Como é trabalhar na Embratel?

Ex-funcionário, saiu em 2003

Prós: Ambiente, salários em dia, benefícios, ótimas instalações, a atividade principal da empresa, programas culturais quando tínhamos, treinamentos (não para todos, mas para quem usufruiu foi de mt importância), círculo/convivência, reconhecimento da população/usuários/clientes até o início de "novos tempos" - leia-se privatização - o nome/marca Embratel, do que tive muito orgulho que só não foi total, até o último momento por conta de algum corporativismo gestor que diferenciava colaboradores a partir de interesses pessoais.

Contras: O maior ponto negativo foi, depois de 30 anos ser obrigada a cobrar horas extras, o que poderia ter sido evitado se a gerência na época da saída (PDV) tivesse tido bom senso, tivesse sido justa e assumisse em vez de atribuir à conta de outros que já nem faziam mais parte do setor. Isso me maltratou muito. Só recorri no penúltimo dia para prescrever, com sofrimento porque jamais quis que isso acontecesse. Outro ponto negativo foi o nepotismo, a falta de oportunidades iguais, as mentiras para não honrar com o que me era de direito, a pressão psicológica na época do EAV (sabem o que é?), na transferência obrigada, na mentira contada por uma empregada, no engajamento de um diretor desajustado que se recusou a ouvir a defesa da funcionária, o constrangimento causado por aquela "dupla", a pressão para migração do plano de aposentadoria, fazendo com que hoje eu tenha que arcar com o alto custo do plano de saúde, quando poderia, como muitos estar beneficiada com a AMAP, as viagens para aprendizado e/ou desempenho de tarefas que só aconteciam quando o projeto era rejeitado pelos mesmos, as gratificações que contemplavam sempre os mesmos e por aí vai, porque pontos negativos no tocante à atividade fim da empresa só tenho orgulho em ter participado, com todas as difculdades. Ah! Um ponto negativo foi eu ter tido a oportunidade de uma formação profissional custeada pela empresa e não ter podido assumir o cargo porque eu era do sexo feminino e o cargo deveria ser ocupado por pessoa do sexo masculino (discriminação!!!).

Conselhos para presidência: Com o olhar de hoje eu trabalharia com a mesma dedicação e respeito, apenas mudaria o meu estilo, seria menos passiva, menos tolerante porque depois de muito tempo percebi que era vista como boba e não uma pessoa educada, polida. Profissionalmente falando me vi "obrigada" a correr pela trilha errada, desempenhei por muito tempo o que não gostava porque na minha área de preferência, como disse, fui discriminada. Contudo, esquecendo todas as coisas pessoais, sempre disse que depois da medicina, a tecnologia mais fantástica pra mim era a nossa (achávamos que era nossa), AS TELECOMUNICAÇÕES. O crescimento das redes, dos serviços de comunicação, o STM-400 que precedeu a internet, a telefonia em si. Era tanta satisfação saber que eu estava numa empresa que permitia à população pegar um telefone e em poucos minutos falar com uma pessoa no exterior e sucessivamente todo o avanço através dos serviços digitais... Um conselho para a presidência? Ouvir mais o "pequeno" colaborador ao invés de ouvir só os grandes, só os "elitizados", reconhecer quem realmente dá o sangue, não mede esforços, sabe a hora de entrar e não se importa com a hora de sair. É também separar o joio do trigo e, estou tão emocionada de estar falando da EMBRATEL que ajudei a crescer que não consigo ir além. De qualquer forma agradeço a Deus e à vida ter me permitido a oportunidade de estar no corpo dessa Empresa porque tem coisas que o coração não deixa os olhos enxergarem.
    O mais importante de tudo, no entanto, é dizer à presidência da empresa que o cliente precisa estar HIPER MEGA SATISFEITO e isso não tem acontecido. Hoje ela anda igual às concorrentes e isso me angustia. Quero continuar pregando que a EBT é diferenciada, que é competente..... que foi desenvolvida e cresceu pelas nossas mãos, pela nossa dedicação e não dessa turma que só visa metas, gratificações.... O CLIENTE (e hoje eu sou cliente) PRECISA SER VALORIZADO, pois dele vem a verdadeira manutenção da marca EMBRATEL. Att.

A empresa deve valorizar mais seus funcionários que realmente pensam em trabalhar.

Representante de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2014

Macaé, RJ

Prós: O grupo Embratel foi onde jamis imaginei que iria me identificar com o trabalho. Pois todos falavam para mim que era o pior lugar onde uma pessoa poderia trabalhar. Porém, eu como ex funcionária não tenho nada a reclamar, pois foi a empresa que sempre me deu assistência, as pessoas do local de trabalho são competentes. Sem falar dos benefícios como, plano de saúde, alimentação e etc., os valores de cada benefício era depositado no dia certo, o plano de saúde era um dos melhores.

Contras: O ponto negativo para mim, foi a empresa ter me demitido sem justificativa, sempre fui uma funcionária esforçada, nunca faltei, nunca levei um contato negativo na pasta pelo meu supervisor e eu não obtinha resultados ofensivos no meu performace. Depois da minha demissão fiquei sabendo que a empresa me demitiu porque alegou que eu não tivesse entregado comprovante de escolaridade, achei isso uma absurdo, sem falar que me demitiu em fase de experiência ou seja "sujou" minha carteira. Eu me pergunto até hoje, como uma empresa grande admite um funcionário e depois demite sem nenhuma justificativa? Quando eu entrei na empresa entreguei todos os meus documentos em xerox inclusive do meu ensino médio.

Os bons tempos já foram.

Especialista

Prós: Bons benefícios.

Contras: Estagnação profissional, falta de uma política de promoção clara, cortes frequentes de pessoal sem critérios claros, salário abaixo do mercado, falta de higiene em todos os prédios e banheiros da empresa, falta de manutenção, ambiente sujo e mam cuidado (baratas), até mesmo a água dos bebedouros da empresa está comprometida por falta de manutenção.

Conselhos para presidência: Analisar se a falta de critérios para corte de pessoal, sem valorização dos seus corpo de funcionários, é mesmo necessária com tanta frequência.

Uma farsa

Analista de TI

Prós: PPR e Benefícios, plano de saúde e ambiente com iguais.

Contras: Diretoria ignora que você existe, falta de comunicação de superiores, falta de oportunidade de crescimento, só é promovido quem é parente ou amigo pessoal.

Conselhos para presidência: Aumente os salários dos analista e pense nas pessoas que ganham e nada fazem.

Empresa boa, mas com ressalvas

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa oferece bons benefícios, ambiente de trabalho bom e também existe possibilidade de crescimento e muito aprendizado

Contras: Empresa estagnada por processos burocráticos, funcionários antigos marrentos e que não permitem o crescimento de novos funcionários, risco de terceirização e de demissão devido reestruturação com a vinda da Claro Brasil

Conselhos para presidência: Permitir que novos e antigos funcionários tenham chances iguais de ascensão, desburocratizar processos e preservar da melhor maneira possível, o bem estar dos funcionários

Instrutor

Prós: Ótimos funcionários e sempre atentos a ajudar. Local limpo, grande, várias salas e todas sao climatizadas. Excelente instituto. Sou apaixonada por esse lugar.

Contras: Não tenho pontos negativos para falar, pois os problemas são resolvidos na mesma da hora com diálogos e atitudes!! Todos são extremamente simpáticos.

Só aparência

Consultor

Prós: Flexibilidade de horário; projetos inclusão social; boa reputação no mercado; boa empresa para aprender; profissionais com bastante experiência; empresa com boas oportunidades para PCDs.

Contras: Empresa muito conservadora; salário abaixo do mercado; benefícios ruins; baixa oportunidade de promoção; sem perspectiva de crescimento dentro da corporação; sem plano de carreira aos funcionários; empresa sem perfil de jovens; infraestrutura e instalações precárias.

Precisa se renovar pensando também no funcionário

Técnico de Telecomunicações

Prós: Aprendizado, diversidade de tecnologias, pessoas com conhecimentos diversos, flexibilidade de horário ( mas que está acabando ), estacionamento e boa localização no Centro do Rio de Janeiro

Contras: Não existe um plano de carreira clara, os salários são abaixo do mercado, existe um acumulo de função e não existe uma equiparação salarial com os colegas, mesmo de mesmo CNPJ, função e hora.

Conselhos para presidência: Precisamos um plano de carreira mais clara, melhor estrutura com melhor ergonomia.

empresa lenta e sem rumo

Gerente de ProdutosEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: estabilidade e benefícios razoáveis. há tanta dificuldade para fazer a roda girar que você acaba aprendendo sobre os processos de várias áreas

Contras: não há direcionamento estratégico, quase 100% das decisões não são realizadas de forma racional (técnica/comercial), ainda manda a gestão no estilo militar onde manda é a patente e o dia a dia de muitas áreas e influenciado pela época de estatal, sem plano de carreira, aqui só se pode pleitear aumento salarial quando consegue uma nova proposta de trabalho em outra empresa

Conselhos para presidência: investimento em uma área de RH forte, hoje só existe departamento pessoal que não faz nada além de rodar folha de pagamento.

História sem futuro.

Consultor Sênior

Prós: História e Expertise. A Embratel possui desenvolvimento de conhecimento tecnológico próprio nacional, experiência na prestação de serviços de telecomunicações e na criação de softwares de gerência de redes.

Contras: Infelizmente foi vendida e seus cérebros estão saindo da empresa. Atualmente está servido como transporte de dados à empresas que lucram sobre anos de investimento sem contribuir para novas conquistas.

Embratel

Descrição:A Embratel faz parte da América Móvil, um dos maiores grupos de telefonia móvel do mundo, e é a mais completa operadora de telecomunicações brasileira. Oferecemos soluções para todo o mercado nacional nas áreas de Telefonia, Voz, Dados, Internet e TV por assinatura, além de garantir comunicação a qualquer ponto do território brasileiro, por meio de soluções via satélite.Como patrocinadora oficial exclusiva dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria Serviços de Telecomunicações, a Embratel dá continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto ao esporte investindo, também, em alguns dos maiores atletas olímpicos e paralímpicos do País, para que possam superar seus limites e chegar ainda mais longe.