Como é trabalhar na Empresa Brasil de Comunicação (EBC)?

Uma boa experiência.

Analista de ComunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2013

Brasília, DF

Prós: Há um esforço do pessoal de Gestão de Pessoas em melhorar as condições de trabalho dos empregados, que encontrava-se bem defasada. No entanto, por conta dos últimos concursos realizados, uma nova estrutura tem sido implantada.

Contras: Por conta da não existência de planos de carreira, houve uma certa desmotivação do pessoal mais antigo. Observei muitas críticas em relação à empresa nesse sentido. Não havia reconhecimento dos profissionais. Porém, algo que foi verificado e já estão tomando medidas corretivas.

Estagnação na carreira e desmotivação do trabalhador

Editor de Vídeo

Prós: Relativa estabilidade no emprego, bons benefícios, abono social.

Contras: Estagnação na carreira (não tem plano de cargas e carreira), chefias que não valorizam funcionários; muitos cargos de chefia

Prós: Empresa de comunicação pública, oferece serviço comunicação sem o objetivo de obter lucro

Contras: Muito cabide de emprego de governos sem valorizar o empregados concursados.

Conselhos para presidência: Investir em qualificação e valorização dos efetivos. Diminuir funções comissionadas para pessoas de fora do quadro funcional.

Sofrer ou não sempre é uma escolha.

Técnico de Sistemas

Prós: Os benefícios em geral são bons, exceto o salário. Uma certa estabilidade por ser órgão público, ou estagnação para ser mais direto.

Contras: Não tem plano de carreira e o salário é baixo. O ambiente é péssimo e sem a menor condição de trabalho. A área técnica está distante de qualquer outra empresa do ramo.

Precisa haver uma reformulação drástica no quadro executivo para a empresa melhorar.

Coordenador

Prós: É um emprego público, portanto, apresenta maior estabilidade com relação ao mercado privado.

Contras: Empresa mal gerida (infraestrutura e atividades), com cargos em comissão na faixa de 40% do total de empregados, muitos problemas éticos de várias chefias e apresentando falta de transparência das informações.

Conselhos para presidência: Manter nos cargos de gestão somente as pessoas que apresentam resultados benéficos e mensuráveis para a empresa.

Ebc

Jornalista

Prós: Recebo o salário sem atrasos...

Contras: A cultura da empresa desmotiva os funcionários.

injusta

Analista de Comunicação

Brasília, DF

Prós: não há muitos pontos positivos com relação a empresa. entretanto, algo positivo a destacar é que as pessoas que trabalham com comunicação pública, trabalham com muito amor a causa (mas não há amor a empresa, infelizmente, por conta da má gestão).

Contras: as pessoas não são avaliadas por meritocracia. as promoções são realizadas a partir de afinidades que o empregado tem com o gestor.

Não recomendo

Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: Plano de Saúde e Vale alimentação e refeição. Estacionamento amplo com vagas rotativas em um local onde é impossível estacionar em dias úteis.

Contras: Zero meritocracia. Ascensão baseada em política. A empresa não cumpre as determinações da própria comissão de ética sobre problemas enfrentados pelos empregados.

Ser bom é indiferente.

Prós: Regularidade nos pagamentos, bom plano de saúde e bom valor no vale refeição.

Contras: Falta de meritocracia. Mesmo que um profissional trabalhe bem e há muitos anos na empresa não é reconhecido/promovido, a não ser que seja político e faça parte de algum grupo de preferência das chefias. Os salários para quem é apenas concursado, sem gratificações, é muito baixo, principalmente para os profissionais de cidades como Brasília, São Paulo e Rio, onde o custo de vida é bastante alto.

Conselhos para presidência: A empresa tem baixíssima audiência em seus canais e o governo quer uma mudança. Nada vai ser bem feito e vai impulsionar a audiência se os funcionários não estiverem satisfeito. A EBC deve mudar a política de gestão, deve dar boas condições de trabalho e incentivos para que haja motivação entre os funcionários.

As pessoas da base são as que realmente amam a empresa.

Apoio à Produção

Prós: Trabalhadores, que fazem a empresa funcionar.

Contras: Má gestão, desorganização, casos de desvio e acúmulo de função.

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Descrição:A Empresa Brasil de Comunicação é uma instituição da democracia brasileira: pública, inclusiva e cidadã. Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio – composto por oito emissoras. Estes, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais, com conteúdos diferenciados e complementares aos canais privados. Os veículos da EBC têm autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdos. Atualmente, são veiculados conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento com o objetivo de levar informações de qualidade sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo para o maior número de pessoas. A sua estrutura é formada por: Assembleia Geral; Órgãos da Administração (Conselho de Administração e Diretoria Executiva) e Órgãos de Fiscalização (Conselho Curador, Conselho Fiscal e Auditoria Interna).