Como é trabalhar na Editora Positivo?

Melhorias na gestão de pessoas, seria o foco principal.

Prós: Temos descontos em escolas do grupo, na compra de alguns livros, etc. Salários compatíveis com o mercado.

Contras: Não temos muitos benefícios e o pouco que temos, somos amplamente descontados. Não há preocupação com a ergonomia dos empregados, que ficam no mínimo, 8 horas e meia sentados numa cadeira de péssima qualidade. Nosso RH não se preocupa em divulgar estratégias de plano de carreira, fazemos nosso trabalho, mas não sabemos onde podemos chegar através de um bom desempenho. Nenhum gestor pergunta aos empregados o que pode ser melhorado, não há trocas, apenas a hierarquia vertical permanece. Nós mal conhecemos o diretor geral e nem conhecemos o dono da empresa... Sobrecarga de trabalho para quase todos os departamentos da empresa. Tem pessoas ganhando salários altíssimos e que passam o dia sem nada para fazer, não tem nenhum serviço, porque o setor que esta trabalha, tem serviços periódicos, mas que mesmo assim, não justifica o salário dos contratados.

Conselhos para presidência: Esteja mais face a face com as pessoas que FAZEM a sua empresa, o autor, o editor, o analista.. Cada um tem algo para acrescentar que pode sim, servir de melhoria, pode ajudar na economia da empresa. Valha-se da experiência do "chão de fábrica", ela não está em livros, ou salas de charuto. Uma empresa e feita de pessoas, lembre-se disso!

Muito potencial, porém desperdiçado

Assessor PedagógicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Salário alto, bons ambientes de trabalho, fácil acesso, comida do refeitório muito boa, descontos.

Contras: Muitos descontos na folha, poucos benefícios para uma empresa tão grande, liderança incompetente, extrema burocracia.

Conselhos para presidência: Implementar a meritocracia, a maior parte da liderança não tem a mínima condição de estar ocupando cargos tão importantes, além de mal saber o que estão fazendo, usam os funcionários diretamente subordinados para fazer o que eles deveriam cumprir. Pressionam as pessoas e atrapalham muito o serviço e o rendimento. O Positivo tem essa cultura do rendimento a qualquer custo, que eles passam nas escolas também. Muito prejudicial, o excesso de conservadorismo trava as pessoas e a produção em geral. Os computadores, além da péssima qualidade, são tão bloqueados que até páginas da própria empresa às vezes não abrem, sem contar que fiquei quase 30 dias sentada esperando preencherem mil formulários para que o meu chegasse (eu passava o dia inteiro sentada lendo, pois não é permitido fazer mais nada, o planejamento das tarefas é inexistente e tudo é complexo e demorado). Saí de lá muito infeliz, não recomendo.

Muita coisa para melhorar

Revisor de TextosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa possui bom benefício para as mães. Há desconto para funcionários estudarem, no entanto esse desconto poderia ser maior. Empresa paga em dia e o sistema de banco de horas é muito eficiente.

Contras: Muitos caciques para poucos índios. Gestores não conhecem seus funcionários, valorizando-os mais por empatia e amizade. Empresa poderia investir mais no crescimento do funcionário. Em algumas equipes o clima é terrível, problemas de relacionamento são gritantes na empresa. A editora perde ótimos talentos e não se preocupa em investigar o motivo. Falta uma gestão mais moderna e que pense como CNPJ, sem rusgas pessoais.

Não recomendo

Assistente EditorialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa sólida e possibilidade de estabilidade. A infraestrutura é boa e a empresa oferece estacionamento próprio, o que é bastante vantajoso.

Contras: Liderança incompetente, picuinhas infantis, excesso de soberba dos superiores e ausência de plano de carreira. Os funcionários são tratados com frieza.

Conselhos para presidência: Capacitem os gestores a lidarem com os funcionários e tracem planos de carreira.

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons benefícios, salários na média do mercado, ambiente de trabalho agradável

Contras: Falta de oportunidade para crescimento

Ambiente para crescimento profissional com excesso de trabalho

Assessor Pedagógico Sênior

Prós: Remuneração alta, incentivo à formação pessoal, metas claras e objetivas

Contras: Cultura da meta do impossível (embora claras, elas garantem uma sobrecarga de trabalho), ambiente insalubre.

Avaliação

Analista Administrativo de Contratos

Prós: Horário flexível, plano de saúde, vale-creche

Contras: RH pouco atuante, refeitório insatisfatório, não tem plano de carreira

Bom, mas poderia ser muito melhor.

DiagramadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Os benefícios estão dentro do esperado. O ambiente é limpo, claro e adequado a produção editorial. Horário adequado e flexível.

Contras: Computadores de baixa qualidade, refeitório precisa ser reformulado, rh precisa ser mais incisivo nas relações interpessoais entre os colegas de trabalho. Morosidade na realização das atividades do dia a dia. Total falta de feedback do gestor para com o colaborador. Poucas chances de promoção. Salário poderia ser melhor pelo tamanho da empresa, mas ainda é a que melhor paga dentre as outras em Curitiba.

Desorganizado e expandido conforme dá

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Apenas o refeitório. Há um ambiente incrivelmente ruim. Pessoas fazendo exames cardiológicos, de pressão, tomando chá de camomila durante expediente, é inacreditável na verdade, só estando aqui para ver.

Contras: Desorganização geral de coordenadores, gestores e todo o nível superior de comando. Muitas trocas de cargos de interesse e no grupo existem pessoas privilegiadas que precisam ser atendidas de imediatos e com projetos que nem podem ser chamados de projetos pois mal é descrito a necessidade e logo perguntam quando é que fica pronto. Ao passar a data o projeto é forçado para terminar em 10 dias. Outro ponto é que a área joga responsabilidade para a TI. Existe um problema negocial, chama a TI que eles resolvem e é problema deles. Apesar de resolver, a TI é desvalorizada, aliás, existem umas 4 ou 5 TI's no grupo. Uma puxando o tapete da outra. A rotatividade de funcionários é alta, cerca de 1, 2 anos no máximo por não aguentar esses e outros problemas. a dica é: se quer entrar, peça um salário cujo o qual vai ficar, pois não há chance de evoluir na TI pelo menos.

Conselhos para presidência: Simples: Organização. Investimento em uma TI única e centralizada para todo o grupo. Reestruturar toda a parte de tecnologia e dar tempo necessário sem sufocar para que a área se desenvolva e atenda adequadamente todo o grupo.

Ótima empresa, mas tem muito a melhorar na questão de processos.

Analista de Sistemas Sênior

Prós: O salario é muito bom, localização excelente e o Ambiente (pessoas) é bom, embora o trabalho seja sob grande pressão o tempo todo. A localização também é excelente, próximo de vários bancos, farmácias, restaurantes, etc.

Contras: Não se tem liberdade de trabalho, muitos chefes. As prioridades mudam o tempo todo. Não adianta querer inserir processos, pois no final você acabará tendo que burlá-los por conta de uma demanda (quase sempre da diretoria). As vezes, você se pega apagando incêndios, um atrás do outro.

Conselhos para presidência: Qualificar pessoas. Melhorar processos. E insistir para que estes sejam seguidos. Da alta diretoria até funcionários.

Editora Positivo

Descrição:MÍDIA E COMUNICAÇÃO