Como é trabalhar na Embratel?

Ex-funcionário, saiu em 2003

Prós: Ambiente, salários em dia, benefícios, ótimas instalações, a atividade principal da empresa, programas culturais quando tínhamos, treinamentos (não para todos, mas para quem usufruiu foi de mt importância), círculo/convivência, reconhecimento da população/usuários/clientes até o início de "novos tempos" - leia-se privatização - o nome/marca Embratel, do que tive muito orgulho que só não foi total, até o último momento por conta de algum corporativismo gestor que diferenciava colaboradores a partir de interesses pessoais.

Contras: O maior ponto negativo foi, depois de 30 anos ser obrigada a cobrar horas extras, o que poderia ter sido evitado se a gerência na época da saída (PDV) tivesse tido bom senso, tivesse sido justa e assumisse em vez de atribuir à conta de outros que já nem faziam mais parte do setor. Isso me maltratou muito. Só recorri no penúltimo dia para prescrever, com sofrimento porque jamais quis que isso acontecesse. Outro ponto negativo foi o nepotismo, a falta de oportunidades iguais, as mentiras para não honrar com o que me era de direito, a pressão psicológica na época do EAV (sabem o que é?), na transferência obrigada, na mentira contada por uma empregada, no engajamento de um diretor desajustado que se recusou a ouvir a defesa da funcionária, o constrangimento causado por aquela "dupla", a pressão para migração do plano de aposentadoria, fazendo com que hoje eu tenha que arcar com o alto custo do plano de saúde, quando poderia, como muitos estar beneficiada com a AMAP, as viagens para aprendizado e/ou desempenho de tarefas que só aconteciam quando o projeto era rejeitado pelos mesmos, as gratificações que contemplavam sempre os mesmos e por aí vai, porque pontos negativos no tocante à atividade fim da empresa só tenho orgulho em ter participado, com todas as difculdades. Ah! Um ponto negativo foi eu ter tido a oportunidade de uma formação profissional custeada pela empresa e não ter podido assumir o cargo porque eu era do sexo feminino e o cargo deveria ser ocupado por pessoa do sexo masculino (discriminação!!!).

Conselhos para presidência: Com o olhar de hoje eu trabalharia com a mesma dedicação e respeito, apenas mudaria o meu estilo, seria menos passiva, menos tolerante porque depois de muito tempo percebi que era vista como boba e não uma pessoa educada, polida. Profissionalmente falando me vi "obrigada" a correr pela trilha errada, desempenhei por muito tempo o que não gostava porque na minha área de preferência, como disse, fui discriminada. Contudo, esquecendo todas as coisas pessoais, sempre disse que depois da medicina, a tecnologia mais fantástica pra mim era a nossa (achávamos que era nossa), AS TELECOMUNICAÇÕES. O crescimento das redes, dos serviços de comunicação, o STM-400 que precedeu a internet, a telefonia em si. Era tanta satisfação saber que eu estava numa empresa que permitia à população pegar um telefone e em poucos minutos falar com uma pessoa no exterior e sucessivamente todo o avanço através dos serviços digitais... Um conselho para a presidência? Ouvir mais o "pequeno" colaborador ao invés de ouvir só os grandes, só os "elitizados", reconhecer quem realmente dá o sangue, não mede esforços, sabe a hora de entrar e não se importa com a hora de sair. É também separar o joio do trigo e, estou tão emocionada de estar falando da EMBRATEL que ajudei a crescer que não consigo ir além. De qualquer forma agradeço a Deus e à vida ter me permitido a oportunidade de estar no corpo dessa Empresa porque tem coisas que o coração não deixa os olhos enxergarem.
    O mais importante de tudo, no entanto, é dizer à presidência da empresa que o cliente precisa estar HIPER MEGA SATISFEITO e isso não tem acontecido. Hoje ela anda igual às concorrentes e isso me angustia. Quero continuar pregando que a EBT é diferenciada, que é competente..... que foi desenvolvida e cresceu pelas nossas mãos, pela nossa dedicação e não dessa turma que só visa metas, gratificações.... O CLIENTE (e hoje eu sou cliente) PRECISA SER VALORIZADO, pois dele vem a verdadeira manutenção da marca EMBRATEL. Att.

A empresa deve valorizar mais seus funcionários que realmente pensam em trabalhar.

Representante de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2014

Macaé, RJ

Prós: O grupo Embratel foi onde jamis imaginei que iria me identificar com o trabalho. Pois todos falavam para mim que era o pior lugar onde uma pessoa poderia trabalhar. Porém, eu como ex funcionária não tenho nada a reclamar, pois foi a empresa que sempre me deu assistência, as pessoas do local de trabalho são competentes. Sem falar dos benefícios como, plano de saúde, alimentação e etc., os valores de cada benefício era depositado no dia certo, o plano de saúde era um dos melhores.

Contras: O ponto negativo para mim, foi a empresa ter me demitido sem justificativa, sempre fui uma funcionária esforçada, nunca faltei, nunca levei um contato negativo na pasta pelo meu supervisor e eu não obtinha resultados ofensivos no meu performace. Depois da minha demissão fiquei sabendo que a empresa me demitiu porque alegou que eu não tivesse entregado comprovante de escolaridade, achei isso uma absurdo, sem falar que me demitiu em fase de experiência ou seja "sujou" minha carteira. Eu me pergunto até hoje, como uma empresa grande admite um funcionário e depois demite sem nenhuma justificativa? Quando eu entrei na empresa entreguei todos os meus documentos em xerox inclusive do meu ensino médio.

Os bons tempos já foram.

Especialista

Prós: Bons benefícios.

Contras: Estagnação profissional, falta de uma política de promoção clara, cortes frequentes de pessoal sem critérios claros, salário abaixo do mercado, falta de higiene em todos os prédios e banheiros da empresa, falta de manutenção, ambiente sujo e mam cuidado (baratas), até mesmo a água dos bebedouros da empresa está comprometida por falta de manutenção.

Conselhos para presidência: Analisar se a falta de critérios para corte de pessoal, sem valorização dos seus corpo de funcionários, é mesmo necessária com tanta frequência.

Uma farsa

Analista de TI

Prós: PPR e Benefícios, plano de saúde e ambiente com iguais.

Contras: Diretoria ignora que você existe, falta de comunicação de superiores, falta de oportunidade de crescimento, só é promovido quem é parente ou amigo pessoal.

Conselhos para presidência: Aumente os salários dos analista e pense nas pessoas que ganham e nada fazem.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário e benefícios em dia. Ambiente agradável e limpo.. RH sempre disposto a ajudar e tirar suas dúvidas. Previdência privada. PPR no final de ano.

Contras: Gerentes em funções que os mesmos não sabem administrar e gerenciar.. fracos! Meio e final de ano sempre a mesma briga por um acordo coletivo justo..

Conselhos para presidência: Informar aos gerentes ( Francisco Carlos Ramires) a ser um gerente e não um amador que fica o dia inteiro sentado sem fazer o mínimo... gerente muito fraco.. está tomando emprego de alguém que poderia está ali.. somando e muito para a empresa.

História sem futuro.

Consultor Sênior

Prós: História e Expertise. A Embratel possui desenvolvimento de conhecimento tecnológico próprio nacional, experiência na prestação de serviços de telecomunicações e na criação de softwares de gerência de redes.

Contras: Infelizmente foi vendida e seus cérebros estão saindo da empresa. Atualmente está servido como transporte de dados à empresas que lucram sobre anos de investimento sem contribuir para novas conquistas.

Não recomendo

Técnico Especialista

Prós: Plano de saúde e alimentação, realmente para área técnica é uma empresa razoável para se trabalhar, pois não a atrasos no pagamento.no mais é como todas as empresas do ramo. Só exploram cortam todas os gastos para obter lucro.

Contras: Não existe, plano de carreira, valorização, ou qualquer tipo de reconhecimento. Local de trabalho caindo aos pedaços e muitas vezes sujos, gestores imcopetentes e antiquados.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários.

Boa empresa porém sem valorizar carreira

Executivo de Vendas SêniorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente, colaboração entre colegas e áreas, autuação Nacional, Benefios que existiam para contratados década de 2000.

Contras: Sem perspectiva de desenvolvimento de Carreira nos últimos anos fim década 2000, falta de treinamentos necessários, chefia escolhida por escolha alta administração.tb fim da década 2000.

Conselhos para presidência: valorizar, empregados que são razão de ser da empresa, fazer novamente plano de desenvolvimento de Carreira, onde todo e qualquer empregado com desenvolvimento pode chegar a postos de chefia.

Um nome de peso, mas uma empresa vazia.

Gerente de ContasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma empresa grande, com um nome muito forte. Com certeza pesa muito no currículo. Após a fusão com a Claro, teve muitos departamentos e projetos reestruturados.

Contras: Uma empresa que reconhecimento e oportunidades limitadas para os funcionários. O crescimento profissional é para poucos e não existe um plano de carreira.

Ótima empresa, porém falta gestão

Analista de Produção e Entrega

Brasília, DF

Prós: Banco de horas Benefícios Ambiente de trabalho Salário Férias parceladas Empresa sólida, disponibiliza ótimo ambiente de trabalho, comunicação fácil com níveis hierárquicos mais altos.

Contras: Não há treinamentos. Constantemente há mudanças de carteiras de clientes e não há parâmetros para dar seguimento aos trabalhos. Gestão ineficiente

Embratel

Descrição:A Embratel faz parte da América Móvil, um dos maiores grupos de telefonia móvel do mundo, e é a mais completa operadora de telecomunicações brasileira. Oferecemos soluções para todo o mercado nacional nas áreas de Telefonia, Voz, Dados, Internet e TV por assinatura, além de garantir comunicação a qualquer ponto do território brasileiro, por meio de soluções via satélite.Como patrocinadora oficial exclusiva dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria Serviços de Telecomunicações, a Embratel dá continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto ao esporte investindo, também, em alguns dos maiores atletas olímpicos e paralímpicos do País, para que possam superar seus limites e chegar ainda mais longe.