como é trabalhar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)?

Uma boa opção de carreira.

Assistente Financeiro

Campinas, SP

Prós: Salários em bom patamar para o serviço público, boa carteira de benefícios, plano de carreiras e possibilidade de crescimento em uma empresa que detém grande respeito da sociedade e do mercado.

Contras: Empresa pública sujeita a ciclos de escassez que respondem a conjuntura econômica, mas também política. Impedimentos para avançar na carreira passando de nível fundamental para médio e de médio para superior, independente do seu esforço para aumentar o grau de instrução.

Uma empresa boa para se trabalhar.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O salário e os benefícios são bons. Principalmente para quem tem mestrado e/ou doutorado, que recebem aumento no salário. Para quem segue a carreira de pesquisador há mais reconhecimento do trabalho e oportunidades (supervisões, liderança em projetos). É possível conciliar bem a vida pessoal e profissional. Como a entrada se dá por concurso público, não há mudança de cargo, e a evolução é a partir do tempo de serviço, pontualidade, etc.

Contras: Apesar de ser uma empresa pública, muitas coisas acontecem na base de indicação, influência política. A transferência de funcionários é extremamente complicada e muito dependente de influências políticas, mesmo quando há possibilidade de transferência, esta pode ser dificultada a depender do relacionamento com a chefia da unidade. Além disso, cada unidade tem sua própria identidade, e apesar das diretrizes gerais, diferem muito uma da outra.

Conselhos para presidência: Deveria haver mais equilíbrio das chefias no tratamento dos funcionários, pesquisadores e analistas recebem tratamento muito diferente.

Boa empresa para conhecimentos em P&D

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: A cultura da empresa é boa, a infraestrutura é excelente e os profissionais são de alto nível. Os laboratório são bem equipados, o técnicos estão sempre dispostas a ajudar.

Contras: Não há carreira sem concurso público, apenas estágio, mestrado, doutorado ou pósdoc. Esse é o único ponto negativo em minha opinião, de resto é tudo certo!

bom potencial

Consultor

Brasília, DF

Prós: Boa qualidade dos equipamentos e reagentes (Laboratórios bem equipados), projetos com bom recurso financeiro. Boa localização da unidade (fim da asa norte).

Contras: Muitos empregados da casa são ociosos. A Embrapa sobrecarrega consultores pj e desmotiva/limita funcionários da casa. O contrato da Embrapa com o consultor é unilateral, apenas favorecendo a empresa.

Conselhos para presidência: Precisa ter maior igualdade de valores entre consultores pj e funcionários da casa

Muito boa

Brasília, DF

Prós: Bom ambiente de trabalho e boas oportunidades de crescimento profissional

Contras: Celetista

Conselhos para presidência: Foco no trabalho

Estágio na Embrapa Informática Agropecuária

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Gostava muito do meu supervisor, era bastante atencioso, tirava minhas dúvidas com paciência, permitia que eu sugerisse ideias próprias e as levava em consideração. Havia estagiário de outras áreas, então um auxiliava o outro quando podia. Recomendo para quem está interessado na área de pesquisa e para quem gosta de tema relacionados à agropecuária.

Contras: O salário não é muito alto, o ambiente não é jovem, moderno e bonito, é semelhante aos prédios todos iguais de concreto da UNICAMP, é um pouco burocrático, então demora até ver suas ideias e trabalho em prática.

Boa empresa para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: A empresa filial em que trabalhei contava com excelentes colegas de trabalho, infra-estrutura muito boa e localização ótima, muito acessível.

Contras: O único ponto negativo é o processo seletivo ser via concurso público, visto que um estagiário não pode ser admitido mesmo que tenha desenvolvido um bom papel na empresa

Tenha sorte porque o setor definira se o seu local de trabalho sera bom.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: A empresa fornece onibus para levar todos os funcionarios no bairro onde moram. Dependendo do setor que trabalhar,tera muito o que aprenser.

Contras: A empresa tem setores que tem o filme queimado. Sao setores que podem ter pessoas ruins de serviço e que infelizmente estao na liderança e nao aceitam opnioes construtivas.

Avaliação Embrapa

Bagé, RS

Prós: Empresa de pesquisa com foco em pesquisas que impactem diretamente na realidade das pessoas que atua no setor objetivo, no caso agropecuária, evitando a ciência apenas por ciência.

Contras: Por ser um empresa publica sofre de todos os problemas que são inerentes as empresas deste setor: dificuldades de acesso a subsidio para realização dos trabalhas, muita burocracia e plano de carreira com limitações.

Vale a pena pela flexibilidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Campinas, SP

Prós: Flexibilidade e aprendizado .

Contras: Salário baixo .

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Descrição:A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Criada em 1973, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira. Tem como missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira". A sua atuação junto à sociedade baseia-se numa estrutura organizacional composta de Unidades de Pesquisa, Unidades de Serviços e Unidades Centrais, contando com 9.248 empregados, dos quais 2.215 são pesquisadores. Suas unidades (centros de pesquisa) estão distribuídas em quase todos os Estados do Brasil e suas ações de pesquisa têm abrangência nacional.