Como é trabalhar na Eguru?

Aprenda, mas não espere ganhar tanto por isso

Prós: A empresa é bastante flexível em relação a horários e tecnologias

Contras: Gestão de funcionários é uma incógnita

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa flexível, ambiente informal e desafiadora.

Contras: Poucos benefícios, salário abaixo do mercado, infraestrutura ruim, falta de recursos/ equipamentos, desvalorização de profissionais e sem nenhuma meritocracia.

Conselhos para presidência: Pensar mais em consultoria interna, gestão de pessoas e valorização dos profissionais.

Excelente lugar para quem acredita na empresa e gostaria de crescer junto a ela.

Desenvolvedor

Prós: Ambiente agradável, facilidade de expor suas ideias, abertura para auxiliar em todo o processo, horários flexíveis, alta exposição a outras áreas ou a cliente, o que auxilia no crescimento profissional e pessoal.

Contras: Processos pouco definidos e projetos de urgência que levam a entregas inconstantes. Liberdade aos colaboradores, acredito ser um ponto positivo, mas para colaboradores novos, com pouca maturidade ou inexperientes isso é um obstáculo para a empresa.

Conselhos para presidência: Analisar melhor o perfil dos colaboradores, pessoas que não estão comprometidas só estão fazendo hora e atrapalhando outras que gostariam de ajudar e crescer com a empresa.

Ótima empresa

Analista de Designer Instrucional IIEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Empresa pouco hierarquizada, boa oportunidade para assumir desafios, propor mudanças e ganhar experiência. Clima é bom na maioria das vezes com equipe que se ajuda e troca contribuições.

Contras: Como toda empresa pequena ou média, não há tanta possibilidade de crescimento astronômico na carreira ou de salário. Os líderes em nível intermediário acabam assumindo uma carga de responsabilidades sem correspondência em incentivos.

Conselhos para presidência: Obrigado pelas oportunidades!

Ótima empresa pra quem gosta de inovação

Gerente

Prós: A empresa dá autonomia para a equipe aplicar novas tecnologias, confia nos funcionários, flexível com horário, proporciona um ambiente familiar e sem rivalidade. Cada projeto é desafiador, onde construímos junto com o cliente soluções inovadoras.

Contras: Pouco processo, o que acaba atrapalhando na comunicação interna. Além disso, não tem um RH com foco em pessoas, o que acaba desmotivando alguns funcionários.

Uma boa empresa para trabalhar se você gosta de inovação e de lidar com clientes grandes (e exigentes)!

Prós: A Eguru é uma empresa que em crescimento e se destaca no mercado por apresentar sempre soluções inovadoras. Os clientes mostram-se satisfeitos com o que recebem, alguns até mandam e-mail com elogios pelos projetos que entregamos, isso é gratificante e deixa a gente mais motivado para entregar mais e melhor ( os gestores de projetos recebem os e-mails do cliente e compartilham com a equipe sempre que ocorre). O ambiente é acolhedor, o que me deixa sempre bem à vontade, até porque a política da empresa possibilita que as pessoas trabalhem com uma certa "liberdade" e isso é legal! O RH é pequeno, mas sempre procura implementar algumas coisas que fazem diferença para o dia-a-dia. Temos quick massage, tem bolo para comemorar os aniversariantes (as vezes fura um mês, mas tudo bem), temos comemorações típicas como festa junina, confraternizações de final de ano e tal. O ambiente físico também é open space (inclusive o dono), não existem salas isoladas (apenas sala de reunião), todo mundo convive no mesmo espaço que é separado por áreas (tem até áreas diferentes que compartilham a mesma bancada de trabalho) mas todos se conversam, não percebo "panelinhas" como a gente costuma ver nas empresas grandes, e se tem também nem quero ver, porque é tão bom quando você trabalha num lugar que as pessoas se dão bem e procuram se ajudar da melhor forma possível. Tem uma copa onde a galera faz as refeições e ali também ajuda na integração, pelo menos eu gosto. Agora o escritório está passando por uma pequena modernização (afinal precisa acompanhar o mercado), recebemos um e-mail para participarmos com algumas sugestões de artes para fazer uns adesivos para algumas paredes ou portas, achei isso bem legal da parte deles, pois posso contribuir e ainda posso deixar meu registro na parede. No geral é isso, eu me sinto bem trabalhando lá. O sócio quer senso de dono de todos.

Contras: Devido ao rápido crescimento da empresa, acho que alguns pontos merecem um pouco de atenção, por exemplo: a liderança precisa chegar mais junto dos seus liderados para não perderem o foco. Quem sabe eles poderiam promover alguns workshops para ajudar e trazer pra gente também algumas coisas novas, não sei... Alguns benefícios poderiam ser oferecidos com mais clareza, na verdade eles não negam quando pedimos alguma coisa, mas também não fica claro que podemos usar, mas eu soube que algumas pessoas já pediram ajuda para a faculdade ou algum curso e eles procuraram ajudar. Quanto a equipe, às vezes eu e meus colegas ficamos um pouco sobrecarregados em função de picos de projetos, mas são algumas épocas também. Se bem que ultimamente temos muito o que fazer...hehe...mas eu acredito que eles já estão vendo isso, até porque a um tempo atrás o Diretor apresentou pra gente um plano de mudança nas áreas e nas gestões, e aí alguns gerentes passaram a liderar outras equipes. Tudo vai se ajeitando! Outra coisa que acho que pode ser melhorado é a comunicação interna, antes a gente tinha mais informações sobre algumas coisas e hoje devido a correria acho que passa batido.

Conselhos para presidência: Acho que o dono está sempre presente na medida do possível, até porque está sempre em reuniões com os clientes o que é compreensível. O nível de exigência é muito alto e trabalha sempre baseado na confiança e dá autonomia para os líderes diretos, seria bom se tivesse reuniões mais frequentes com todos.

Desenvolvedor

Prós: Conhecimentos de tecnologias antigas e novas, você tem algumas liberdades pessoais e para com os projetos, no qual você pode escolher - dentre algumas - as ferramentas com as quais vai trabalhar e como irá, desde que cumpra o prazo.

Contras: A empresa vende mal, não em quantidade, mas em valor. Isso explica a má organização com projetos e funcionários, sua imensa lista de clientes envolvendo multinacionais e grandes nomes do mercado brasileiro e sua última frase "a empresa não está lucrando, está pagando, fechou o ano no azul". Você só crescerá na empresa se trabalhar como um condenado virando madrugadas para entrega de projetos absurdos, caso contrário eles nunca te subirão de cargo. Alguns superiores que nunca te viram trabalhar ou como se comporta te julgarão apenas por haver uma "panelinha superior". A desorganização e pouquíssima qualidade nas entregas é desgastante para todos os funcionários da área de tecnologia: Em um mês, a maior parte dos funcionários passam 3/4 do tempo corrigindo aplicações do que desenvolvendo. A gestão é horrível, não há documentação no que é e no que já foi produzido, além de mudar o escopo e especificações de entregas sempre, muitas vezes quando tal tarefa já foi realizada. Esses funcionários "superiores" também cobrarão por tarefas muito superiores ao cargo do funcionário e dará muitas comidas de rabo nele e desculpas para passar madrugadas e fins de semana trabalhando.

Conselhos para presidência: A desorganização é o maior dos problemas. Como citei em pontos negativos, muitos funcionários passam quase todo o tempo em correções a desenvolvimento, e a solução não é somente, como ouvi, a implementação de testes automatizados, mas sim um controle de qualidade a cada código que é enviado para cada game ou produto por um programador já experiente: isso reduz riscos de que tal implementação crie novos erros no sistema. Quanto menos tempo produzindo, menos renda, não? Há também a falta de incentivo à gerência e gestão de os funcionários ficarem atualizados quanto tudo o que acontece no que estão desenvolvendo ou do que já foi desenvolvido: Às vezes um funcionário implementa algo que já existe, ou implementa errado por desconhecer todo o fluxo. Logo, uma conversa com outros desenvolvedores que trabalham no mesmo projeto possa ajudá-lo. Mas hoje vê-se as malditas correções pra "ontem" e broncas mesmo que elas não atrasem, causando uma pressão desnecessária ao funcionário e fazendo com que ele não alinhe sua situação com ninguém com medo de atrasar a tarefa. Vi também que pressão, entrega relâmpago e hora extra fazem parte da cultura da empresa: pressão com entrega relâmpago causam, muitas vezes, bugs relâmpagos. Uma empresa que, ao meu ver, só promove funcionários que passam noites trabalhando e tem um livro de horas extras, tende a cair em produtividade. Outros que muitas vezes já têm experiência e trabalham a mais de um ano nela sentem-se desmotivados e não produzem como deveria, por falta de incentivo superior e monetário. Também, na recepção da empresa, não há nenhum indicativo grande como logo ou nome da eguru, mas tem um quadro bem grande no RH. Um cliente possivelmente não irá no RH, mas com certeza passará pela recepção, até mesmo um entregador de correspondências. Ademas, esses dias fiquei sabendo sobre encherem a e-guru de gravuras: Peço pra que fique de pé e olhe para a empresa: Ela parece organizada? Minha resposta, pessoal, é não, e retirando os brancos das paredes ficaria pior ainda. E, por fim, minha sugestão final ao Produto, caso tenha continuidade: uma equipe somente para refatoração de código, pessoas responsáveis pela qualidade de tudo que é dado push, reunião e alinhamento de correções e implementações envolvendo todos os membros que trabalham nele, DOCUMENTAÇÃO, porque muitos devs passam por situações de corrigir ou testar algo que não conhecem o funcionamento, e, principalmente, o rodízio de funcionários: essa não mudará muito para a empresa, mas com certeza para os funcionários: Uma pessoa que trabalha só com correções sente-se mais insatisfeito que um que só trabalha com desenvolvimento: o desenvolvedor aprende mais, o que corrige se torna especialista em um produto e não no seu trabalho. Uma outra sugestão é o incentivo de dojos, palestras ou treinamentos aos funcionários, até mesmo para certificações. Aqui nunca vi nem ouvi e a concorrência tá dando um pau em vocês. Talvez a uma vez por mês ter uns eventos assim pra cada uma das áreas ajude tanto na disposição dos usuários quanto o conhecimento adquirido ajude na entrega e processo de conteúdo.

Prós: Empresa com horários flexíveis, você sempre tem algo para fazer, equipe de profissionais muito bem preparada e prestativa, todos se ajudam bastante lá dentro, uma boa empresa para se começar.

Contras: Acho que existem alguns problemas com as estimativas dos projetos, algumas entregas eram cobradas com muita antecedência, o a entrega era adianta pra muito antes do que foi programada. Porém isso nunca aconteceu comigo, só com colegas.

Uma boa empresa pra se desenvolver profissionalmente, com bons profissionais e ambiente.

Gerente

Prós: Ambiente agradável, flexibilidade para aplicar tecnologias novas, projetos de diferentes segmentos, fácil acesso a diretoria.

Contras: Falta de processo, não tem muito foco em pessoas.

Aprenda mas sofra um pouquinho

Estagiário de Desenvolvimento

Prós: Cultura da empresa é muito boa, trabalham com bastante coisa atual e bacana, liberdade dos funcionários e qualidade de vida bacanas também. Uhuu! Ir de shorts! \O/

Contras: Não valoriza tanto os funcionários, o salário não é alto e tem poucos benefícios.

Eguru