Como é trabalhar na Embraer?

Escravidão dos tempos modernos

Gerente

Prós: Pessoas excelentes, ambiente familiar. Oportunidades de desenvolvimento profissional. Razoável liberdade para empreender. Beneficiso basicos bons.

Contras: Empresa esta trazendo o novo modo de escravidão. Liderança precisa trabalhar entre 60-80 por semana, e tem tido seu salário mensal sem reajuste e salário anual diminuindo ano a ano, apesar da margem e do lucro serem mantidos. Salários de funcionários de baixa produtividade já são mais altos que salário de gerência. Empresa dominada e gerenciada pelo medo constante, baseado na falta de planejamento e exagerada política interna. Perspectiva da empresa é ruim já no curto prazo.

Precisa deixar de ser estatal e se tornar privatizada logo.

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios e treinamento são excelentes. Restaurantes antes da crise eram bons. O programa de saúde é ótimo para os empregados e familiares.

Contras: Organização de várias embraerzinhas dentro da organização. Há muito protecionismo mas áreas, parentes são beneficiados. Há três estruturas que permeiam a empresa, os maçons, os alunos do ITA e os da UFMG. Os funcionários não são punidos pelos erros que cometem, a liderança é covarde e fica refém da pesquisa de clima. A PLR é paga pelo esforço, não pelo resultado, com isto a empresa ta quebrando e os funcionários recebem integral a plr. O catch ball e feito sobre o resultado do ano anterior e com isto nos meses e setembro e Outubro começam as gastancas para provisionar caixa. É comum trocar TVS, móveis, roupas e até vídeo game. Em todo o histórico e pagamento da plr somente uma vez uma área não recebeu o valor integral. As avaliações são por competências na base do achismo dos gestores. O Rh é refém da estrutura organizacional, atuando mais como departamento pessoal no desligamento e contrataçao, além de serem bons levam e traz de conversas e msgens. Até mesmo os kaizens são fakes, é só apertar as regalias da alta liderança que o projeto é cancelado. Alem disto não há meritocracia nenhuma, os bons e ruins recebem o mesmo incremento ssalarial no dissídio.

Conselhos para presidência: Destituir toda a estrutura organizacional e quebrar os feudos e clãs. Realizar uma pesquisa tipo caixa preta para saber a verdade da empresa.

Deve dar valor ao seu principal ativo, que são as pessoas

Projetista

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa em que se tem oportunidade de estar em contato com o que há de mais novo em termos tecnológicos, em que há oportunidades para ganho de conhecimento em todas as áreas para quem quer crescer.

Contras: Empresa que faz o funcionário de bobo, o envolve de um tal modo que o faz pensar que é dono do negócio, mas o desrespeita quando o assunto é remuneração e bonificações. PLR vergonhosa, tirando cada vez mais benefícios e agora não quer repor nem a inflação na atual data base. Tem é de tirar toda a diretoria podre que colocou a empresa nesta situação.

Conselhos para presidência: Tentar desvalorizar o salário de todos é ruim para o funcionário, mas é pior para a empresa, pois os que ficarem precisam estar motivados para levar a empresa em frente como sempre foi em outros momentos difíceis, deixando todos desmotivados conseguirão dar o tiro de misericórdia em nossa querida EMBRAER

Ganha pouco

Engenheiro de Desenvolvimento

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios. Assistência médica

Contras: Salário Carga horária Lugar distante

Conselhos para presidência: Investir nos funcionários

gestão militar de pessoas

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

São José dos Campos, SP

Prós: Notebook para trabalhar é razoavelmente bom

Contras: Falta de plano de carreira, nem um pouco meritocrática, gestores nao sabem se relacionar com funcionários

Conselhos para presidência: Fred abra os olhos, muitos gestores não sabem lidar com pessoas

Muito trabalho e pouco resultado

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Para um aprendizado [e muito boa, várias oportunidades, porém muitas delas sem sentido.

Contras: Ambiente de trabalho péssimo para quem é sério e quer realmente resolver o problema. Muitas pessoas acomodadas e que não trazem resultados. Muita política na tomada de decisões.

Conselhos para presidência: Valorização de quem busca resultados e não só um salário no fim do mês, mas também uma carreira de aprendizado e dedicação. Menos horas trabalhadas para um melhor rendimento. Mais organização.

Empresa Brasileira com baixa ética

Técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2015

Gavião Peixoto, SP

Prós: os salário, os benefícios, as compensações de feriados, a possibilidade de tirar ferias em 2 períodos, o transporte, o refeitório no local, a estrutura e condições de trabalho são boas.

Contras: Gestão fraca, individualista e egocêntrica. Os colaboradores tem que ser capacho e cordeiros, sem direitos de opinar. São pagos para cumprir o que é mandado e da forma que é mandada, sem opção de oferecer opinião de melhorias. A Pesquisa de clima da Empresa não é sigilosa, da forma que a mesma diz ser. Sem ética alguma, quem critica é demitido.

Conselhos para presidência: Gestor não pode ter carta branca para demitir funcionário acima de 5 anos de empresa. Por motivos que não sejam justificados e comprovados.

Conteúdo técnico excelente, porém gestão fraca.

Analista Financeiro

São José dos Campos, SP

Prós: Setor interessante, produto interessante, conteúdo tecnológico, pessoas orgulhosas por produzir aviões, bom espírito de corpo entre os funcionários.

Contras: Gestão de um modo geral imatura e pouco preparada, sobretudo média gerência, RH quase imperceptível e pouco atuante, quase inerte, restringe-se ao departamento pessoal. Políticas de pessoas fracas.

Faz mal à saúde

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: - Salário é razoável, mas não o suficiente pelo tamanho da responsabilidade e cobrança. - O plano de saúde é bom e você vai precisar, porque você vai ficar doente. - Tem ônibus fretado para empresa, sem ar condicionado. - O produto final tem qualidade e é bem reconhecido no mundo inteiro. - São José dos Campos é uma boa cidade. - A Embraer é uma boa escola. Aprenda e saia.

Contras: - Alta carga horária: contrato de 43 horas semanais (mas trabalha-se 45 para compensar dias "pontes" e recesso de final de ano). E muitas horas-extra. Em muitos casos, colegas e chefes acham ruim quando você não trabalha aos sábados e depois do horário. - Não tem vale refeição, tem refeitório no local e a comida é uma porcaria, é desmotivadora. Local é afastado da civilização, poucas opções. - Para uma empresa de engenharia a infraestrutura é bem vergonhosa, banheiros péssimos e infiltrações de água. - A empresa é desorganizada, o gerenciamento de pessoas e projetos é ruim. - Não há grande evolução de carreira, a menos que você tenha jogo político, promoções são raras. Só trabalhe aqui se for realmente apaixonado por aviação/aeronáutica ou não tem outra alternativa, porque a empresa vai se aproveitar ao máximo de você.

Uma ótima empresa, mas sem gestão profissional

Engenheiro de Produto

São José dos Campos, SP

Prós: Engenharia e tecnologia de ponta. Por ser brasileira, todo o desenvolvimento é feito localmente ao contrário de montadoras, onde os desenvolvimentos críticos são feitos em suas matrizes ficando para o Brasil somente o facelift e desenvolvimentos secundários.

Contras: É extremamente militarizada e burocrática. A alta direção geralmente é constituída de engenheiros que cresceram dentro da empresa. Isto é bom pensando em plano de carreira, mas é ruim pois em sua maior parte são ótimos engenheiros mas péssimos gestores.

Conselhos para presidência: Profissionalizem a alta direção, ser ótimo engenheiro não significa que serão ótimos gestores. Liderem pelo exemplo.

Embraer