Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) logo

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)

Como é trabalhar na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)?

Bons benefícios, falta valorização de pessoal.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Bons benefícios de vale alimentação e plano de saúde de qualidade. Boa carga de trabalho.

Contras: Por ser uma empresa que já foi estatal, guarda muito burocracia. O funcionário não consegue se desenvolver na carreira facilmente, permanecendo no mesmo cargo por muitos anos, sem perspectiva de mudanças. Não facilita transferência de pessoal. Dependendo do lugar que se trabalha, o plano de saúde fornecido não está disponível na cidade, sendo necessário viajar para usá-lo na capital.

Conselhos para presidência: Melhorar a política de contratação, para baixar a rotatividade e pedidos de transferências. Dar suporte às localidades do interior, principalmente dos estados do Norte.

Experiência fundamental em minha carreira

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Salvador, BA

Prós: Carga horária tranquila, flexibilidade para folgar em dias de prova, volume de trabalho não extenuante, ambiente agradável, remuneração acima da média do mercado (estágio), reconhecimento do trabalho com renovações de contrato repetidas (a quem se empenha).

Contras: Necessidade de ficar de pé ininterruptamente por muito tempo, ter que dividir a sala de descanso com concursados que não gostavam do 'contato' com os estagiários.

Conselhos para presidência: Não eliminem este cargo de estagiário do programa "welcome to Brazil" pois os serviços de imigração (e aeroportuário no geral) PRECISAM enormemente de apoio e qualidade. Depois da minha turma a qualidade caiu drasticamente e os novos estagiários raramente apareciam/cooperavam no serviço internacional. TREINAMENTO, TREINAMENTO E QUALIDADE!

Boa empresa para começar a carreira, mas não para se aposentar.

Engenheiro

Brasília, DF

Prós: Bom ambiente de aprendizado, pois dentro da INFRAERO temos oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta e com soluções criativas para atender a demanda de infraestrutura aereoportuaria que o Brasil precisa. Tem bons benecifios para os funcionarios, como alimentação, plano de saude, seguro de vida, assistencia odontologica, auxilio creche entre outros. Boa empresa para profissionais de nível superior no inicio de carreira.

Contras: Muitos cargos de chefia com pessoas pouco capacitadas exercendo-os, falta visão estratégica, descontinuidade dos projetos desenvolvidos pela empresa, falta um plano de carreira decente que incentive o profissional a crescer dentro da empresa. As decisões que afetam diretamente a vida do funcionário (transferências, concessões, mudanças no plano de carreira, etc) são tomadas sem consultar as partes envolvidas. Politica de RH da empresa antiquada e autoritária.

Conselhos para presidência: A Diretoria Executiva, O concurso "Senior" de 2011 é uma ferida aberta no peito da empresa. EQUIPARAÇÃO JÁ! Onde está o novo PCCS? Precisamos de formas de manter o profissional motivado e capacitado. Porquê ainda temos profissionais de nível superior sendo comandados por profissionais de nivel médio sem o devido preparo para exercer tal função? Precisamos unir forças entre as Superintendencias Aeroportuárias e a Diretoria de Engenharia. Parecem que trabalham em empresas diferentes, um puxando o tapete do outro o tempo todo.

Poderia ser melhor.

Prós: Os benefícios são bons.... Acho apenas que o auxílio creche deveria ser estendido até os 11 anos.

Contras: Não existe plano de carreira.... o salário varia muito pouco até o final da carreira... Não existe forma de ascensão.

Conselhos para presidência: Valorizar o empregado.... ainda reina na empresa a idéia do QI... Quem indica.... isso tira a seriedade da empresa

Se não fosse a influência política seria a melhor empresa para se trabalhar.

Engenheiro Civil Sênior

Prós: Possui um corpo técnico competente, possibilidade de trabalhar nas mais diferentes regiões do país e é referência em infraestrutura aeroportuária.

Contras: Excesso de influência política que privilegia poucos. Falta de recursos para investimento nos aeroportos e o crescimento das concessões à iniciativa privada.

Conselhos para presidência: Promover aqueles que realmente tem a vocação para liderar, além de promover visitas a todos os aeroportos da rede. Converse com os empregados e ouça os anseios, os problemas e vai perceber o quanto a gestão da empresa é falha.

Muito bom!

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho, os supervisores, a flexibilidade para cumprir a carga horária do estágio, o respeito com o estagiário. Gostei muito de estagiar na Infraero, super recomendo.

Contras: Não achei nenhum ponto negativo. A única coisa ruim é que, por se tratar de uma empresa pública, o estagiário não tem perspectiva de crescimento ou uma futura contratação.

O fim de uma boa empresa

Controlador de Tráfego Aéreo

Prós: Os beneficios são o ponto forte da empresa. Dentre eles podemos citar 50% de férias, hora extra de 100%, adicional noturno, auxílio creche, etc

Contras: Não ter plano de carreira nos impede de ter um desenvolvimento na vida profissional. Existe também atualmente insegurança com a venda dos aeroportos.

Avaliando a INFRAERO.

Engenheiro Mecânico

Manaus, AM

Prós: Ótimos benefícios, reconhecimento internacional, muitos pólos de trabalho. Presente em mais de 50 localidades no Brasil inteiro. Permite carreira gerencial. As pessoas fazem um ambiente agradável.

Contras: Por ser empresa pública (estatal) tem problemas sérios de engessamento de processos devido ao atendimento de muitos órgão de controle. Funcionários de carreira não chegam a nível de Diretoria e muito menos de Presidência, cargos estes com indicações influenciadas por política.

Conselhos para presidência: Precisa-se estabilizar a infraestrutura organizacional e conter as intenções governistas de depredação do patrimônio físico e intelectual da empresa, buscar mais parcerias e incentivar a meritrocracia no trabalho.

Estabilidade mas sem oportunidade de crescimento e aumento de salário.

Profissional de Serviços Aeroportuários - PSA

Prós: Benefícios (plano de saúde, vale-alimentação e refeição, previdência), ambiente, sem pressão por resultados, horário flexível, estabilidade.

Contras: Promoção e crescimento na empresa somente através de politicagem, não valorizam os bons profissionais, salário totalmente fora do mercado, não há aumentos de salários anuais (dissídio).

Conselhos para presidência: Olhem mais para os bons funcionários e menos para os "chegados".

Prós: Em minha área de especialidade, a equipe é entrosada, o gestor é compromissado com resultados e costuma assimilar novas soluções que se enquadram no objetivo e missão da empresa. Existe interface com comunidade interna e com empresas externas, agregando valor à experiência profissional.

Contras: Muitas vezes a gestão da empresa pelo governo federal acaba não correspondendo às necessidades internas, ou às expectativas dos gestores, os quais não são sempre compromissados com os resultados e com a missão da empresa.

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)

Descrição:A Infraero é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta vinculada à Secretaria de Aviação Civil. Foi fundada no dia 31 de maio de 1973, sendo responsável pela administração dos principais aeroportos do país.