Como é trabalhar na Editora Positivo?

Melhorias na gestão de pessoas, seria o foco principal.

Prós: Temos descontos em escolas do grupo, na compra de alguns livros, etc. Salários compatíveis com o mercado.

Contras: Não temos muitos benefícios e o pouco que temos, somos amplamente descontados. Não há preocupação com a ergonomia dos empregados, que ficam no mínimo, 8 horas e meia sentados numa cadeira de péssima qualidade. Nosso RH não se preocupa em divulgar estratégias de plano de carreira, fazemos nosso trabalho, mas não sabemos onde podemos chegar através de um bom desempenho. Nenhum gestor pergunta aos empregados o que pode ser melhorado, não há trocas, apenas a hierarquia vertical permanece. Nós mal conhecemos o diretor geral e nem conhecemos o dono da empresa... Sobrecarga de trabalho para quase todos os departamentos da empresa. Tem pessoas ganhando salários altíssimos e que passam o dia sem nada para fazer, não tem nenhum serviço, porque o setor que esta trabalha, tem serviços periódicos, mas que mesmo assim, não justifica o salário dos contratados.

Conselhos para presidência: Esteja mais face a face com as pessoas que FAZEM a sua empresa, o autor, o editor, o analista.. Cada um tem algo para acrescentar que pode sim, servir de melhoria, pode ajudar na economia da empresa. Valha-se da experiência do "chão de fábrica", ela não está em livros, ou salas de charuto. Uma empresa e feita de pessoas, lembre-se disso!

Muito potencial, porém desperdiçado

Assessor PedagógicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Salário alto, bons ambientes de trabalho, fácil acesso, comida do refeitório muito boa, descontos.

Contras: Muitos descontos na folha, poucos benefícios para uma empresa tão grande, liderança incompetente, extrema burocracia.

Conselhos para presidência: Implementar a meritocracia, a maior parte da liderança não tem a mínima condição de estar ocupando cargos tão importantes, além de mal saber o que estão fazendo, usam os funcionários diretamente subordinados para fazer o que eles deveriam cumprir. Pressionam as pessoas e atrapalham muito o serviço e o rendimento. O Positivo tem essa cultura do rendimento a qualquer custo, que eles passam nas escolas também. Muito prejudicial, o excesso de conservadorismo trava as pessoas e a produção em geral. Os computadores, além da péssima qualidade, são tão bloqueados que até páginas da própria empresa às vezes não abrem, sem contar que fiquei quase 30 dias sentada esperando preencherem mil formulários para que o meu chegasse (eu passava o dia inteiro sentada lendo, pois não é permitido fazer mais nada, o planejamento das tarefas é inexistente e tudo é complexo e demorado). Saí de lá muito infeliz, não recomendo.

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bons benefícios, salários na média do mercado, ambiente de trabalho agradável

Contras: Falta de oportunidade para crescimento

Avaliação

Analista Administrativo de Contratos

Prós: Horário flexível, plano de saúde, vale-creche

Contras: RH pouco atuante, refeitório insatisfatório, não tem plano de carreira

Bom, mas poderia ser muito melhor.

DiagramadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Os benefícios estão dentro do esperado. O ambiente é limpo, claro e adequado a produção editorial. Horário adequado e flexível.

Contras: Computadores de baixa qualidade, refeitório precisa ser reformulado, rh precisa ser mais incisivo nas relações interpessoais entre os colegas de trabalho. Morosidade na realização das atividades do dia a dia. Total falta de feedback do gestor para com o colaborador. Poucas chances de promoção. Salário poderia ser melhor pelo tamanho da empresa, mas ainda é a que melhor paga dentre as outras em Curitiba.

Ótima empresa, mas tem muito a melhorar na questão de processos.

Analista de Sistemas Sênior

Prós: O salario é muito bom, localização excelente e o Ambiente (pessoas) é bom, embora o trabalho seja sob grande pressão o tempo todo. A localização também é excelente, próximo de vários bancos, farmácias, restaurantes, etc.

Contras: Não se tem liberdade de trabalho, muitos chefes. As prioridades mudam o tempo todo. Não adianta querer inserir processos, pois no final você acabará tendo que burlá-los por conta de uma demanda (quase sempre da diretoria). As vezes, você se pega apagando incêndios, um atrás do outro.

Conselhos para presidência: Qualificar pessoas. Melhorar processos. E insistir para que estes sejam seguidos. Da alta diretoria até funcionários.

Ambiente para crescimento profissional com excesso de trabalho

Assessor Pedagógico Sênior

Prós: Remuneração alta, incentivo à formação pessoal, metas claras e objetivas

Contras: Cultura da meta do impossível (embora claras, elas garantem uma sobrecarga de trabalho), ambiente insalubre.

Excelente oportunidade de crescer junto com a empresa.

Consultor Comercial

Prós: Possui um clima organizacional favorável para sugerir mudanças. Os funcionários são respeitados e com um bom salário, rigorosamente pagos em dia.

Contras: A comunicação entre as áreas da empresa ainda é deficitária, por mais que a diretoria se esforce ainda precisa de mais esforço por parte da equipe como um todo.

Conselhos para presidência: É necessário um plano de carreira urgente.

Bom, por pouco tempo

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Remuneração feita regularmente. Ambiente de grande empresa. Possibilidade de trabalhar com materiais de excelencia. Durante o período as atividades foram bastante variadas e foi possível conhecer diversos aspectos do Design.

Contras: Não é dada ampla possibilidade de crescimento para área de Design. Não plano de carreira e fica muito difícil planejar crescimento profissional. O designer tem um caráter de "fazedor" de tarefas e não um agente de mudanças.

Conselhos para presidência: Entender o que cada uma das funções faz e criar um sistema de carreira claro, honesto e consistente

Empresa ótima com alguns pontos negativos

Web Designer

Prós: Ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional, colegas em sintonia com a qualidade dos projetos, salário acima da média e oportunidades de crescimento

Contras: Benefícios ruins e mal distribuído, quando possui. Homens não possuem reembolso para os filhos entre outras desvantagens. Algumas burocracias impedem a realização de um padrão melhor de qualidade dos projetos.

Conselhos para presidência: Igualdade nos benefícios para homens e mulheres. Um pouco menos de burocracia quando o foco é a qualidade dos projetos.

Editora Positivo

Descrição:MÍDIA E COMUNICAÇÃO