Como é trabalhar na Embraer?

Escravidão dos tempos modernos

Gerente

Prós: Pessoas excelentes, ambiente familiar. Oportunidades de desenvolvimento profissional. Razoável liberdade para empreender. Beneficiso basicos bons.

Contras: Empresa esta trazendo o novo modo de escravidão. Liderança precisa trabalhar entre 60-80 por semana, e tem tido seu salário mensal sem reajuste e salário anual diminuindo ano a ano, apesar da margem e do lucro serem mantidos. Salários de funcionários de baixa produtividade já são mais altos que salário de gerência. Empresa dominada e gerenciada pelo medo constante, baseado na falta de planejamento e exagerada política interna. Perspectiva da empresa é ruim já no curto prazo.

Precisa deixar de ser estatal e se tornar privatizada logo.

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios e treinamento são excelentes. Restaurantes antes da crise eram bons. O programa de saúde é ótimo para os empregados e familiares.

Contras: Organização de várias embraerzinhas dentro da organização. Há muito protecionismo mas áreas, parentes são beneficiados. Há três estruturas que permeiam a empresa, os maçons, os alunos do ITA e os da UFMG. Os funcionários não são punidos pelos erros que cometem, a liderança é covarde e fica refém da pesquisa de clima. A PLR é paga pelo esforço, não pelo resultado, com isto a empresa ta quebrando e os funcionários recebem integral a plr. O catch ball e feito sobre o resultado do ano anterior e com isto nos meses e setembro e Outubro começam as gastancas para provisionar caixa. É comum trocar TVS, móveis, roupas e até vídeo game. Em todo o histórico e pagamento da plr somente uma vez uma área não recebeu o valor integral. As avaliações são por competências na base do achismo dos gestores. O Rh é refém da estrutura organizacional, atuando mais como departamento pessoal no desligamento e contrataçao, além de serem bons levam e traz de conversas e msgens. Até mesmo os kaizens são fakes, é só apertar as regalias da alta liderança que o projeto é cancelado. Alem disto não há meritocracia nenhuma, os bons e ruins recebem o mesmo incremento ssalarial no dissídio.

Conselhos para presidência: Destituir toda a estrutura organizacional e quebrar os feudos e clãs. Realizar uma pesquisa tipo caixa preta para saber a verdade da empresa.

Deve dar valor ao seu principal ativo, que são as pessoas

Projetista

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa em que se tem oportunidade de estar em contato com o que há de mais novo em termos tecnológicos, em que há oportunidades para ganho de conhecimento em todas as áreas para quem quer crescer.

Contras: Empresa que faz o funcionário de bobo, o envolve de um tal modo que o faz pensar que é dono do negócio, mas o desrespeita quando o assunto é remuneração e bonificações. PLR vergonhosa, tirando cada vez mais benefícios e agora não quer repor nem a inflação na atual data base. Tem é de tirar toda a diretoria podre que colocou a empresa nesta situação.

Conselhos para presidência: Tentar desvalorizar o salário de todos é ruim para o funcionário, mas é pior para a empresa, pois os que ficarem precisam estar motivados para levar a empresa em frente como sempre foi em outros momentos difíceis, deixando todos desmotivados conseguirão dar o tiro de misericórdia em nossa querida EMBRAER

Ganha pouco

Engenheiro de Desenvolvimento

São José dos Campos, SP

Prós: Benefícios. Assistência médica

Contras: Salário Carga horária Lugar distante

Conselhos para presidência: Investir nos funcionários

gestão militar de pessoas

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

São José dos Campos, SP

Prós: Notebook para trabalhar é razoavelmente bom

Contras: Falta de plano de carreira, nem um pouco meritocrática, gestores nao sabem se relacionar com funcionários

Conselhos para presidência: Fred abra os olhos, muitos gestores não sabem lidar com pessoas

Muito trabalho e pouco resultado

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Para um aprendizado [e muito boa, várias oportunidades, porém muitas delas sem sentido.

Contras: Ambiente de trabalho péssimo para quem é sério e quer realmente resolver o problema. Muitas pessoas acomodadas e que não trazem resultados. Muita política na tomada de decisões.

Conselhos para presidência: Valorização de quem busca resultados e não só um salário no fim do mês, mas também uma carreira de aprendizado e dedicação. Menos horas trabalhadas para um melhor rendimento. Mais organização.

Engenheiro de Desenvolvimento de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: É uma grande empresa com um grande potencial para crescer muito, desenvolver excelentes produtos e ainda ser no futuro uma empresa vanguarda na sua tecnologia.

Contras: Muita politicagem, falta plano de carreira e de reconhecimento, infelizmente muitos profissionais acabam saindo da empresa por causa da falta de profissionalismo, principalmente da liderança da empresa, que a grande maioria, são pessoas muito despreparadas e imaturas.

Conselhos para presidência: Não adianta ficar mandando pessoas experientes embora e colocar pessoas novas no lugar sem a devida qualificação. Vide alguns incidentes que estão acontecendo na Empresa. Precisam visitar mais as áreas produtivas, porém sem informar ninguém, para ver com os seus próprios olhos a falta de respeito com os profissionais que carregam a empresa nas costas e muitas vezes são humilhadas pela liderança que não deixa mostrar o seus trabalho para não perderem seus altos salários.

Eficiência x "Sempre foi assim"

Estagiário Técnico

São José dos Campos, SP

Prós: Estar em contato com o produto, muita busca por eficiência o que te torna mais sério frente ao trabalho, aprendizado de planejamento muito forte (tem que ser muito organizado quanto a isso), sem dizer que as festas da empresa são muito legais, sempre tem bons shows de exibição das aeronaves.

Contras: Para o estagiário: não há um bom planejamento de estágio, muitas vezes o estagiário tem o sentimento de descartável, sendo colocado como um "faz-tudo". No geral: há uma mentalidade um tanto retrógrada, de ter que ter um dress code (a empresa não proíbe, porém a cultura da empresa é essa), sem dizer as pessoas que não querem melhorar os processo da empresa "porque sempre foi assim".

Conselhos para presidência: Necessita de uma mudança da cultura da empresa, afim de abandonar velhos mitos e mentalidades tradicionais que atrasam a evolução da empresa.

As pessoas são péssimas.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Campos, SP

Prós: A estrutura da Empresa é fantástica, os planos de carreira são belos, a Empresa é como uma mãe para seus funcionários, dando a oportunidade do crescimento.

Contras: As pessoas são péssimas, orgulhosas e de nariz empinado, foi uma das piores experiências com seres humanos que eu já tive na vida. Espero que aprendam que dinheiro e status profissional não é tudo na vida. Eu recebia pouco para deixar vários engenheiros que recebem mais de 6.5k na preguiça.

Conselhos para presidência: Um simples bom dia, ajuda muito uma pessoa desmotivada.

Uma empresa que precisa inovar na gestão tal como consegue em seus projetos.

Engenheiro de Desenvolvimento de ProdutoEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Tecnologia, inovação, benefícios, empresa global, acesso ao conhecimento e informação, recursos para desenvolvimento das atividades e incentivo ao estudo/pesquisas.

Contras: Ausência de transparência nos processos de aproveitamento interno, privilégios e complacência com alguns funcionários de baixo desempenho, lideranças que pouco inspiram e ausência de meritocracia. Baixa rotatividade dentro da própria empresa e plano de cargos e salários indefinido.

Conselhos para presidência: Existem gestões modernas capazes de reter valores para capacitar os jovens profissionais numa cultura voltada ao reconhecimento para ser a melhor em conhecimento. Reveja suas lideranças pois as maiores dificuldades não estão com quem faz e materializa seus projetos. Muitas vezes os problemas estão concentrados em planejamento e estratégia e não é a parte operacional capacitada que deixa a desejar mas quem detém as estratégias. Dê oportunidade a quem possui experiência e nunca é ouvido. vaidade e ego não combinam. As melhores ideias e soluções vem na maioria das vezes de quem muito colabora nas soluções do que não dá certo.

Embraer