Como é trabalhar na Embrapa?

Gestão Tecnocrática de Pessoas

Prós: A empresa oferece salário razoável e benefícios como plano de saúde e previdência privada. Emprego regido pela CLT - empresa recolhe FGTS e paga em dia os funcionários.

Contras: Burocratização, gestão deficiente de pessoas, oportunidade reduzida de desenvolvimento da carreira e sistema de avaliação de empregados deficiente e parcial, falta de objetivos claros para cumprir missão da empresa.

Conselhos para presidência: Cargos de gestão devem ser preenchidos por pessoas que possuem habilidade com pessoas, empatia e neutralidade, além de interesse no desenvolvimento profissional do outro. Áreas de atuação devem convergir para um objetivo em comum com foco no mercado.

Boa empresa, mas ainda muito atrasada

Jornalista

Brasília, DF

Prós: Bom salário, bons benefícios, incentivo financeiro a especializações, possibilidade de se transferir para diversas unidades de pesquisa pelo país.

Contras: Cultura da empresa ainda muito atrasada, poucas possibilidades para quem não é pesquisador, burocracias públicos tornam tudo muito engessado

Ambiente muito competitivo.

Brasília, DF

Prós: É uma empresa muito correta e sempre segue a legislação trabalhista. Empresa com contratação CLT. O salário é bom. Possui muitas oportunidades para desenvolvimento pessoal.

Contras: É uma empresa extremamente burocrática e com problemas de gestão de pessoas. Ambiente de trabalho muito competitivo e pouca valorização individual

Ótima empresa para crescer tecnicamente. Ruim para desenvolvimento profissional como todo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Liberdade para propor novas abordagens e novas tecnologias. Contato com pesquisadores altamente qualificados. Flexibilidade de horários, sendo possível conciliar com aulas da universidade.

Contras: Falta de orientação de como conduzir os seus trabalhos, laboratórios de eletronica pouco estruturados e com falta de muitos componentes e equipamentos.

Aprendizado acima de tudo

Campinas, SP

Prós: Um lugar para desenvolver e aplicar os conhecimentos teóricos. Com fácil acesso aos estudantes e um salário compátivel com as horas trabalhadas

Contras: Empresa grande com muitos funcionários onde há pouca integração entre os mesmos, fazendo com que não tenha o desenvolvimento de laços de amizade

Todo mundo acha que sabe estatística

Pesquisador Sênior

Prós: Reconhece a pós-graduação, tem aumento de salário em função de anuênios, o processo de avaliação de projetos é conhecido, o processo de seleção de chefe geral é público, tem plano de saúde, ruim mas tem. O ingresso ocorre por concurso público.

Contras: Todo mundo acha que sabe estatística, um ambiente com nível de estresse bastante alto, valorização somente dos que trabalham para as áreas fim, agrícolas e similares, e desvalorizam exatamente a metodologia de pesquisa. Absurdo desvalorizar a estatística, mãe dO Método Científico de Pesquisa. Não há oportunidades relevantes de se evoluir profissionalmente nesta área. Isso fica ainda mais complicado se somarmos que a nossa Unidade é considerada "serviçal" pelas demais.

Conselhos para presidência: Enxergar melhor a pesquisa e o Estatístico, especialmente agora com as avaliações que serão feitas. Eles nem sabem que estatísticos fazem análise de risco e isso será necessário.

Excelente para início da carreira

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho agradável com pouquíssima ou quase nenhuma pressão. Inúmeras oportunidades de aprendizagem através do envolvimento em diversos projetos relevantes, além de trabalhar com novas e diversas tecnologias.

Contras: Estar diretamente vinculado aos órgãos de pesquisa faz haver restrições quanto às possibilidades de crescimento rápido na empresa, mas faz parte do modo de trabalho.

Tentei ser o mais sincero possível.

Técnico A

Aracaju, SE

Prós: Salário acima da média nacional para o cargo; Salários pagos religiosamente em dia; Vale alimentação muito bom; Estabilidade prática na carreira; Transporte para os empregados.

Contras: Nível médio não pode estudar; Plano de carreiras bem discriminatório; Plano de saúde com co-participação de 30%; Excesso de cargos de confiança; Evolução na carreira depende de sua capacidade de vassalagem; Excesso de burocracia; Orçamento restrito ao governo; Não possui participação nos lucros.

Conselhos para presidência: Rever o Plano de Cargos e Carreiras o mais rápido possível, sob pena de fuga de talentos para outras empresas; Diminuir o número de cargos comissionados; Aumentar a meritocracia na distribuição dos cargos comissionados; Interagir melhor com o sindicato dos empregados.

Horários flexíveis

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Embrapa CNPTIA: Horários flexíveis, boa localidade (dentro da UNICAMP). Ambiente bastante amigável com ótimos profissionais. Local bem tranquilo trabalhar.

Contras: Remuneração para os estagiários é muito abaixo da média dos mercados; Falta de verbas que inviabilizam o andamento/começo de alguns projetos.

Onde encontrar tantos talentos focados em resolver as questões do agronegócio brasileiro?!

Pesquisador

Campo Grande, MS

Prós: O salário é um pouco mais compatível com a formação exigida para o cargo, comparado ao mercado brasileiro e os benefícios são bons. Oportunidade de conhecer problemas importantes do agronegócio e poder participar da busca pela solução no desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa reúne grandes talentos das áreas de agronomia, veterinária, biologia molecular, zootecnia, entomologia, socioeconomia, engenheiros de materiais, físicos e químicos e a troca de conhecimento pode ser enriquecedora.

Contras: Uma burocracia que mais parece um pesadelo destrói o ânimo e a motivação dia a dia, mina com as nossas energias e a criatividade fica comprometida. Dá vontade de desistir às vezes, mas daí você se recorda de todo o trabalho brilhante que já foi realizado e renova parte da esperança por dias melhores.

Conselhos para presidência: Ouça, de verdade, o que a sua equipe tem a dizer sobre o porquê de não conseguir usar todo o potencial que tem para concretizar os projetos. Quando se diz: "É muita burocracia, quase não é possível suportar. É como areia movediça, você luta, luta e não consegue sair. Eu não sei o que fazer!" Acredite, é verdade!

Embrapa