Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Embraer?

462 postagens (144 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.65
  • Remuneração e benefícios
    3.70
  • Oportunidade de carreira
    3.02
  • Cultura da empresa
    3.28
  • Qualidade de vida
    3.41

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 2 anos

    O discurso e a prática não são compatíveis.

    Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

    São José dos Campos, SP


    Prós: Possibilidade de trabalhar com parte técnica do desenvolvimento de aeronaves

    Contras: Os prédios são velhos e o ambiente físico é desgastante.
    Jornada de trabalho muito extensa para trabalho intelectual. A empresa trata como catador de algodão atividades que exigem concentração e mentes descansadas. Na atual jornada, estamos sempre cansados.
    Práticas antigas de gestão de pessoas, como foco no horário passado na empresa e não nos resultados.
    O tratamento dispensado aos engenheiros é de que somos desvalorizados.
    Treinamento efetivo, como cursos em faculdades no exterior somente para alguns eleitos.
    Existe beneficiamento de amigos dos chefes.
    Discurso dos gestores incompatíveis com a prática.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 2 anos

    Empresa boa para níveis de liderança. Paga-se pouco para níveis de não liderança

    Analista de Sistemas

    São José dos Campos, SP


    Prós: Muita oportunidade para contribuir. empresa grande. Area de TI com mais de 400 pessoas entre próprios e terceiros. Contratação de terceiros bastante acentuada. Normalmente é o melhor caminho para ser efetivado se você já tem experiência.

    Contras: Dependendo do seu supervirsor sua situação pode ficar insustentável. PLR baixa e não há bônus para níveis que não são de liderança. REfeitório grande e longe do local de trabalho de TI. Tem qu epegar van para tudo. Estacionamento longe 3km atrasa você ao chegar e ao sair. Horario complicado para quem não é de SJC. 7h15 - 17h15.

    Conselhos para presidência: Disponibilizar estacionamento próximo para pessoal de TI.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 4 anos

    Ambiente Agradável, Salário Adequado, Carreira estática, Crescimento Lento.

    Funcionário

    Belo Horizonte, MG


    Prós: Ambiente de Trabalho é agradável e instalações são adequadas. Localização fora do centro comercial, o que evita o trânsito.

    Contras: Liderança despreparada. A empresa no valoriza desempenho e qualidade, apenas tempo de empresa. Os projetos atrasam devido à burocracia e demora na tomada de decisões. Carga de trabalho de 44 horas, enquanto em outras empresas do ramo a carga é de 40 horas.Crescimento na empresa é muito lento.

    Conselhos para presidência: Comemore mais as conquistas e valorize os funcionários que performaram bem. Nem sempre tempo de experiência é proporcional ao mérito.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Meia boca

    Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

    Gavião Peixoto, SP


    Prós: Trabalhar com tecnologia de ponta.

    Contras: Sem progressão salarial e liderança despreparada.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 4 anos

    Tecnicamente competente, já no aspecto corporativo...

    Engenheiro

    São José dos Campos, SP


    Prós: Salário. A tecnologia da aviação em si.

    Contras: O sistema organizacional engessado. Uma falta de perspectiva de carreira. Uma carreira muito mais baseada em tempo de casa do que em méritos e qualidades.

    Conselhos para presidência: Reformule seu plano de carreira para atender as demandas da nova geração. Vocês estão perdendo interesse dos funcionários, especialmente dos recém chegados. Utilizar um pouco do caixa da empresa para fornecer instalações agradáveis aos engenheiros também seria bom.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 4 meses

    Conteúdo técnico excelente, porém gestão fraca.

    Analista Financeiro

    São José dos Campos, SP


    Prós: Setor interessante, produto interessante, conteúdo tecnológico, pessoas orgulhosas por produzir aviões, bom espírito de corpo entre os funcionários.

    Contras: Gestão de um modo geral imatura e pouco preparada, sobretudo média gerência, RH quase imperceptível e pouco atuante, quase inerte, restringe-se ao departamento pessoal. Políticas de pessoas fracas.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Excelente empresa, mas a liderança precisa melhorar muito

    Engenheiro de Processos

    São José dos Campos, SP


    Prós: Alimentação, Cooperativa que empresta dinheiro com baixo juros. Celebra bastante os seus resultados. É uma empresa bastante respeitada na cidade pelo tamanho e alavanca a economia local.

    Contras: É extremamente burocrática. Plano de carreira quase impossível, RH muito fraco, a alta liderança fica muito longe dos seus subordinados. A liderança intermediária (supervisão e gerencia) é extremamente egocêntrica e adora "roubar" os projetos de pessoas talentosas para se mostrar para chefe.

    Conselhos para presidência: Precisa estar mais presente no dia-a-dia, porém sem informar que está indo para ver os reais problemas que acontecem.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Boa para começar. Cuidado para não se acomodar

    Engenheiro de Produto

    São José dos Campos, SP


    Prós: Existem muitas oportunidades para aprendizado. Os colegas possuem um alto nível de formação. Trabalhar com aviao é algo que desperta paixões facilmente.

    Contras: Não existe plano de carreira. Depois de 5 anos de empresa você se acomoda e se for casado e tiver filhos ficará lá para sempre fazendo exatamente a mesma coisa. Os aumentos são raros , a carga horária é alta e engenheiro é tratado igual peão.

    Conselhos para presidência: Levar mais a sério a pesquisa de clima. Melhorar o plano de carreira. Facilitar a demissão de pessoas acomodadas.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    gestão militar de pessoas

    Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

    São José dos Campos, SP


    Prós: Notebook para trabalhar é razoavelmente bom

    Contras: Falta de plano de carreira, nem um pouco meritocrática, gestores nao sabem se relacionar com funcionários

    Conselhos para presidência: Fred abra os olhos, muitos gestores não sabem lidar com pessoas

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 10 meses

    Precisa deixar de ser estatal e se tornar privatizada logo.

    SupervisorEx-funcionário, saiu em 2016

    São José dos Campos, SP


    Prós: Benefícios e treinamento são excelentes. Restaurantes antes da crise eram bons. O programa de saúde é ótimo para os empregados e familiares.

    Contras: Organização de várias embraerzinhas dentro da organização. Há muito protecionismo mas áreas, parentes são beneficiados. Há três estruturas que permeiam a empresa, os maçons, os alunos do ITA e os da UFMG. Os funcionários não são punidos pelos erros que cometem, a liderança é covarde e fica refém da pesquisa de clima. A PLR é paga pelo esforço, não pelo resultado, com isto a empresa ta quebrando e os funcionários recebem integral a plr. O catch ball e feito sobre o resultado do ano anterior e com isto nos meses e setembro e Outubro começam as gastancas para provisionar caixa. É comum trocar TVS, móveis, roupas e até vídeo game. Em todo o histórico e pagamento da plr somente uma vez uma área não recebeu o valor integral. As avaliações são por competências na base do achismo dos gestores. O Rh é refém da estrutura organizacional, atuando mais como departamento pessoal no desligamento e contrataçao, além de serem bons levam e traz de conversas e msgens. Até mesmo os kaizens são fakes, é só apertar as regalias da alta liderança que o projeto é cancelado. Alem disto não há meritocracia nenhuma, os bons e ruins recebem o mesmo incremento ssalarial no dissídio.

    Conselhos para presidência: Destituir toda a estrutura organizacional e quebrar os feudos e clãs. Realizar uma pesquisa tipo caixa preta para saber a verdade da empresa.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Embraer

Descrição:Embraer ou Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. Com mais de 40 anos de existência, a empresa atua em todas as etapas de um processo complexo: projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança. Já foram produzidos pela Embraer mais de 5 mil aviões, que operam em 80 países, nos cinco continentes, tornando-a líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, além da fabricação de alguns dos melhores jatos executivos em operação e da entrada em um novo patamar no setor de defesa.

Site

RH: quer atrair bons talentos?