Como é trabalhar na Embasa?

Cultura Organizacional voltada para a politicagem.

Assistente Administrativo

Salvador, BA

Prós: Na empresa existem benefícios que são bons e há uma participação nos resultados.

Contras: Por ter uma empresa de classificada como sociedade de economia mista com uma quase total participação do estado da Bahia nas ações é uma empresa muito movida por interesses politicos. Não há uma valorização dos Funcionários em geral, principalmente os concursados de nível médio, havendo enormes discrepâncias salariais na empresa. Gerentes não batem ponto e chegam a hora que desejam e fazem o que querem, assim como muitos terceirizados que entraram lá por indicação de algum "padrinho político". Processos Administrativos só existem para "inglês ver" pois não existem nenhum resultado fático e só saem "nãos".

Conselhos para presidência: Redução de Terceirizados, Maior valorização dos concursados de nível médio, Fim de regalias para Gerentes, Maior valorização para o trabalhador que deseja se especializar e estudar e de fato ouvirem e responderem processos administrativos e evitando assim tantos processo judiciais.

Prós: Pagamento em dia e alguns poucos benefícios

Contras: Estrutura dos escritórios, salários, cobranças abusivas

Prós: A quantidade de benefícios., especialmente vale alimentação.

Contras: O salário é baixo, a probabilidade de mudança de categoria é remota.

Empresa Boa de trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Salvador, BA

Prós: Empresa boa para trabalhar, ambiente com os colegas é o melhor. Como estagiário fui bastante exigido, mas sempre com bastante respeito por colegas.

Contras: Deixa a desejar na estrutura onde prestei serviços. Necessita de uma gestão moderna e aparelhamento para que os colaboradores tenham mais condições de trabalho.

Uma empresa politica

Técnico Eletrônico

Salvador, BA

Prós: Benefícios como percentual acima de 1/3 de valor de bônus ferias, participação de resultado, anuênio.

Contras: Falta de processos, rotinas e procedimentos claros. falta de educação corporativa (falta de comunicação dos gestores com seus colaboradores ). falta de treinamento do corpo técnico. falta de respeito ao profissional. politização da empresa.

Conselhos para presidência: Visitar todas as áreas da empresa principalmente no interior para verificar suas demandas.

regular

Assistente de Saneamento

Prós: auxílio creche Ppr salário em dia

Contras: salário muito baixo desvalorização do funcionário de nível médio.

Conselhos para presidência: valorize os trabalhadores de nível médio

Prós: Benefícios, compromissos em honrar datas

Contras: muito descentralizada e cada unidade segue seu padrão

Conselhos para presidência: integrar todos os empregados

Verdades

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Sem muita pressão por metas. Trabalho tranquilo. Bons benefícios. Empresa pública. Muito flexível. Participação nos lucros. E muitas outras benesses.

Contras: Péssima gestão! Perspectiva de crescimento de carreira aniquilada. Entra "assistente administrativo" morre "assistente administrativo". Pois, se não cair na graça de algum dos dinossauros das políticas e conchavos e ser perito em "puxa-saquismo" internos você não vai a lugar nenhum. Você pode ser o melhor funcionário das galáxias, produzir, criar a maravilha de projeto que for você não vai a lugar nenhum. Pode desenvolver o projeto que fez a empresa lucrar milhões ou de tomar prejuízo de milhões, vc não vai a lugar nenhum. Se der sorte um tapinha nas costas. Você pode fazer tudo, inclusive nada e será apenas uma matrícula e um salário até que a aposentadoria ou a morte o separe.

Conselhos para presidência: Qualquer presidência que preze pelo crescimento de sua empresa deveria, como norma principal, ouvir os colaboradores que estão em campo e que realmente entendam do assunto para saber suas opiniões. Assim, como também, conceder promoções por meritocracia e não por politicagem, apadrinhamento, puxa-saquismo, etc.

Resoluta

Analista Ambiental

Salvador, BA

Prós: O salario de nível superior é bom, a cesta de beneficio serve como complementação de renda para várias pessoas, há a liberação para funcionário estudante em faculdades publicas desde que haja correlação com atividade exercida

Contras: Ausência de Isonomia, falta de valorização do corpo técnico, falta de gestão pessoal eficiente que vise o bem estar do profissional, falta de humanidade da maioria dos gerentes, grande ingerência politica

Dilema empresarial

Salvador, BA

Prós: Bons benefícios e pagamento em dia! Muita pressão para alcançar os objetivos, além de ter um bom plano de cargos. Falta de uma política de reconhecimento.

Contras: Os gestores, em sua maioria bem antigos, tem uma mentalidade retrograda e se preocupam com coisas irrelevantes no desenvolvimento das atribuições e tarefas. Empresa extremamente política e cabide de empregos para apadrinhados, muitas vezes sem competência para tal.

Conselhos para presidência: Diminuir a influência política e oxigenar os recursos humanos.

Embasa

Descrição:A Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – Embasa - é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. Foi criada em 11 de maio de 1971 e incorporou, em 1975, como subsidiárias, as companhias até então responsáveis pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado, as extintas Comae e Coseb. Sua missão é garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em cooperação com os municípios, buscando a universalização de modo sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do Estado.