Como é trabalhar na Embraer?

Analista de Compliance

Prós: Os maiores pontos positivos da Embraer são o reconhecimento da marca e a presença em vários países. Também gosto bastante da equipe com quem trabalho, o clima é muito bom

Contras: Ainda existe uma cultura muito hierárquica, onde as pessoas valorizam demais os cargos ao invés do conhecimento. Também permanece um pouco de paternalismo nas avaliações de pessoas.

Uma excelente empresa para aprender

Analista Logístico

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa produz um produto de alto valor agregado e com reconhecimento internacional, tem um grande espaço no mercado, apesar do momento de crise.

Contras: Linderanca engessada, plano de carreira fraco. Não há plano de carreira estruturado e as lideranças ficam por muito tempo nos cargos, o que pode demostivar

Conselhos para presidência: Melhor plano de carreira

Empresa se reinventando a cada dia

Engenheiro de Desenvolvimento Sênior

São José dos Campos, SP

Prós: Produto é apaixonante. Colegas de alta competência. Muitas oportunidades na mesma empresa. Incentivoa ao desenvolvimento pessoal e contínuo.

Contras: Ciclo longo do produto: Leva-se muitos anos para se experenciar toda a cadeia de desenvolvimento. Hierarquia de decisão muito engessada. Novos produtos precisam ser descobertos.

Sou satisfeita com a empresa e minha área, mas ainda vejo melhorias

Analista de Recursos Humanos

Prós: A empresa possui grandes oportunidades de melhoria em processos, é uma empresa consolidada e reconhecida no mercado e tem uma atuação global.

Contras: É uma empresa pautada em relacionamentos, com um modelo mental enrijecido, em que as pessoas têm dificuldades para aceitar mudanças e novidades.

Ótima Empresa

ProjetistaEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Campos, SP

Prós: Ótima empresa para trabalhar, oportunidade de crescimento profissional. Reconhecida internacionalmente. Bem localizada, próxima de São Paulo, litoral e Campos.

Contras: Estrutura organizacional arcaico. Difícil de mudar o pensamento das lideranças. Informações perdidas entre as áreas. Muita panela, dificultando as oportunidades de crescimento profissional.

Boa empresa para se trabalhar, mas engessada

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Bom salário inicial, ambiente de aprendizado, oportunidades para desenvolver um produto de alto nível tecnológico. Localização excelente, preservando qualidade de vida

Contras: Alto nível de exigência com os cumprimentos das metas, muitos cargos de chefias, prazo em prol da qualidade do produto, necessário passar por varias etapas para conseguir viabilizar uma solução

Conselhos para presidência: Diminuir o grau de acompanhamento/validação das lideranças, que deveriam se preocupar em auxiliar os funcionários no seu gerenciamento de carreira

Excelente empresa

Estágio TécnicoEx-funcionário, saiu em 2018

São José dos Campos, SP

Prós: Ambiente saudável,boa alimentação (Rede Sodexo com 4 opções de cardápio por dia), perceptível a interação da equipe, a empresa disponibiliza de linha de ajuda e denuncia de abusos e irregularidades. Vasta quantidade de treinamentos disponíveis a todos. A busca pela excelência e a qualidade estão presentes em todas as tarefas do dia a dia. Escritórios climatizados. Processo de seleção varia muito, podendo conter prova de conhecimentos técnicos (no caso do curso técnico de Mecânica: leitura e interpretação de desenhos, torque, aplicação de força e resistência dos materiais), conversa com o gestor, prova online de inglês, apresentação da sua jornada da vida aos gestores e ao representação do RH.

Contras: Infelizmente foram alterados o plano de benefícios, dando início a coparticipação de 20% para algumas consultas e exames. Dificilmente você conhecerá outras áreas além da sua.

Recomendo a empresa!

Mecanico Montador de Estruturas Aeronauticas

São José dos Campos, SP

Prós: Tem uma boa remuneração, um ambiente de trabalho agradável, aprimora seu conhecimento dentro da sua profissão, bom plano de cargos e salários.

Contras: PLR muito baixa. O plano para concorrer a oportunidades dentro da empresa tem boas diretrizes, porém há brechas para não serem cumpridas, ocasionando desperdícios de talentos.

Conselhos para presidência: Revisar a PLR: a diferenciação do salário já indica o grau de importância da atividade que o profissional executa, porém quando há diferenciação na PLR, entende-se que o valor que cada funcionário tem para empresa também é diferente.

Embraer otima empresa

Técnico de Ensaios

Gavião Peixoto, SP

Prós: Reconhecimento. Oportunidade de crescimento. Plano de saude.plano odontologico. Transporte. Processos de APIs internas que ajudam no crescimento na empresa

Contras: Longe da cidade, restaurante com uma alimentaçao nao muito boa. Principalmente no periodo noturno. Acredito que seja somente isso. A empresa é otima

Conselhos para presidência: Melhorar a alimentaçao. O restaurante destoa negativamente em relaçao a otima empresa que é a embraer

Uma boa empresa que falta transparência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

São José dos Campos, SP

Prós: Tecnologia de ponta que fica ao seu alcance, contato com aeronaves no dia a dia e contato com pessoas de outras realidades e países do mundo.

Contras: A empresa não é transparente, portanto todos trabalham receosos com o que pode vir a acontecer. Este tipo de não transparência atrapalha o desempenho.

Embraer