Como é trabalhar na Embrapa?

Fiz minha vida aqui.

Pesquisador

Pelotas, RS

Prós: Estabilidade, liberdade, bom plano de carreira, ótimo local de trabalho, bom crescimento pessoal e acadêmico proporcionado pela empresa e um bom futuro garantido.

Contras: Devido a localidade rural, há problemas com o descolamento, sendo entorno de 1h por dia, sendo situada em cidade pequena é um tempo muito superior ao normal.

Conselhos para presidência: Conversar mais com os pesquisador, para não perder o foco principal.

Ótima empresa e ambiente.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Juiz de Fora, MG

Prós: Área de pesquisa, laboratórios de primeira linha, equipe de trabalho e pesquisadores altamente capacitados, ótima convivência. Boa oportunidade de crescimento profissional.

Contras: Contrato apenas através de concurso público, não é possível ser efetivado após estágio. Concorrência desigual, exploração da mão de obra dos estágiarios.

Estagiário Embrapa Cenargen

Brasília, DF

Prós: Oportunidade de adquirir novos conhecimentos Trabalhar com pesquisadores Participar de pesquisas Oportunidade de apresentar trabalhos na Jornada cientifica.

Contras: As vezes falta contato direto com o supervisor Fora isso nao vejo nenhum outro ponto negativo Fora isso nao vejo nenhum outro ponto negativo

Uma bom lugar para começar um primeiro estágio.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Campo Grande, MS

Prós: Flexibilidade já que era possível montar o horário de estágio, ajustando conforme horário da universidade; bons supervisores; bom ambiente de trabalho.

Contras: Bolsa de estágio e benefícios mas o que se recebe é de praxe para um órgão do governo, não é algo que se conseguiria negociar a parte. Na época o restaurante interno não estava em funcionamento.

Embrapa

Campinas, SP

Prós: A empresa é dentro da Unicamp e com nome forte em pesquisa. Há flexibilidade de horário, podendo conversar com o supervisor. O aprendizado é constante.

Contras: Ganha-se pouco e as vezes não há muito o que fazer no estágio. O que vira um ponto positivo para estudar. Não é possível aumentar a carga horária de um semestre para o outro.

Muito boa em área de pesquisa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

São Carlos, SP

Prós: Muita aquisição de conhecimento com pesquisa. Possibilidade de desenvolvimento acadêmico. Oportunidade de contato com Congresso. Contato constante com grandes pesquisadores.

Contras: Há uma baixa remuneração ao estagiário. Não há incentivo ao colaborador, cuidado por parte da empresa. Falta de atualização sobre a empresa.

Empresa maravilhosa para se trabalhar

Campinas, SP

Prós: Oportunidade de aprendizado, suporte em tudo o que precisar, profissionais muito qualificados, diálogo aberto com todos os funcionários, ambiente muito amistoso

Contras: A não possibilidade de efetivação ( somente concurso ), para estágio, o salário é muito abaixo da média e há falta de benefícios (convênio médico, auxlio alimentação)

Gestão Tecnocrática de Pessoas

Prós: A empresa oferece salário razoável e benefícios como plano de saúde e previdência privada. Emprego regido pela CLT - empresa recolhe FGTS e paga em dia os funcionários.

Contras: Burocratização, gestão deficiente de pessoas, oportunidade reduzida de desenvolvimento da carreira e sistema de avaliação de empregados deficiente e parcial, falta de objetivos claros para cumprir missão da empresa.

Conselhos para presidência: Cargos de gestão devem ser preenchidos por pessoas que possuem habilidade com pessoas, empatia e neutralidade, além de interesse no desenvolvimento profissional do outro. Áreas de atuação devem convergir para um objetivo em comum com foco no mercado.

Ambiente muito competitivo.

Brasília, DF

Prós: É uma empresa muito correta e sempre segue a legislação trabalhista. Empresa com contratação CLT. O salário é bom. Possui muitas oportunidades para desenvolvimento pessoal.

Contras: É uma empresa extremamente burocrática e com problemas de gestão de pessoas. Ambiente de trabalho muito competitivo e pouca valorização individual

Bento Gonçalves, RS

Prós: É um lugar com um ambiente de trabalho muito bom, com pessoas legais, e que estão sempre dispostas a ajudar aos que estão começando na empresa.

Contras: Como trabalhei lá por um período pequeno, de apenas dois anos, nao tenho nenhum ponto negativo para relatar sobre a Embrapa, era tudo bem agradável.

Embrapa