Como é trabalhar na Embratel?

Ex-funcionário, saiu em 2003

Prós: Ambiente, salários em dia, benefícios, ótimas instalações, a atividade principal da empresa, programas culturais quando tínhamos, treinamentos (não para todos, mas para quem usufruiu foi de mt importância), círculo/convivência, reconhecimento da população/usuários/clientes até o início de "novos tempos" - leia-se privatização - o nome/marca Embratel, do que tive muito orgulho que só não foi total, até o último momento por conta de algum corporativismo gestor que diferenciava colaboradores a partir de interesses pessoais.

Contras: O maior ponto negativo foi, depois de 30 anos ser obrigada a cobrar horas extras, o que poderia ter sido evitado se a gerência na época da saída (PDV) tivesse tido bom senso, tivesse sido justa e assumisse em vez de atribuir à conta de outros que já nem faziam mais parte do setor. Isso me maltratou muito. Só recorri no penúltimo dia para prescrever, com sofrimento porque jamais quis que isso acontecesse. Outro ponto negativo foi o nepotismo, a falta de oportunidades iguais, as mentiras para não honrar com o que me era de direito, a pressão psicológica na época do EAV (sabem o que é?), na transferência obrigada, na mentira contada por uma empregada, no engajamento de um diretor desajustado que se recusou a ouvir a defesa da funcionária, o constrangimento causado por aquela "dupla", a pressão para migração do plano de aposentadoria, fazendo com que hoje eu tenha que arcar com o alto custo do plano de saúde, quando poderia, como muitos estar beneficiada com a AMAP, as viagens para aprendizado e/ou desempenho de tarefas que só aconteciam quando o projeto era rejeitado pelos mesmos, as gratificações que contemplavam sempre os mesmos e por aí vai, porque pontos negativos no tocante à atividade fim da empresa só tenho orgulho em ter participado, com todas as difculdades. Ah! Um ponto negativo foi eu ter tido a oportunidade de uma formação profissional custeada pela empresa e não ter podido assumir o cargo porque eu era do sexo feminino e o cargo deveria ser ocupado por pessoa do sexo masculino (discriminação!!!).

Conselhos para presidência: Com o olhar de hoje eu trabalharia com a mesma dedicação e respeito, apenas mudaria o meu estilo, seria menos passiva, menos tolerante porque depois de muito tempo percebi que era vista como boba e não uma pessoa educada, polida. Profissionalmente falando me vi "obrigada" a correr pela trilha errada, desempenhei por muito tempo o que não gostava porque na minha área de preferência, como disse, fui discriminada. Contudo, esquecendo todas as coisas pessoais, sempre disse que depois da medicina, a tecnologia mais fantástica pra mim era a nossa (achávamos que era nossa), AS TELECOMUNICAÇÕES. O crescimento das redes, dos serviços de comunicação, o STM-400 que precedeu a internet, a telefonia em si. Era tanta satisfação saber que eu estava numa empresa que permitia à população pegar um telefone e em poucos minutos falar com uma pessoa no exterior e sucessivamente todo o avanço através dos serviços digitais... Um conselho para a presidência? Ouvir mais o "pequeno" colaborador ao invés de ouvir só os grandes, só os "elitizados", reconhecer quem realmente dá o sangue, não mede esforços, sabe a hora de entrar e não se importa com a hora de sair. É também separar o joio do trigo e, estou tão emocionada de estar falando da EMBRATEL que ajudei a crescer que não consigo ir além. De qualquer forma agradeço a Deus e à vida ter me permitido a oportunidade de estar no corpo dessa Empresa porque tem coisas que o coração não deixa os olhos enxergarem.
    O mais importante de tudo, no entanto, é dizer à presidência da empresa que o cliente precisa estar HIPER MEGA SATISFEITO e isso não tem acontecido. Hoje ela anda igual às concorrentes e isso me angustia. Quero continuar pregando que a EBT é diferenciada, que é competente..... que foi desenvolvida e cresceu pelas nossas mãos, pela nossa dedicação e não dessa turma que só visa metas, gratificações.... O CLIENTE (e hoje eu sou cliente) PRECISA SER VALORIZADO, pois dele vem a verdadeira manutenção da marca EMBRATEL. Att.

Embratel

Descrição:A Embratel faz parte da América Móvil, um dos maiores grupos de telefonia móvel do mundo, e é a mais completa operadora de telecomunicações brasileira. Oferecemos soluções para todo o mercado nacional nas áreas de Telefonia, Voz, Dados, Internet e TV por assinatura, além de garantir comunicação a qualquer ponto do território brasileiro, por meio de soluções via satélite.Como patrocinadora oficial exclusiva dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria Serviços de Telecomunicações, a Embratel dá continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto ao esporte investindo, também, em alguns dos maiores atletas olímpicos e paralímpicos do País, para que possam superar seus limites e chegar ainda mais longe.