Como é trabalhar na Embraer?

Razuavel

Técnico de EnsaiosEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Beneficios Não atrasa salario Area de Engenharia vale a pena

Contras: Ameaça de ser mandado pra rua . Não pretendo voltar

Politica de puxa-saquismo

Engenheiro

Prós: Trabalhar com uma industria internacional abre portas no exterior. Os engenheiros sao bastante colaborativos e ensinam sempre que podem o conteudo.

Contras: Trabalhar com a DO 178 pode ser um pouco cansativo e burocratico. Nao valoriza os funcionarios. Nao é uma empresa para ficar muito tempo, apenas para recem formados

Conselhos para presidência: A gerencia possui uma mentalidade antiga e utiliza as palaras maturidade e tempo de casa para justificar a ocupacao de um cargos por pessoas nao qualificadas. Tudo funciona na base de troca de favores, politicagem e puxa-saquismo, que é a única função da gerencia. Mais importante ainda, trata as pessoas de forma diferente conforme a hierarquia de cada uma, o que é um péssimo indicativo. As reuniões bimestrais parecem uma igreja da hipocrisia e lavagem cerebral, onde todo mundo finge ser alegre. Já ouvi casos que beiram o assédio moral, o que obviamente nunca acontece em público.

Escravidão dos tempos modernos

Gerente

Prós: Pessoas excelentes, ambiente familiar. Oportunidades de desenvolvimento profissional. Razoável liberdade para empreender. Beneficiso basicos bons.

Contras: Empresa esta trazendo o novo modo de escravidão. Liderança precisa trabalhar entre 60-80 por semana, e tem tido seu salário mensal sem reajuste e salário anual diminuindo ano a ano, apesar da margem e do lucro serem mantidos. Salários de funcionários de baixa produtividade já são mais altos que salário de gerência. Empresa dominada e gerenciada pelo medo constante, baseado na falta de planejamento e exagerada política interna. Perspectiva da empresa é ruim já no curto prazo.

Precisa deixar de ser estatal e se tornar privatizada logo.

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios e treinamento são excelentes. Restaurantes antes da crise eram bons. O programa de saúde é ótimo para os empregados e familiares.

Contras: Organização de várias embraerzinhas dentro da organização. Há muito protecionismo mas áreas, parentes são beneficiados. Há três estruturas que permeiam a empresa, os maçons, os alunos do ITA e os da UFMG. Os funcionários não são punidos pelos erros que cometem, a liderança é covarde e fica refém da pesquisa de clima. A PLR é paga pelo esforço, não pelo resultado, com isto a empresa ta quebrando e os funcionários recebem integral a plr. O catch ball e feito sobre o resultado do ano anterior e com isto nos meses e setembro e Outubro começam as gastancas para provisionar caixa. É comum trocar TVS, móveis, roupas e até vídeo game. Em todo o histórico e pagamento da plr somente uma vez uma área não recebeu o valor integral. As avaliações são por competências na base do achismo dos gestores. O Rh é refém da estrutura organizacional, atuando mais como departamento pessoal no desligamento e contrataçao, além de serem bons levam e traz de conversas e msgens. Até mesmo os kaizens são fakes, é só apertar as regalias da alta liderança que o projeto é cancelado. Alem disto não há meritocracia nenhuma, os bons e ruins recebem o mesmo incremento ssalarial no dissídio.

Conselhos para presidência: Destituir toda a estrutura organizacional e quebrar os feudos e clãs. Realizar uma pesquisa tipo caixa preta para saber a verdade da empresa.

Deve dar valor ao seu principal ativo, que são as pessoas

Projetista

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa em que se tem oportunidade de estar em contato com o que há de mais novo em termos tecnológicos, em que há oportunidades para ganho de conhecimento em todas as áreas para quem quer crescer.

Contras: Empresa que faz o funcionário de bobo, o envolve de um tal modo que o faz pensar que é dono do negócio, mas o desrespeita quando o assunto é remuneração e bonificações. PLR vergonhosa, tirando cada vez mais benefícios e agora não quer repor nem a inflação na atual data base. Tem é de tirar toda a diretoria podre que colocou a empresa nesta situação.

Conselhos para presidência: Tentar desvalorizar o salário de todos é ruim para o funcionário, mas é pior para a empresa, pois os que ficarem precisam estar motivados para levar a empresa em frente como sempre foi em outros momentos difíceis, deixando todos desmotivados conseguirão dar o tiro de misericórdia em nossa querida EMBRAER

Ganha pouco

Engenheiro de Desenvolvimento

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios. Assistência médica

Contras: Salário Carga horária Lugar distante

Conselhos para presidência: Investir nos funcionários

gestão militar de pessoas

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

São José dos Campos, SP

Prós: Notebook para trabalhar é razoavelmente bom

Contras: Falta de plano de carreira, nem um pouco meritocrática, gestores nao sabem se relacionar com funcionários

Conselhos para presidência: Fred abra os olhos, muitos gestores não sabem lidar com pessoas

Muito trabalho e pouco resultado

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Para um aprendizado [e muito boa, várias oportunidades, porém muitas delas sem sentido.

Contras: Ambiente de trabalho péssimo para quem é sério e quer realmente resolver o problema. Muitas pessoas acomodadas e que não trazem resultados. Muita política na tomada de decisões.

Conselhos para presidência: Valorização de quem busca resultados e não só um salário no fim do mês, mas também uma carreira de aprendizado e dedicação. Menos horas trabalhadas para um melhor rendimento. Mais organização.

Ma fase

Engenheiro de Desenvolvimento II

São José dos Campos, SP

Prós: Alta tecnologia, produto surpriendente. Engenharia na veia. Mas tudo feito na raça pois o brasileiro é professional diferenciado no mundo. Os concorrentes investem mais.

Contras: Parada no tempo não se atualiza e infraestrutura escritorios decadente. Qualquer escritorio de outras empresas da de 10 a 0 no escritorio da embraer matriz.

Conselhos para presidência: Buscar se atualizar melhorar os escritorios

Empresa com pouco espaço para mentes inovadoras.

Estagiário de Exatas

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa global de grande porte, tem um peso muito grande no currículo, entrega um produto de alta complexidade, os funcionários efetivos tem muito orgulho de trabalhar aqui.

Contras: Não existe um programa de estágio definido, o estagiário muitas vezes é deixado de lado sem um mentor, também não existe investimentos para os estagiários muitos cursos que são internos não podemos fazer. Empresa ainda com um mindset de estatal, muito processo e pouca flexibilidade e espaço para mentes inovadoras, muita burocracia baixo nível de comunicação e planejamento.

Embraer