Como é trabalhar na Embraer?

empresa inovadora e com excelente infra estrutura

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa inovadora, sempre a frente do seu tempo, trabalha com metodologia lean e isso ajuda muito a organização da companhia. Líderes em formação constante e equipes bem preparadas.

Contras: A diretoria e vice presidencia em constante mudança traz imprevisibilidade. A informação não desce para todos os níveis. O nível de confiança entre os times é baixo.

Bom lugar de transição

Técnico

São José dos Campos, SP

Prós: Pessoal de engenharia capaz, trabalhando com afinco e muitas vezes com recursos escassos determinados pela cúpula da empresa, produzindo resultados as vezes até fora da curva. Ótima empresa para quem quer um ¨trampolin¨ para empresas com administraçãomais moderna e horizontalizada.

Contras: Empresa com administração verticalizada, excesso de feudos com pessoas sem conhecimento prévio da área específica que atuam. Não há plano de carreira claro. Até dois anos atrás o ¨nine in box¨ era utilizado como critério de desenvolvimento e possibilidade de crescimento interno, hoje, as promoções se restringem a quem ocupa cargo de supervisor ou gerente. Pessoas são colocadas em cargos de chefia, sem renovação de quadro onde os projetos pessoais se sobressaem em detrimento das reais necessidades da empresa.

Conselhos para presidência: Falam em P3E, Lean, SIPOC e 5S, mas não conduzem a empresa para que estas ferramentas sejam efetivamente aplicadas no dia-a dia. O Gemba é fundamental para a preservação da credibilidade do elo entre a Empresa e o funcionáario. A quase cinco anos na emppresa só vi o CEO uma vez. Isolado, sem carisma e sem capacidade para gerir um gruo de pessoas tão diversificado e heterogêneo. Só a Boeing mesmo para acabar com os ¨currais¨ formados por gerentes e carreiristas que preservam mais seus cargos que o próprio interesse da empresa, além do ¨ranso¨ deixado pela época estatal da empresa, que apesar de sua privatização em 1994 ainda preserva a naftalina para preservar troféus do passado que não promovem o futuro. Saudosismo e arrogância excessiva que impede a visualização do acontece fora dos quatro muros da empresa.

Tudo no seu tempo

Monitor de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Campos, SP

Prós: Plano de crescimento profissional excelente. Plano de cargo e salario adequado, plano medico muito bom, o aproveitamento de ideias dos funcionarios sempre bem avaliado.

Contras: Felizmente não posso colocar aqui pontos negativos pois no momento não consigo acha - los em minha memoria, pois tudo que construi até o momento, hoje não estou mais na fabrica pois sai em 2017.

Uma ótima empresa.

Técnico

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios bons, plano de carreiras, ambiente qualificado para o trabalho. .

Contras: Empresa muito grande,nem sempre é agradável. .

Boa...mas nao como era antes!

Estagiário de Recursos Humanos (RH)

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa muito conhecida no mercado de trabalho. Ótima oportunidade para se lançar no mercado. Muito acolhedora! Compliance da empresa se destaca.

Contras: Alimentação nao é da melhores. Poderia ser mais criativa quanto ao hambiente de trabalho (homework, comemorações em datas especiais,etc...) poderia investir mais em seus funcionários!

Conselhos para presidência: Explorar mais o "Orgulho de ser embraer"

Excelente empresa de engenharia aeroespacial

Engenheiro de Desenvolvimento

São José dos Campos, SP

Prós: Tecnologia avançada, vivência internacional, foco em qualidade total, segurança e satisfação dos clientes

Contras: Especificidade do trabalho técnico cria certo isolamento profissional no contrexto Brasil

Conselhos para presidência: Fusão Boeing

Engenheiro de Desenvolvimento de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: É uma grande empresa com um grande potencial para crescer muito, desenvolver excelentes produtos e ainda ser no futuro uma empresa vanguarda na sua tecnologia.

Contras: Muita politicagem, falta plano de carreira e de reconhecimento, infelizmente muitos profissionais acabam saindo da empresa por causa da falta de profissionalismo, principalmente da liderança da empresa, que a grande maioria, são pessoas muito despreparadas e imaturas.

Conselhos para presidência: Não adianta ficar mandando pessoas experientes embora e colocar pessoas novas no lugar sem a devida qualificação. Vide alguns incidentes que estão acontecendo na Empresa. Precisam visitar mais as áreas produtivas, porém sem informar ninguém, para ver com os seus próprios olhos a falta de respeito com os profissionais que carregam a empresa nas costas e muitas vezes são humilhadas pela liderança que não deixa mostrar o seus trabalho para não perderem seus altos salários.

Empresa renomada

Ex-funcionário, saiu em 2015

São José dos Campos, SP

Prós: A empresa é renomada, possui processos bem desenhados, incentiva inovações, atraiu grandes profissionais, tem grande potencial, bons salários

Contras: A empresa tem é conhecida por pressionar em demasia os colaboradores, existe uma certa insegurança quando se trata de estabilidade dentro da empresa

Gosto mas algumas coisas podem melhorar

Estagiário Administrativo

Taubaté, SP

Prós: Reconhecida, o que da uma boa impressão no curriculo. Você aprende muito sobre gestao e economia internacional e também abre muitas oportunidades.

Contras: Infelizmente é meio dificil crescer por que é muita gente. A comida é bem ruim (tenho o estomago sensivel) e a incerteza de ser efetivado infelizmente existe bem forte..

Conselhos para presidência: Ter uma comida melhor, o que torna o funcionario mais feliz, e sobre estagiarios: deem mais atenção a nos! Nós somos o futuro da empresa! Vocês tem que deixar o legado para que a Embraer continue sendo um orgulho para o país!

São Paulo do Potengi, RN

Prós: Em questão salárial a empresa é ótima. Todos os benefícios são ótimos. Aqui existe uma certa estabilidade para quem é funcionário de regime CLT.

Contras: A maioria dos funcionários são bem antigos de casa, infelizmente alguns tem uma cabeça bem quadrada e fechada. Falta mais jovens e diversidade cultural.

Conselhos para presidência: Investir em jovens talentos e treinamento de gestores.

Embraer