Como é trabalhar na Embasa?

Assistente de Assistente TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: Ticket de alimentação bom, participação nos lucros, sempre atualizando os funcionários, com cursos de capacitação com frequência, um bom ambiente de trabalho

Contras: O salario para assistente técnico administrativo é muito baixo, mesmo com bons benefícios o salário não compensa muito. Para quem é nível médio, não tem muita oportunidade de crescimento.

Estágio na Embasa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Salvador, BA

Prós: O ambiente de trabalho é bem legal, as pessoas em si ajudam uns aos outros e sempre tem oportunidade de crescer na empresa. Fui estagiário por 1 ano na empresa.

Contras: Por ser empresa pública, todos processos demoram a acontecer, muitas pessoas botam dificuldades para trabalhar e resolver. Falta mais comprometimento.

Boa empresa. Mas tem o que melhorar.

Motorista

Salvador, BA

Prós: Ha algumas oportunidades de crescimento. Mas se comparado ao mercado atual não é dos piores não. Reconhecemos que precisa melhorar o plano de cargos e salários.

Contras: Ainda temos presente a postura de chefes na área de direcao e gestao da embasa em diversos cargos. O fato de ser engenheiro quase que se tem garantido um cargo de chefia.

Razoável

Operador de ETAEx-funcionário, saiu em 2018

Salvador, BA

Prós: Percebe-se algumas vantagens em trabalhar na referida empresa, como exemplo, os pagamentos realizados sempre em dia. Porém há muitas decisões políticas dentro da empresa e o sucateamento e contante desvalorização do setor de produção também é preocupante.

Contras: Tem muita gente para mandar, sucateamento notório das ETAs e ainda carrega uma cultura de "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Precisa melhorar nisso.

Conselhos para presidência: Combater o sucateamento nas ETAs

Empresa razoável

Operador de ProcessosEx-funcionário, saiu em 2015

Serrinha, BA

Prós: Plano de saúde, vale alimentação, o ambiente de trabalho é muito bom a plr é satisfatória,local de trabalho próximo de casa e no geral é uma boa empresa.

Contras: Gestores descomprometidos com o bem estar dos funcionários,uma empresa muito politizada pouca chance de crescimento profissional, plano de cargos e salários não funciona

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários

Em tempos de crise, é um porto seguro.

Assistente de Saneamento

Salvador, BA

Prós: Certa estabilidade. Ambiente agradável de se trabalhar. Geralmente com baixa pressão. Os benefícios (auxílio creche, auxílio educação, alimentação, plano de saúde, etc) agregam valor ao salário e a PL não é alta mas é um diferencial.

Contras: Salários abaixo da média do mercado . Falta de organização da empresa. Falta de padronização dos processos e projetos. Influência política externa atrapalha o andamento dos projetos. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal. Baixa condição de crescimento profissional, principalmente para nivel médio.

Conselhos para presidência: Fazer a empresa se comunicar mais, reestruturar como um todo, criar padronizações e dar seguimento a isso, pois muitos projetos de reestruturação são deixados no meio do caminho.

Verdades

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Sem muita pressão por metas. Trabalho tranquilo. Bons benefícios. Empresa pública. Muito flexível. Participação nos lucros. E muitas outras benesses.

Contras: Péssima gestão! Perspectiva de crescimento de carreira aniquilada. Entra "assistente administrativo" morre "assistente administrativo". Pois, se não cair na graça de algum dos dinossauros das políticas e conchavos e ser perito em "puxa-saquismo" internos você não vai a lugar nenhum. Você pode ser o melhor funcionário das galáxias, produzir, criar a maravilha de projeto que for você não vai a lugar nenhum. Pode desenvolver o projeto que fez a empresa lucrar milhões ou de tomar prejuízo de milhões, vc não vai a lugar nenhum. Se der sorte um tapinha nas costas. Você pode fazer tudo, inclusive nada e será apenas uma matrícula e um salário até que a aposentadoria ou a morte o separe.

Conselhos para presidência: Qualquer presidência que preze pelo crescimento de sua empresa deveria, como norma principal, ouvir os colaboradores que estão em campo e que realmente entendam do assunto para saber suas opiniões. Assim, como também, conceder promoções por meritocracia e não por politicagem, apadrinhamento, puxa-saquismo, etc.

Resoluta

Analista Ambiental

Salvador, BA

Prós: O salario de nível superior é bom, a cesta de beneficio serve como complementação de renda para várias pessoas, há a liberação para funcionário estudante em faculdades publicas desde que haja correlação com atividade exercida

Contras: Ausência de Isonomia, falta de valorização do corpo técnico, falta de gestão pessoal eficiente que vise o bem estar do profissional, falta de humanidade da maioria dos gerentes, grande ingerência politica

Dilema empresarial

Salvador, BA

Prós: Bons benefícios e pagamento em dia! Muita pressão para alcançar os objetivos, além de ter um bom plano de cargos. Falta de uma política de reconhecimento.

Contras: Os gestores, em sua maioria bem antigos, tem uma mentalidade retrograda e se preocupam com coisas irrelevantes no desenvolvimento das atribuições e tarefas. Empresa extremamente política e cabide de empregos para apadrinhados, muitas vezes sem competência para tal.

Conselhos para presidência: Diminuir a influência política e oxigenar os recursos humanos.

Empresa boa

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Ambiente agradável, bom para desenvolver as tarefas , ótimos profissionais!

Contras: Baixo salário, sem benefícios bem como: vale alimentação, entre outros!

Embasa

Descrição:A Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – Embasa - é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. Foi criada em 11 de maio de 1971 e incorporou, em 1975, como subsidiárias, as companhias até então responsáveis pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado, as extintas Comae e Coseb. Sua missão é garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em cooperação com os municípios, buscando a universalização de modo sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do Estado.