Como é trabalhar na Embraer?

O discurso e a prática não são compatíveis.

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

São José dos Campos, SP

Prós: Possibilidade de trabalhar com parte técnica do desenvolvimento de aeronaves

Contras: Os prédios são velhos e o ambiente físico é desgastante.
    Jornada de trabalho muito extensa para trabalho intelectual. A empresa trata como catador de algodão atividades que exigem concentração e mentes descansadas. Na atual jornada, estamos sempre cansados.
    Práticas antigas de gestão de pessoas, como foco no horário passado na empresa e não nos resultados.
    O tratamento dispensado aos engenheiros é de que somos desvalorizados.
    Treinamento efetivo, como cursos em faculdades no exterior somente para alguns eleitos.
    Existe beneficiamento de amigos dos chefes.
    Discurso dos gestores incompatíveis com a prática.

Empresa boa para níveis de liderança. Paga-se pouco para níveis de não liderança

Analista de Sistemas

São José dos Campos, SP

Prós: Muita oportunidade para contribuir. empresa grande. Area de TI com mais de 400 pessoas entre próprios e terceiros. Contratação de terceiros bastante acentuada. Normalmente é o melhor caminho para ser efetivado se você já tem experiência.

Contras: Dependendo do seu supervirsor sua situação pode ficar insustentável. PLR baixa e não há bônus para níveis que não são de liderança. REfeitório grande e longe do local de trabalho de TI. Tem qu epegar van para tudo. Estacionamento longe 3km atrasa você ao chegar e ao sair. Horario complicado para quem não é de SJC. 7h15 - 17h15.

Conselhos para presidência: Disponibilizar estacionamento próximo para pessoal de TI.

Ambiente Agradável, Salário Adequado, Carreira estática, Crescimento Lento.

Prós: Ambiente de Trabalho é agradável e instalações são adequadas. Localização fora do centro comercial, o que evita o trânsito.

Contras: Liderança despreparada. A empresa no valoriza desempenho e qualidade, apenas tempo de empresa. Os projetos atrasam devido à burocracia e demora na tomada de decisões. Carga de trabalho de 44 horas, enquanto em outras empresas do ramo a carga é de 40 horas.Crescimento na empresa é muito lento.

Conselhos para presidência: Comemore mais as conquistas e valorize os funcionários que performaram bem. Nem sempre tempo de experiência é proporcional ao mérito.

Meia boca

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

Gavião Peixoto, SP

Prós: Trabalhar com tecnologia de ponta.

Contras: Sem progressão salarial e liderança despreparada.

Tecnicamente competente, já no aspecto corporativo...

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Salário. A tecnologia da aviação em si.

Contras: O sistema organizacional engessado. Uma falta de perspectiva de carreira. Uma carreira muito mais baseada em tempo de casa do que em méritos e qualidades.

Conselhos para presidência: Reformule seu plano de carreira para atender as demandas da nova geração. Vocês estão perdendo interesse dos funcionários, especialmente dos recém chegados. Utilizar um pouco do caixa da empresa para fornecer instalações agradáveis aos engenheiros também seria bom.

Precisa deixar de ser estatal e se tornar privatizada logo.

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios e treinamento são excelentes. Restaurantes antes da crise eram bons. O programa de saúde é ótimo para os empregados e familiares.

Contras: Organização de várias embraerzinhas dentro da organização. Há muito protecionismo mas áreas, parentes são beneficiados. Há três estruturas que permeiam a empresa, os maçons, os alunos do ITA e os da UFMG. Os funcionários não são punidos pelos erros que cometem, a liderança é covarde e fica refém da pesquisa de clima. A PLR é paga pelo esforço, não pelo resultado, com isto a empresa ta quebrando e os funcionários recebem integral a plr. O catch ball e feito sobre o resultado do ano anterior e com isto nos meses e setembro e Outubro começam as gastancas para provisionar caixa. É comum trocar TVS, móveis, roupas e até vídeo game. Em todo o histórico e pagamento da plr somente uma vez uma área não recebeu o valor integral. As avaliações são por competências na base do achismo dos gestores. O Rh é refém da estrutura organizacional, atuando mais como departamento pessoal no desligamento e contrataçao, além de serem bons levam e traz de conversas e msgens. Até mesmo os kaizens são fakes, é só apertar as regalias da alta liderança que o projeto é cancelado. Alem disto não há meritocracia nenhuma, os bons e ruins recebem o mesmo incremento ssalarial no dissídio.

Conselhos para presidência: Destituir toda a estrutura organizacional e quebrar os feudos e clãs. Realizar uma pesquisa tipo caixa preta para saber a verdade da empresa.

Tecnologia de ponta que gera produto fantástico, porém com uma gestão medíocre.

São José dos Campos, SP

Prós: O produto e seu reconhecimento mundial é o grande motivador da empresa. Os funcionários são muito capacitados, os salarios iniciais são legais e benefícios, que mesmo em declínio notório, ainda são bons. Ambiente de trabalho amigável e em sua grande parte do tempo com pouca pressão.

Contras: A gestão deixa muito a desejar, tomando (ou deixando de tomar) decisões que culminam na perda de excelentes funcionários e ótimas oportunidades de melhoria. Plano de carreira inexistente que junto à ausência de meritocracia faz com que não haja crescimento e motivação para desenvolvimento na empresa. Processos muito burocráticos, atividades engessadas e comunicação interna falha fazem a produtividade ser limitada. O refeitório também deixa a desejar e a estrutura de boa parte das instalações não são das mais novas.

Conselhos para presidência: Olhem com mais atenção para os valores pregados e as os valores pregados e às coloquem mais em prática. Por exemplo, promova o incentivo de mais feedbacks a todos os funcionários (uma vez por ano é muito pouco, especialmente para aqueles em início de carreira), afinal "Nossa gente é o que nos faz voar".

Uma referência de empresa para se trabalhar que está morrendo...

Engenheiro de Desenvolvimento de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: - Oportunidades de desenvolver novas tecnologias. - Interface com fornecedores e parceiros que são referências mundiais. - Salário inicial na média de outras grandes empresas. - Horário flexível e banco de horas.

Contras: - Processos engessados e ultrapassados. - Não valoriza quem busca novos conhecimentos/formações. - PLR muito abaixo do mercado. - Não oferece VR e/ou VA. - Almoço servido de péssima qualidade. - Não existe uma politica definida de promoções. - Todo período de negociação sindical faz ameaças de corte aos funcionários.

Conselhos para presidência: Ressuscite o valor "nossa gente é o que nos faz voar", valorize novos conhecimentos e a nova geração, retorne com as pesquisas de clima para que possamos anonimamente levantar os problemas e resolve-los internamente e pare de ameaçar nossos empregos.

Conteúdo técnico excelente, porém gestão fraca.

Analista Financeiro

São José dos Campos, SP

Prós: Setor interessante, produto interessante, conteúdo tecnológico, pessoas orgulhosas por produzir aviões, bom espírito de corpo entre os funcionários.

Contras: Gestão de um modo geral imatura e pouco preparada, sobretudo média gerência, RH quase imperceptível e pouco atuante, quase inerte, restringe-se ao departamento pessoal. Políticas de pessoas fracas.

Excelente empresa, mas a liderança precisa melhorar muito

Engenheiro de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: Alimentação, Cooperativa que empresta dinheiro com baixo juros. Celebra bastante os seus resultados. É uma empresa bastante respeitada na cidade pelo tamanho e alavanca a economia local.

Contras: É extremamente burocrática. Plano de carreira quase impossível, RH muito fraco, a alta liderança fica muito longe dos seus subordinados. A liderança intermediária (supervisão e gerencia) é extremamente egocêntrica e adora "roubar" os projetos de pessoas talentosas para se mostrar para chefe.

Conselhos para presidência: Precisa estar mais presente no dia-a-dia, porém sem informar que está indo para ver os reais problemas que acontecem.

Embraer